Opinião

FCULresta, um ano depois

pessoas a acenar na FCULresta

A plantação da FCULresta decorreu na primeira semana de março de 2021

DCI Ciências ULisboa

Há um ciclo solar transformámos um relvado de 315 m2 no que pretende ser uma minifloresta densa e biodiversa. O que podemos observar passado o primeiro ano? Haverá motivos para celebrar a FCULresta?

Em março de 2021, 150 estudantes apoiados por 23 entidades parceiras, reciclaram manualmente 15 m3 de relva, adicionaram 30 m3 de composto, reutilizaram 300 sacos de micélio de cogumelo, plantaram 677 plantas de 46 espécies diferentes e lançaram algumas dezenas de bombas de sementes ao solo. Passado um ano, os primeiros resultados mostram uma taxa de sobrevivência média de 81% das plantas, a atração crescente da biodiversidade ao local e diversos serviços de aprovisionamento, suporte, regulação e de recreio providenciados pelo recém-criado ecossistema FCULresta.

quatro imagens da FCULresta
Quatro momentos captados no espaço onde foi plantada a FCULresta: antes, durante, depois e seis meses após a plantação
Fonte FCULresta

A importância escondida do processo e das redes!

Antes da plantação houve um processo de “gestação” de nove meses que, apesar de invisível, importa salientar dada a sua importância sobretudo para o futuro da FCULresta. Nessa fase de preparação, investimos sobretudo na criação da rede invisível de pessoas e entidades que vieram a dar origem ao que é hoje a FCULresta. As redes sobrepõem-se, mas podem ser vistas na perspetiva do seu principal contributo:

  • Institucional - a origem do projeto está associado ao projeto europeu 1Planet4All, coordenado em Portugal pela VIDA, que lançou o desafio para concretizarmos um projeto com jovens que contribuísse para a ação climática; desde o primeiro momento, a Ciências ULisboa, mesmo em contexto de incerteza pandémica e de confinamento, abraçou o projeto e integrou-o no seu Laboratório Vivo para a Sustentabilidade;
  • Prático - as redes de estudantes (HortaFCUL, AEFCUL, NEBFCUL, AmbientalISTAEFCT e GasNOVA) que mobilizaram 150 jovens a envolverem-se, participarem nas ações da capacitação e, no pior período da pandemia (2.ª vaga), decidiram que era possível cuidar da saúde do planeta sem descurar a saúde humana e implementaram o projeto durante uma semana; desde então têm estado envolvidos noutras ações de regeneração do território;
  • Logístico - as entidades que se associaram à FCULresta e disponibilizaram os recursos materiais para que esta se realizasse, desde o transporte dos materiais assegurado pela CMLisboa, ao composto que resulta dos resíduos orgânicos regionais processados e cedido pela ValorSul, aos resíduos da Nãm, que transforma borras de café em deliciosos cogumelos cujos resíduos podem ser transformados em florestas, a todas as plantas autóctones doadas por viveiros com fantásticos trabalhadores do ICNF, Marca-ADL, Sigmetum;
  • Científico - o conselho científico da FCULresta que tem tentado trazer as várias áreas e saberes da Ciências ULisboa para o projeto, criando oportunidades de reflexão e potenciando sinergias com outros projetos como o +Biodiversidade@Ciencias, UrbanLab, o SmartCampus e o PermaLab;
  • Técnico - as entidades privadas que apoiaram com tecnologias inovadoras que nos permitem melhorar o solo da FCULresta, no caso da Soilvitae, ou monitorizar em tempo real a sua humidade e temperatura através dos sensores da 2adapt;
  • Comunicação - as entidades que têm garantido a importante comunicação do projeto, direcionada para a comunidade interna e público em geral, como a Direção de Comunicação e Imagem da Ciências ULisboa, as comunidades científicas através do cE3c e da SPECO, e comunidades de prática como a Caravana Agroecológica.

esquema do processo de implementação da FCULresta
Esquema exemplificativo do processo que apoia a implementação da FCULresta. Metáfora relativa à importância do solo para o desenvolvimento de uma floresta - como as pessoas e instituições estão para a FCULresta
Fonte FCULresta

Sabemos que o solo, apesar de pouco valorizado, é a matriz que suporta a vida de um ecossistema. O que será o “solo” da FCULresta? Quando visitamos o resultado da plantação é normal não pensarmos nestas redes invisíveis que a fizeram acontecer e que criaram espaço e oportunidades para importantes processos emergirem e permitirem a inovação. No entanto, agora que se celebra um ano, importa refletir sobre a importância do investimento tipicamente de longo prazo em redes, que sabemos, complexifica o processo, mas que possivelmente tornam a FCULresta única. Sabemos que a sua implementação com muito menos pessoas seria mais simples e rápida, mas o resultado seria o mesmo?

FCULresta no período recorde de seca

Uma das propostas é passarmos de um relvado que necessita de alguma manutenção, fertilização e rega para um espaço de baixa manutenção e autossuficiente. Em particular no que diz respeito às necessidades hídricas, isto é, após dois verões da plantação, queremos desligar definitivamente o sistema de rega, poupando à faculdade cerca de 174 m3/ano. Para isso, temos vindo a monitorizar em tempo real a disponibilidade hídrica do solo para percebermos o seu comportamento ao longo do ano, após uma chuvada ou rega de forma a apoiarmos as nossas decisões sobre quando e quanto regar.

Desde a plantação em março, até julho de 2021, mantivemos o solo húmido (linhas azuis, em cima), com regas curtas mas muito frequentes (barras azuis - em baixo). Em agosto decidimos não regar, não só para evitar a propagação de fungos patogénicos, mas sobretudo porque estamos a criar uma floresta mediterrânica que se caracteriza precisamente por uma flora e fauna adaptada a verões quentes e secos. Em setembro e outubro voltámos a regar apenas três vezes. Observando a evolução do potencial hídrico do solo, apesar de não haver replicado, pode-se constatar que há um eventual efeito do swalle na distribuição da humidade no solo (o solo a montante é sempre mais seco que na vala/swalle e a jusante desta) e que os primeiros meses de inverno do ano de 2022 seguem o padrão observado em agosto de 2021, apesar da temperatura do solo (amarelo) ser muito menor. Ou seja, refletem a seca meteorológica que se iniciou em todo o território português em novembro de 2021 e se tem agravado significativamente.

graficos de monotorização do solo e irrigação
Gráfico de cima mostra o registo dos 12 meses após plantação da temperatura do solo (amarelo) e do seu potencial hídrico a montante (cinzento), na vala (azul claro) e a jusante (azul escuro) dos swalles (quanto mais próximo de “0”, mais húmido o solo). No gráfico de baixo o número de vezes que foi regado (barras azuis) e a quantidade de água utilizada
Fonte FCULresta

Os primeiros resultados da monitorização das plantas

Todas as 677 plantas de 46 espécies diferentes foram georreferenciadas e alguns dos seus atributos foram medidos passados um e seis meses. Os primeiros resultados indicam que, após o primeiro verão, a taxa de sobrevivência média foi de 81% e se, para a maioria das espécies a sobrevivência foi total (100%), as que tiveram menos sucesso foram o tomilho (40%), a madressilva (46%), o codesso (50%), o rosmaninho (54%), o azereiro (64%) e as duas urzes (57 a 67%). Analisando estes resultados, a densidade de plantação extrema proposta pelo método Miyawaki ainda não parece indicar efeitos negativos da competição.

Tão interessante como a sobrevivência é o crescimento das plantas representado na figura seguinte. A figura mostra a altura média no momento da plantação (1.º mês) e passados os primeiros seis meses. É interessante observar que as plantas das espécies dos estratos herbáceo e arbustivo apresentam taxas de crescimento superiores em comparação com as plantas do estrato arbóreo como os carvalhos, sobreiros, freixos, salgueiros, zelha ou azereiro. Estes resultados, para alguns contraintuitivos pois esperariam que as espécies mais altas crescessem mais, refletem um padrão natural observado nas primeiras fases da sucessão ecológica onde as plantas de estratos mais baixos sobressaem, para mais tarde serem sucedidos pelos estratos mais altos. O que geralmente acontece é que plantas com ciclos de vida mais longo apostam inicialmente na raiz e outros órgãos de reserva subterrâneos, e só depois na parte aérea.

graficos
Valores médios das medições das alturas das 677 plantas da FCULresta organizadas por estratos. Gráfico da esquerda com as medições no 1.º mês e 6.º mês após a plantação. Gráfico da direita as respetivas taxas de crescimento
Fonte FCULresta

A biodiversidade emergente

A biodiversidade é o suporte de todos os serviços de ecossistema, pelo que esperávamos que a FCULresta fosse capaz de atrair um conjunto de espécies.

gráfico
Número de espécies observadas por cidadãos voluntários, por grupo taxonómico
Fonte FCULresta

Neste primeiro ano, graças ao projeto +Biodiversidade@Ciencias foram identificadas 91 espécies diferentes de fauna e flora, desde o rabirruivo-preto à lagartixa-verde, do morcego-anão ao fungo bufa-de-velha, para destacar apenas alguns. No entanto, o grupo que se destaca é o dos insetos, com 70% das espécies observadas, seguido das plantas (17%) e dos moluscos (5%). A evidência recolhida tem sido uma surpresa e no futuro poderemos comparar a FCULresta com relvados adjacentes comparáveis para percebermos a real mais valia para a biodiversidade urbana de uma minifloresta densa. Os resultados estão constantemente a ser atualizados e podem ser vistos nesta ligação.

Importa refletir sobre a importância dos projetos de ciência cidadã que, neste caso, têm sido bastante complementares, por vezes surpreendentes, para além do estímulo ao envolvimento da comunidade. Para além disso, o benefício é mútuo, ou seja, esta parceria com a FCULresta já contribui com 91 espécies das 896 espécies identificadas no campus da Ciências ULisboa pelo iNaturalist. Em números redondos, a FCULresta ocupa 0,02% da área abrangida pelo projeto e contribui com 10% da biodiversidade identificada.

Os serviços potenciais da FCULresta

A transformação do relvado na FCULresta, para além de pretender reduzir custos de manutenção e irrigação, pretende potenciar os chamados serviços de ecossistema do espaço verde. Será que após um ano da plantação a FCULresta já providencia serviços nas quatro tipologias: suporte, aprovisionamento, regulação e recreio?

Serviços de aprovisionamento

Estes serviços dizem respeito a bens ou produtos provenientes do ecossistema. A FCULresta, apesar de não ter sido pensada para cumprir este objetivo, tem produzido alguns bens, sendo que podemos realçar em particular os resultados das “bombas de sementes”.

A técnica das “bombas de sementes” foi utilizada para trazer espécies de ciclo anual à FCULresta. Consistem em bolas de argila e composto misturadas com um mix de variedades de plantas biológicas produzidas pelos voluntários durante a semana e lançadas no último dia. Durante os primeiros meses germinaram, desenvolveram e criaram um manto de cores e cheiros, que explica a observação de tantos insetos, e produziram diversas hortícolas como nabiças, couves, girassóis e nabos. Alguns destes produtos foram aproveitados espontaneamente por diversos transeuntes que por lá passaram.

quatro imagens do processo
Bombas de sementes utilizadas na FCULresta: produção das bombas de sementes durante a semana de plantação; uma bola de sementes a germinar após três semanas da plantação; um tufo de plantas originadas por uma bomba de sementes após três meses; um nabo que cresceu de uma das sementes, que floriu e já deu mais sementes
Fonte FCULresta

Em tempos de “guerra” fica o convite à humanidade de substituir as bombas tradicionais de grande eficácia destrutiva e produtividade em número de mortes, por bombas que geram e sustentam a vida.

Serviços de suporte e regulação

Os serviços de suporte são tipicamente processos naturais necessários para a produção e manutenção de todos os outros serviços, como por exemplo, o sequestro de carbono, formação de solo ou criação de condições de berçário para a biodiversidade. Tendo em conta o elevado número de espécies que colonizaram a FCULresta durante o primeiro ano, estes serviços parecem estar em funcionamento.

Os serviços de regulação geram benefícios que se obtêm da regulação e controlo do ecossistema sobre os processos naturais como a melhoria da qualidade do ar, do microclima, o armazenamento e filtragem de água pluvial, a prevenção da erosão ou a regulação do clima por via do sequestro de carbono. A FCULresta foi planeada para ser o mais resiliente possível a dois fenómenos extremos e opostos em relação à água: escassez (seca) e excesso (inundação). Em relação à seca, contribui o aporte de matéria orgânica sobretudo no solo, funcionando para captar e armazenar o orvalho na “esponja orgânica", evitando a sua evaporação devido à cobertura permanente. Por outro lado, precisamente nos períodos de maior calor, as árvores e as suas raízes funcionarão como bombas de água, trazendo-a de zonas mais profundas do solo, para as zonas superficiais e para o ar, através da evapotranspiração.

No extremo oposto estão os fenómenos de precipitação intensa. Apesar dos cenários climáticos destes fenómenos em Lisboa não terem uma tendência clara de aumento, podemos ter como referência o pior fenómeno observado desde que há registo (há mais de 100 anos), que é de 119 mm de precipitação em 24 horas. O resultado obtido pelo teste de capacidade de campo, realizado no dia 1 de março de 2022, pode ser visto nas imagens seguintes, tendo sido de 14 940 litros em aproximadamente quatro horas, o que equivale a 47,2 mm por metro quadrado. Tal significa que, mesmo que transformássemos todos os relvados da região em espaços similares, o território estaria adaptado a fenómenos de precipitação extrema cujo período de retorno não chega aos cinco anos.

quatro fotografias ilustrativas da função dos swalles
Fotografias ilustrativas da função dos swalles (vale e combro em curva de nível) de captação e retenção de água de fenómenos de precipitação extrema como forma de regulação do ciclo hídrico: 1.º swalle; charco temporário; último swalle; vista geral.
Fonte FCULresta

No design do espaço, de forma a potenciar o seu serviço de regulação de fenómenos extremos, é muito importante que um elemento seja capaz de desempenhar diversas funções. Neste caso, o charco temporário para além de cumprir a importante função de habitat único das regiões com clima mediterrânico, cria espaço para as pessoas entrarem na FCULresta e serve de bacia de retenção principal aos fenómenos de precipitação extrema.

Serviços de recreio

Esta tipologia refere-se às experiências e benefícios obtidos quando em proximidade com a FCULresta. Não tendo sido devidamente monitorizado no contexto deste projeto, podemos recorrer a proxies para termos uma ideia do seu impacto. Como preparação para a plantação foi criado um ponto no google maps para facilitar as direções. Passado um ano a FCULresta registou 13.873 visitas. Não sendo um indicador direto, reflete a experiência que temos tido dos frequentes encontros com visitantes que lá encontramos.

Outra forma de percebermos o interesse que este projeto suscitou é recorrermos aos dados estatísticos da página dedicada ao projeto, no portal da Ciências ULisboa. Desde a sua criação, a página registou 3.516 visitas únicas.

O elevado interesse pelo projeto foi conseguido sobretudo através de publicações, entrevistas, tese (Wulf, N. 2021 “Time is money and compost brown gold”) e apresentações que se sucederam após a plantação.

Mas o resultado mais surpreendente foi a inspiração que provocou. Destacamos a recém plantada floresta Miyawaki pela URBEM no Parque da Bela Vista, as cinco escolas que contactaram a Faculdade para plantarem florestas nos seus pátios escolares através do clube Ciência Viva e as plantações que estão a decorrer em quatro escolas via 1Planet4All.

grafico das visitas ao site
Número de visitas únicas por mês, ao longo do primeiro ano (2021/2022), à página de internet da FCULresta
Fonte FCULresta

Após um ano de plantação da FCULresta estamos satisfeitos com os resultados alcançados neste pequeno espaço, que antes era pouco produtivo e raramente utilizado, por um projeto que tenta explorar a transversalidade da sua dimensão científica, comunitária e prática. Esperamos que a comunidade da Faculdade tenha o mesmo sentimento e que este seja um pequeno, mas real contributo para a sustentabilidade mundial.

Terminamos com uma dedicatória ao Akira Miywaki que faleceu três meses depois da plantação da FCULresta, pela sua vida dedicada à regeneração do planeta e pelo legado que nos deixa no método com o seu nome, que tem inspirado a plantação de centenas de miniflorestas densas por todo mundo.

Comissão coordenadora e Comissão científica do projeto
Comissão Coordenadora e Comissão Científica do projeto
Fonte FCULresta

António Alexandre, Ana Margarida Vaz, David Avelar, Margarida Santos-Reis, Jorge Maia Alves, Otília Correia, Rui Rebelo, Cristina Cruz, Pedro Pinho, Cristina Catita e Tiago Marques
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Estepe na Patagónia Argentina

O pastoreio é uma das atividades que mais área conquistou em todo o mundo, incluindo as mais áridas que, muito embora ocupem mais de 40% do planeta, albergam mais de metade de todo o gado existente nas suas pastagens. Para avaliar o impacto do pastoreio nas regiões áridas (semiáridas e sub-húmidas secas) do planeta, uma equipa internacional com mais de uma centena de investigadores, destaque para Alice Nunes e Melanie Köbel, investigadoras do cE3c Ciências ULisboa, aplicou, pela primeira vez, o mesmo método de análise em 25 países de seis continentes.

rua interior à Alameda da Universidade, na Faculdade de Ciências

A 16 de novembro de 2022 foi instalado um sensor de tubo, na entrada da rua de acesso ao edifício C7 (rua interior à Alameda da Universidade), que permite detetar a passagem de bicicletas e trotinetes. Esta instalação insere-se na atividade do projeto europeu Tr @ nsnet – Um modelo de Living Lab Universitário para a Transição Ecológica

Campus da Faculdade

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos (CGD) 2022, acontece no próximo dia 28 de novembro, pelas 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa.

grupo de pessoas

Ciências ULisboa coordena projeto europeu Twinning em colaboração com a Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, e a Universidade de Tel Aviv, em Israel, e em parceria com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O objetivo é promover a investigação de excelência e a formação avançada em Bioquímica e Biofísica de Proteínas, com impactos e aplicações em Biomedicina e Biotecnologia.

Ibéria Medeiros

Ibéria Medeiros, professora do Departamento de Informática da Ciências ULisboa, é a protagonista do terceiro vídeo do projeto “Porquês com Ciência”, divulgado no YouTube da Faculdade a 3 de novembro.

estantes com livros e revistas na biblioteca do C4

"September 2022 data-update for 'Updated science-wide author databases of standardized citation indicators'” divulga as bases de dados com os nomes dos cientistas mais citados a nível mundial em 2021 e ao longo da carreira. Estas bases de dados publicadas recentemente pela Elsevier têm o contributo de John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, na Califórnia.

A Faculdade presta homenagem a Carlos Sousa Reis, antigo professor da Ciências ULisboa nos domínios da Ecologia Marinha, Recursos Vivos Marinhos, Pescas e Ordenamento do Litoral.

grande auditório no evento de 2021

“Este é um momento de celebração da qualidade da investigação e da inovação desenvolvidas na Ciências ULisboa, a ocasião ideal para a partilha de conhecimento e para o estabelecimento de colaborações", diz Margarida Santos-Reis, subdiretora da Ciências ULisboa para a área da investigação, a propósito do Dia da Investigação.

José Rebordão, Luís Carriço e Manuel Silva assinam o protocolo

A Faculdade e a FCiências.ID assinaram um protocolo de cooperação com a Cercal Power, uma sociedade da Aquila Clean Energy, a plataforma de energia renovável da Aquila Capital na Europa, dedicada ao desenvolvimento, construção e exploração da central fotovoltaica do Cercal, em Santiago do Cacém.

Imagem de um cérebro em fundo digital

"A linha de investigação em Filosofia da Inteligência Artificial e da Computação surgiu pela primeira vez em Portugal na Ciências ULisboa, nomeadamente, no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), com o intuito de contribuir para um debate que interessa à sociedade no seu todo", escrevem João L. Cordovil e Paulo Castro, investigadores do CFCUL Ciências ULisboa.

logotipo do projeto

O Gabinete de Apoio Psicológico (GAPsi) da Ciências ULisboa partilhou o primeiro episódio do podcast “Chá do Dia”, no passado dia 19 de setembro. O quinto episódio deste projeto inovador já está disponível na plataforma Spotify.

Estúdio da FCCN

João Telhada é um dos protagonistas do projeto "Porquês com Ciência", nomeadamente no vídeo “É seguro pagar online com cartão VISA?”, disponível no canal YouTube da Faculdade. Para o professor do DEIO Ciências ULisboa, “a cultura científica é um aspeto essencial no progresso e desenvolvimento de um país”.

grupo de pessoas

Tom Henfrey, Giuseppe Feola, Gil Penha-Lopes, Filka Sekulova e Ana Margarida Esteves publicam na Sustainable Development, no âmbito de relatório da rede ECOLISE, da qual Ciências ULisboa faz parte.

A Faculdade presta homenagem a Henrique Manuel da Costa Guimarães, antigo aluno e professor da ULisboa, especialista em investigação sobre o ensino da Matemática.

Estátua de Alfred Nobel com flores por detrás

Os seis Prémios Nobel 2022 são anunciados entre 3 e 10 de outubro. A poucos dias de conhecer as personalidades que serão distinguidas este ano, recordamos os laureados em 2021, com a ajuda de professores e cientistas da Faculdade. Entre na breve e conheça os laureados da Fisiologia/Medicina e Física.

 

rapariga com vento no cabelo a ouvir música

"Que poder é este da música? Ela tem mesmo uma ligação com as emoções? Apesar de existirem posições contraditórias, a literatura aponta que a música é capaz de induzir emoções", escreve Marta Esteves, psicóloga no GAPsi Ciências ULisboa.

Sara Magalhães no estúdio da FCCN

Sara Magalhães é professora do Departamento de Biologia Animal da Ciências ULisboa desde 2016 e investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c). “Os ácaros são assim tão feios, porcos e maus?” é o tema apresentado pela professora, que inaugura o projeto “Porquês com Ciência”.

mar

Nos dias 26 e 27 de setembro decorre na Ciências ULisboa o “Fórum Oceano: Atlântico, um bem comum, visões partilhadas franco-portuguesas”, uma iniciativa organizada pela Faculdade e pelo MARE, no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.

“Saúde, Dança e Ciência na qualidade de vida sustentável”

No próximo dia 23 de setembro irá decorrer na Ciências ULisboa um workshop que pretende sensibilizar jovens e adultos para a importância do movimento na saúde e na qualidade de vida sustentável.

livros

Ana Simões, presidente do Departamento de História e Filosofia das Ciências e investigadora no CIUHCT, terminou o seu mandato como vice-presidente da European Society for the History of Science no dia 10 de setembro, concluindo seis anos de envolvimento na direção.

imagem abstrata representativa de termodinamica

"Quando ensinamos temos que ter a preocupação de que os alunos compreendem as matérias da melhor forma possível, e essa é a minha forma de ensinar, que procurei refletir neste livro”, diz Patrícia Faísca, professora do DF Ciências ULisboa e autora do novo livro sobre Termodinâmica, publicado na editora CRC Press.

logotipo da iniciativa

“Porquês com Ciência” é o novo projeto de divulgação científica da Direção de Comunicação e Imagem da Faculdade e arranca no início deste ano letivo. Cinco vídeos serão lançados no YouTube até ao final de 2022 e têm como personagens principais João Telhada, Ibéria Medeiros, Marta Panão, Maria Manuel Torres e Sara Magalhães. As temáticas em foco estão relacionadas com as Bolsas de Palestras.

grupo de investigadores

O projeto LIFE PREDATOR, aprovado no âmbito do Programa LIFE, vai arrancar no próximo mês de outubro. Da equipa de trabalho europeia fazem parte sete professores e investigadores de três unidades de investigação da Faculdade, que vão colaborar no estudo e combate da espécie invasora peixe-gato europeu.

Alunos e professores

Portugal conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na 15.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra (IESO 2022). Esta foi a melhor participação de sempre de Portugal nestas provas internacionais.

Jovens na praia

Crónica sobre o Roteiro Entremarés da autoria do professor Carlos Duarte. Esta é a segunda aplicação que resulta da colaboração entre o Departamento de Informática da Ciências ULisboa e o Instituto de Educação da ULisboa, depois da publicação em 2017 da aplicação Roteiro dos Descobrimentos.

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