Agentes Digitais

Evaristo.ai estreia chatbots com heterónimos e faz história na Inteligência Artificial que fala Português

Evaristo.ai é um agente digital que tem por inspiração uma personagem do Pátio das Cantigas

Evaristo.ai tem por inspiração uma personagem do filme “Pátio das Cantigas”, mas é também o nome do novo agente digital que acaba de ser lançado pelos laboratórios de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) com o objetivo de voltar a fazer história na língua portuguesa.

Segundo os investigadores do NLX - Grupo de Fala e Linguagem Natural, este novo legítimo detentor do título de chatbot é o primeiro a permitir o uso e a escolha de vários modelos de Inteligência Artificial (IA) para interpretar e dar respostas em português com diferentes heterónimos. O acesso ao Evaristo.ai é grátis e, para já, recorre a seis modelos de IA, mas as questões formuladas pelos internautas deverão ter em conta as datas em que cada um dos modelos foi treinado e os diferentes níveis de aptidão.

“Estamos a promover a democratização destas tecnologias. Não se trata apenas de chegar a mais utilizadores, mas sim de ter mais fornecedores de ferramentas de Inteligência Artificial generativa. Além disso, Evaristo.ai mostra que é possível criar sistemas de IA aberta (que todos podem usar)”, responde António Branco, professor de CIÊNCIAS e responsável do NLX - Grupo de Fala e Linguagem Natural.

O Evaristo.ai é um chatbot que interpreta e responde a perguntas redigidas em linguagem humana, mas conta com outras funcionalidades que vão além desta aptidão conversadora, recorda António Branco. Resumos, traduções, paráfrases que permitem mudar estilo e tom dado aos textos, receitas de culinária, redação de textos com os mais variados propósitos, letras de música ou poesia figuram na lista de capacidades deste novo serviço que opera sob a lógica da IA aberta, que elimina barreiras ao uso e à partilha de tecnologias .

“É um chatbot, mas está organizado para ser uma ferramenta de literacia tecnológica, porque refere as datas dos dados usados no treino dos modelos de IA e os diferentes níveis de aptidão para processar e recolher informação. Esses dados nem sempre são revelados pelos operadores comerciais (que já fornecem modelos de IA)”, refere António Branco. Nem todos os modelos usados pelo Evaristo.ai permitem obter as respostas mais atuais, porque foram treinados com dados anteriores a 2023. E por isso o Evaristo.ai avisa logo no próprio endereço que pode produzir erros factuais. Ainda assim, os utilizadores que fazem questão podem usar “dois dos modelos disponibilizados pelo Evaristo.ai que permitem recorrer a extensões que fazem pesquisas diretamente na Internet antes de responder”.

Evaristo.ai está apto a conversar com internautas e apresentar soluções para diferentes problemas

Neste momento de arranque, a “inteligência” do Evaristo.ai vai sendo alimentada por seis modelos de IA (ou Grandes Modelos de Linguagem). São eles o Gervásio 8B PTPT, que foi criado enquanto pioneiro da lusofonia por CIÊNCIAS e foi treinado com dados anteriores a dezembro de 2023; o Llama 3.3 70B Instruct que foi produzido pelo grupo Meta (que tem Facebook e Instagram) com dados anteriores a dezembro de 2023; o Qwen 3 32B que é proveniente do grupo chinês Alibaba e que não refere a data dos dados de treino; o Mistral Small 24B Instruct, que foi treinado com dados anteriores a outubro de 2023 e provém da Mistral AI, que é hoje a referência comercial na matéria na UE; o Sabiá 7B, que foi produzido pela empresa brasileira Maritaca AI e foi treinado com dados anteriores a junho de 2022; e o DeepSeek Coder 1.3B Instruct, que recorre a dados anteriores a fevereiro de 2023.

Cada modelo tem um indicador de aptidões semânticas, culturais e de civilidade. O Evaristo.ai não faz o rastreio dos utilizadores e está preparado para manter a privacidade, sem fornecimento de dados pessoais a terceiros, recordam os investigadores de CIÊNCIAS.

“Estamos a disponibilizar modelos que são representativos de diferentes dimensões da IA. Disponibilizamos modelos que vêm de Portugal, China, Brasil, França e Estados Unidos; e temos modelos maiores e outros mais pequenos; uns que fazem raciocínio e outros que não fazem; uns que pesquisam na Internet e outros que não pesquisam na Internet”, descreve António Branco.

Com os modelos usados pelo Evaristo.ai, o utilizador pode combinar variantes do Português Europeu e Português do Brasil. Na IA, o poderio computacional mede-se em parâmetros, que são reveladores da capacidade de reter e processar informação. No leque disponibilizado pelo Evaristo.ai, é possível encontrar modelos cuja “inteligência” oscila entre os 1,3 mil milhões a 70 mil milhões de parâmetros.

“No segmento da IA aberta, não há muito mais modelos com mais parâmetros que estes que são usados no Evaristo.ai. Um modelo com um grande número de parâmetros pode exigir servidores muito poderosos… sendo que, com estes modelos, conseguimos um equilíbrio entre os custos que podemos comportar e a qualidade de serviço que estamos a prestar”, acrescenta António Branco.

Além de recorrer a modelos que permitem diferentes abordagens e tratamentos de informação, o Evaristo.ai pode assumir vários heterónimos que determinam o tom, o perfil e a forma de tratamento do serviço chatbot que é, possivelmente, a face mais visível deste estojo de ferramentas de IA. Cada utilizador pode moldar, através de um dos menus disponíveis, o heterónimo que mais se adequa às necessidades e preferências. “Mas esses heterónimos apenas funcionam quando usados pelos utilizadores que os definiram”, conclui António Branco.


Leia mais sobre este assunto nos média

Hugo Séneca - DCI CIÊNCIAS
hugoseneca@ciencias.ulisboa.pt
Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais 

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pedro Matos Soares, Angelina Bushenkova e Gil Lemos (fundadores da Phair Earth)

A empresa liderada pelo professor Pedro Matos Soares vai combinar modelos climáticos globais, dados locais e Inteligência Artificial para apresentar projeções que indicam efeitos negativos das alterações climáticas.

O professor Federico Herrera e a professora Manuela M. Pereira posam junto ao roll-up da iniciativa

O evento, intitulado “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Inteletuais e desenvolvimentais”, foi organizado pela Associação Pais 21, em colaboração com dois professores da Faculdade de Ciências da ULisboa (CIÊNCIAS), Manuela Pereira e Federico Herrera.

Painel de participantes na conferência

Decorreu entre 3 e 6 de junho de 2025, em Nice, o congresso internacional “One Ocean Science Congress” (OOS2025), um Evento Especial dedicado à Ciência da terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (

Páginas