30th International Carbohydrate Symposium (sessões em Ciências ULisboa)

Online / Ciências ULisboa
Representação de bolhas
Photo by Kai Dahms on Unsplash

O International Carbohydrate Symposium é o simpósio da International Carbohydrate Organisation (ICO), criada em 1980, que reúne representantes de 33 países, nos quais a investigação em hidratos de carbono tem prestígio nacional e internacional.

Este simpósio é bienal e reúne cientistas da academia e de empresas, jovens investigadores e estudantes. Neste fórum são apresentados os resultados mais recentes e inovadores que cobrem áreas como saúde e doença, cosmética, alimentação, materiais, entre outras.

O próximo simpósio, o 30th International Carbohydrate Symposium cobre as áreas de síntese, glicobiologia, estrutura e análise de carbo-hidratos, polímeros de carbo-hidratos e ciência dos materiais, novos desenvolvimentos em glicociências, carbo-hidratos em medicina e diagnóstico, glicoconjugados e vacinas.

Logótipo do evento

O simpósio será online, mas as sessões de abertura e de encerramento serão presenciais sendo feito um vídeo para apresentação durante o congresso, tendo lugar no anfiteatro C3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a participação de individualidades da Ciência e da Política Científica em Portugal.

Na sessão de abertura serão apresentadas as lições plenárias dos cientistas galardoados com os prémios Roy L Whistler International Award in Carbohydrate Chemistry (Yasuhiro Kajihara, Japão) e ICO Young Researcher Award (David Kracher, Áustria), cuja iniciativa de criação foi da representante portuguesa e atual Presidente da International Carbohydrate Organisation, Amélia Pilar Rauter, sendo atribuídos os referidos prémios.

Título "5th edition ULisses", sobre fotografia do mar

Prazo de apresentação de candidaturas prolongado até 15 de janeiro.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Milan Stehlík (Institute of Statistics, Universidad de Valparaíso, Valparaíso, Chile).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Alessio Boletti (LIP).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por David Mulryne (Queen Mary University of London).

Título "European Strategy Discussion" e mapa estilizado da Europa

O encontro visa promover o diálogo entre investigadores e consolidar ideias para a contribuição nacional - uma oportunidade única para alinhar as prioridades científicas de Portugal com a estratégia europeia, discutir os desafios da área e reforçar a colaboração entre investigadores.

Representação antiga da cidade de Lisboa

A conferência está limitada a 100 participantes - realize já a sua inscrição e reserve o dia na sua agenda.

Sessão com a participação de membros de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de barragem

Concerto pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL) da Associação Coral da Universidade de Lisboa (ACUL), e que integra a iniciativa Música na Universidade de Lisboa.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Logótipo da ULisboa, título/data/local do evento e fotografia de professora e estudantes numa biblioteca

Workshop no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar na ULisboa.

Título do curso e logótipo do CEAUL

Aprenda a organizar e analisar dados com foco na obtenção de soluções orientadas para a resolução de problemas.

Com o Inverno já a deixar a sua marca nos ramos nus das árvores, é tempo também de as ajudarmos a crescer na Primavera que se seguirá!

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do DEGGE: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

Título "Ciências Forenses / Forensic Sciences", sobre mosaico de fotografias alusivas à temática

O curso visa disponibilizar aos profissionais com formação universitária inicial ao nível da licenciatura os conhecimentos básicos e a informação necessária ao eventual futuro ingresso e exercício de funções em áreas Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 05 de fevereiro.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Data e logótipo do Dia Aberto, inseridos em mosaico de atividades de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.