Informática

Investigadores de CIÊNCIAS distinguidos pelos prémios Arquivo.pt

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim trouxeram mais uma distinção para CIÊNCIAS

ArchiveChain

ArchiveChain preserva a história, dá criptomoedas a quem contribui para o arquivo - e acaba de valer uma menção honrosa dos prémios Arquivo.pt 2025 a dois investigadores do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Bernardo Ferreira, professor de CIÊNCIAS, e Bruno Cotrim, aluno de mestrado de CIÊNCIAS, vão receber a menção honrosa em cerimónia oficial agendada para 11 de julho devido ao desenvolvimento de uma ferramenta que dá maior eficiência ao Arquivo.pt ao mesmo tempo que cria incentivos para quem contribui para o repositório histórico da Internet em Portugal. A distinção foi repartida com Miguel Matos, professor do Instituto Superior Técnico, que também contribuiu para o ArchiveChain.

"Desenvolvemos a primeira blockchain do mundo que usa páginas de um arquivo da Web como combustível interno", sublinha Bernardo Ferreira. Na blockchain, é conhecido o conceito de "mineração" que resulta da cedência de capacidade de processamento e armazenamento de dados em troca de recompensas, que podem ser criptomoedas. Esta lógica foi aplicada pelo ArchiveChain, mas com benefícios ecológicos. Em vez de ceder energia para "mineração", quem quiser contribuir para a preservação da história da Internet em Portugal apenas tem de disponibilizar capacidade de armazenamento para as páginas do Arquivo.pt. Para fechar o ciclo, os voluntários que disponibilizam recursos dos seus computadores recebem, em troca, criptomoedas.

 

 

"Desta forma, criamos uma blockchain mais sustentável que consome capacidade de armazenamento com as páginas do Arquivo.pt", acrescenta Bernardo Ferreira, que é também investigador no laboratório conhecido por LASIGE.  

Além desta menção honrosa, que foi atribuída ao projeto ArchiveChain pela associação DNS.pt, os prémios Arquivo.PT 2025 distinguiram o projeto “Minha Região – O Teu Portal Autárquico” com o primeiro lugar e 10 mil euros. “Memor.pt – Explore a Memória Digital Portuguesa”, projeto desenvolvido por Joaquim Matoso, ficou em segundo lugar, enquanto o terceiro lugar foi atribuído ao projeto “Narrative Monitoring: Análise de teorias conspirativas de subsituição populacional”, que foi criado por Erik Bran Marino, Rafael Prezado, Ana Sofia Ribeiro e Renata Vieira. Por sua vez, o projeto Estudos Arquivados, de Filipe Oliveira João e Paulo Cabrita, recebeu uma menção Honrosa do Aveiro Media Competence Center (AMCC).

Quanto ao ArchiveChain, que tem contributo de dois investigadores de CIÊNCIAS, é o misto de história, eficiência energética, e blockchain que faz a diferença. O projeto recorre a tecnologia blockchain, que é conhecida por suportar criptomoedas e serviços de processamento de dados descentralizados, mas foi trabalhada no ArchiveChain para ser “1000 vezes mais eficiente, em termos energéticos, do que o Bitcoin”, recordam os mentores desta ferramenta que opera com páginas do serviço Arquivo.pt.

Segundo os criadores, o ArchiveChain “descentraliza o armazenamento, reduz os custos para o Arquivo.pt e recompensa os utilizadores com uma criptomoeda nativa por contribuírem com espaço em disco para arquivar a web, garantindo transparência e acessibilidade”.

Hugo Séneca - DCI CIÊNCIAS
hugoseneca@ciencias.ulisboa.pt
Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pedro Matos Soares, Angelina Bushenkova e Gil Lemos (fundadores da Phair Earth)

A empresa liderada pelo professor Pedro Matos Soares vai combinar modelos climáticos globais, dados locais e Inteligência Artificial para apresentar projeções que indicam efeitos negativos das alterações climáticas.

O professor Federico Herrera e a professora Manuela M. Pereira posam junto ao roll-up da iniciativa

O evento, intitulado “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Inteletuais e desenvolvimentais”, foi organizado pela Associação Pais 21, em colaboração com dois professores da Faculdade de Ciências da ULisboa (CIÊNCIAS), Manuela Pereira e Federico Herrera.

Painel de participantes na conferência

Decorreu entre 3 e 6 de junho de 2025, em Nice, o congresso internacional “One Ocean Science Congress” (OOS2025), um Evento Especial dedicado à Ciência da terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (

Sara Magalhães é professora de CIÊNCIAS

Sara Magalhães, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais na (CE3C), vai assumir a presidência da ESEB até 2029

Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos distinguem investigadores de CIÊNCIAS

O Pavilhão de Portugal acolheu a 25 de junho a Cerimónia de Entrega da edição de 2025 dos Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, nos quais foram distinguidos um total de 10 investigadores da Faculdade de Ci

Páginas