
O Academic Ranking of World Universities (ARWU), comummente conhecido como Ranking de Shanghai, foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pelo Center for World-Class Universities (CWCU), da China, com o objetivo de destacar as 1000 melhores universidades a nível internacional. Desde 2009, é publicado anualmente pela ShanghaiRanking Consultancy.
Em 2025 a Universidade de Lisboa ficou novamente colocada entre as 300 melhores universidades do mundo, posição que ocupa desde 2021.
A classificação avalia mais de 2 500 instituições de ensino superior de todo o mundo e lista as 1 000 melhores, com base em critérios como a qualidade da investigação, prémios Nobel e Medalhas Fields atribuídos a antigos alunos ou docentes, artigos publicados em revistas científicas de referência (Nature e Science), citações de publicações indexadas no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e desempenho académico per capita da Universidade.
A Universidade de Lisboa é ainda a melhor classificada a nível nacional, seguida pela Universidade do Porto e pela Universidade de Aveiro no grupo das 500 melhores do mundo. A Universidade de Coimbra vem a seguir, a Universidade do Minho, a Universidade Nova de Lisboa, e a Universidade da Beira Interior, que marcou a sua estreia no ranking, aumentando para sete o número de instituições portuguesas listadas entre as melhores mil do mundo.
Leia mais sobre este assunto nos media:
-
TVeuropa (15 de agosto 2025) - Universidade de Lisboa é a portuguesa melhor classificada no Ranking Xanghai
-
Uniarea (15 de agosto 2025) - Ranking de Xangai coloca 7 universidades portuguesas entre as melhores do mundo