30th International Carbohydrate Symposium (sessões em Ciências ULisboa)

Online / Ciências ULisboa
Representação de bolhas
Photo by Kai Dahms on Unsplash

O International Carbohydrate Symposium é o simpósio da International Carbohydrate Organisation (ICO), criada em 1980, que reúne representantes de 33 países, nos quais a investigação em hidratos de carbono tem prestígio nacional e internacional.

Este simpósio é bienal e reúne cientistas da academia e de empresas, jovens investigadores e estudantes. Neste fórum são apresentados os resultados mais recentes e inovadores que cobrem áreas como saúde e doença, cosmética, alimentação, materiais, entre outras.

O próximo simpósio, o 30th International Carbohydrate Symposium cobre as áreas de síntese, glicobiologia, estrutura e análise de carbo-hidratos, polímeros de carbo-hidratos e ciência dos materiais, novos desenvolvimentos em glicociências, carbo-hidratos em medicina e diagnóstico, glicoconjugados e vacinas.

Logótipo do evento

O simpósio será online, mas as sessões de abertura e de encerramento serão presenciais sendo feito um vídeo para apresentação durante o congresso, tendo lugar no anfiteatro C3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a participação de individualidades da Ciência e da Política Científica em Portugal.

Na sessão de abertura serão apresentadas as lições plenárias dos cientistas galardoados com os prémios Roy L Whistler International Award in Carbohydrate Chemistry (Yasuhiro Kajihara, Japão) e ICO Young Researcher Award (David Kracher, Áustria), cuja iniciativa de criação foi da representante portuguesa e atual Presidente da International Carbohydrate Organisation, Amélia Pilar Rauter, sendo atribuídos os referidos prémios.

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações, agora também no Algarve.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Carlota Andrés  (LIP).

Atividade no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Palestra no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Mathematical Logic Seminar, por Maria Osório Costa (CMAFcIO, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Logótipo do projeto e fotografia de perfil de dois docentes

Inscrições no seminário/observações de aulas até 10 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.