Opinião

Mestrado em Bioquímica e Biomedicina: uma oportunidade de transformação e evolução

Imagens relacionadas com o mestrado em Bioquímica e Biomedicina

Para a comissão de avaliação da A3ES a nova designação  – Mestrado em Bioquímica e Biomedicina – é a que melhor reflete os conteúdos curriculares do programa de estudo

DQB Ciências ULisboa
Cláudio Gomes, Margarida Gama Carvalho e Carlos Cordeiro
Cláudio M. Gomes, Margarida Gama Carvalho e Carlos Cordeiro
Imagem cedida por DQB Ciências ULisboa

A Comissão de Coordenação do Mestrado em Bioquímica apresentou à Agência e Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) uma proposta de reestruturação que consolida o trabalho de renovação que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos, tendo proposto um novo plano de estudos e uma alteração de designação para Mestrado em Bioquímica e Biomedicina.

Foi com grande satisfação que no início de maio de 2022 recebemos o parecer final da comissão de avaliação da A3ES, que não só reconheceu em tom altamente elogioso o percurso realizado, como concordou que a nova designação proposta – Mestrado em Bioquímica e Biomedicina – é a que melhor reflete os conteúdos curriculares do programa de estudos e as áreas de investigação onde o corpo docente desenvolve a sua atividade científica, e que proporcionam aos alunos uma efetiva formação avançada na área.

A nova designação reflete a formação proporcionada aos alunos. A maioria dos alunos optava pela anterior área de especialização em Bioquímica Médica, que, no entanto, não sobressaía na designação do mestrado. A nova designação evidencia esse aspeto da matriz identitária, sendo simultaneamente mais apelativa para os futuros candidatos, dado o interesse crescente nas áreas científicas ligadas à saúde humana, em parte impulsionado pelo valor acrescido que emergiu dessa atividade no contexto da atual pandemia.

Leia a entrevista com Cláudio M. Gomes, Margarida Gama Carvalho e Carlos Cordeiro sobre o mestrado em Bioquímica e Biomedicina.

O Relatório da Comissão de Avaliação Externa indica que “este ciclo de estudos está bem estruturado, com um plano de estudos focado em tópicos emergentes da Bioquímica aplicada à Biomedicina, alicerçado numa inovadora componente de aprendizagem experimental”.

Há importantes mudanças no plano de estudos. Simplificámos o percurso formativo, abolindo áreas de especialidade, mas dando grande liberdade aos alunos para a escolha das optativas que mais lhes interessam e ampla escolha. As componentes obrigatórias do 1.º ano do mestrado ficam concentradas em apenas duas unidades curriculares em cada semestre, uma de carácter experimental e outra que garante uma sólida formação avançada em aspetos moleculares da Estrutura e Função de Proteínas e Biologia Molecular Humana. 

Vimos na acreditação uma oportunidade de transformação e evolução, que nos impeliu a consolidar aspetos que consideramos únicos na formação pós-graduada em Bioquímica e Biomedicina, e dos quais destacamos:

  • Forte interligação à investigação científica e à experiência laboratorial;
  • Formação abrangente e flexível largamente assente num modelo de ensino em formato avançado*;
  • Promoção de dissertações de qualidade com ampla oferta de projetos também em mobilidade**.

 

 

Implementamos no mestrado uma forte interligação à investigação científica e à experiência laboratorial, materializada numa inovadora componente de aprendizagem experimental em contexto de laboratórios de investigação.

Não se trata de rotações entre laboratórios, mas sim do desenvolvimento de projetos integrativos ao longo do semestre, que são realizados de forma articulada nos laboratórios de investigação dos docentes envolvidos. Em cada ano, os temas vão variando e são definidos pela equipa docente em função do trabalho de investigação em curso. Por exemplo, neste semestre os alunos foram desafiados a implementar um projeto que permitisse identificar as alterações do metabolismo que acontecem durante a diferenciação de neurónios humanos, implicando recurso a técnicas avançadas de cultura celular, espectrometria de massa e análise computacional. É também uma excelente oportunidade para os alunos tomarem contacto com a investigação, equipamentos e infraestruturas científicas nacionais disponíveis na faculdade e nas suas unidades de I&D, e que nos permitem desenvolver estes projetos.

campus, salas de aulas e laboratórios
Todos os semestres há um número elevado de alunos Erasmus a frequentar as UC deste mestrado
Imagem cedida por DQB Ciências ULisboa

Os próximos anos serão sem dúvida os de concretização de um processo que iniciámos já há algum tempo, e em que esperamos ver o Mestrado em Bioquímica e Biomedicina emergir como um ciclo de estudos de referência para a área a nível nacional e internacional.

Temos recentemente conseguido alargar a atratividade do nosso curso a alunos provenientes de um conjunto alargado de universidades do norte a sul do país, com formações de 1.º ciclo bastante diversificadas, mas queremos que a nossa procura aumente ainda mais.

Um dos aspetos que iremos trabalhar será a componente de internacionalização. Todos os semestres temos um número elevado de alunos Erasmus a frequentar as nossas UC e gostaríamos de evoluir para a captação de um maior número de alunos internacionais inscritos no mestrado. Por outro lado, esperamos que os excelentes alunos da Faculdade que têm como objetivo prosseguir uma carreira de investigação na área da Biomedicina reconheçam que a qualidade da nossa oferta e o trabalho atento e de constante melhoria pedagógica e científica que tentamos implementar são a justificação para que a escolha do Mestrado em Bioquímica e Biomedicina se sobreponha ao seu natural desejo de ir conhecer outras instituições na transição entre o 1.º e o 2.º ciclo.

* Um mestrado com formação abrangente e flexível largamente assente num modelo de ensino em formato avançado. No mestrado as tradicionais aulas teóricas e teórico-práticas funcionam em bloco integrado combinando seminários de investigação, sessões de trabalho de grupo orientado e discussão de temas e artigos científicos, a par da exposição de conteúdos.  Esta organização, combinada com uma estrutura de horários altamente organizada e eficiente liberta tempo para estudo ou atividades extracurriculares para os alunos.

** Forte promoção de dissertações de qualidade com uma ampla oferta de projetos de dissertação no 2.º ano, criteriosamente organizada pela coordenação do mestrado. Os temas abrangem várias áreas científicas e podem ser desenvolvidos na Faculdade ou em outras universidades e instituições selecionadas para o efeito, em Portugal e no estrangeiro. Implementamos também mecanismos inovadores de incentivo à mobilidade internacional: a elevada internacionalização do corpo docente assegura a possibilidade de realizar parte ou a totalidade da dissertação no estrangeiro em Erasmus+, através de projetos de investigação desenvolvidos em parceria.

Cláudio M. Gomes, Margarida Gama Carvalho e Carlos Cordeiro, Comissão de Coordenação do Mestrado em Bioquímica e Biomedicina Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Pessoas na biblioteca

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) integra o top 10 do estudo “RepScore™ 2025 - Reputação das marcas em Portugal”, na categoria ensino superior, da consultora OnStrategy. “É com enorme orgulho que vemos CIÊNCIAS ser reconhecida entre as instituições de ensino superior com melhor reputação em Portugal. Este resultado reflete o trabalho consistente de toda a comunidade académica, bem como o compromisso contínuo com a excelência, a inovação e a responsabilidade social", refere Celma Padamo, diretora de Comunicação e Imagem da Faculdade.

Ana Cachudo

Ana Cachudo, de 34 anos, natural de Lisboa, é licenciada em Química, pela Faculdade. Este ano letivo, começou a dar aulas de Físico-Química, Física e Química no Colégio Vasco da Gama. Ana Cachudo assistiu à palestra da Faculdade com entusiamo durante o Futura-te, uma atividade do Colégio. Enquanto aluna foi monitora do Dia Aberto. Agora pensa trazer os alunos à Faculdade porque se trata de uma atividade interessante.

Foto do átrio do edifício C3

A Faculdade de Ciências comemorou no dia 29 de abril o seu 114.º aniversário com a celebração do Dia de Ciências. A cerimónia decorreu ao longo da tarde e foi marcada pelo reconhecimento da excelência, reflexão sobre os desafios futuros e pela valorização da comunidade de Ciências.

Cassilda Paz junto ao quadro

Cassilda Paz, de 59 anos, natural de Almancil, em Faro, licenciada em Matemática, nesta faculdade, é professora de Matemática na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, desde 2013. Antes, esteve 20 anos na Escola Artística António Arroio e um ano na Escola Filipa de Lencastre. A sua profissão ajuda a definir gerações.

Fotografias das Professoras Teresa Chambel, Ana Respício, Ana Paula Afonso e Cátia Pesquita

Quatro professoras do Departamento de Informática de CIÊNCIAS assinaram um artigo de opinião para assinalar o Girls in ICT Day.

Sessão da DGES no Dia Aberto de Ciências vai esclarecer tudo sobre o acesso ao ensino superior

No próximo dia 7 de maio, a Faculdade de Ciências abre portas a milhares de estudantes do ensino secundário no Dia Aberto 2025.

José Carvalho Soares

José Carvalho SoaresÉ com profundo pesar que a Faculdade de Ciências comunica o falecimento de José Carvalho Soares, professor aposentado do Departamento de Física, o

O investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), José Ricardo Paula, foi distinguido com u

Tânia Graça veio à Faculdade de Ciências!

A saúde começa no bem-estar — e o bem-estar também passa pela saúde sexual. Foi neste espírito que o projeto Ciências em Harmonia recebeu, na passada terça-feira, 15 de abril de 2025, a sexóloga e comunicadora Tânia Graça, num evento que encheu o Grande Auditório da Faculdade de Ciências.

Desejamos a todos os membros da comunidade da Faculdade de Ciências uma Boa Páscoa junto dos seus familiares e amigos.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

Já estão disponíveis os resultados do processo de avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), realizado por painéis de especialistas internacionais independentes. As avaliações, divulgadas no passado dia 15 de abril, revelam que, de um total de 13 Centros de I&D de CIÊNCIAS, 12 foram classificados como Excelente ou Muito Bom.

O primeiro prémio da 6.ª edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade foi atribuído ao projeto ‘Keyhole Garden - A chave para a fertilidade’. A proposta, redigida pelos guardiões da HortaFCUL em colaboração com Cristina Cruz, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, sugere a criação de hortas-compostores à porta dos bares e cafetarias do campus, como uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos trazidos pelos membros da nossa comunidade académica.

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores.

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu mais de 1500 estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, nos Países Baixos.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Futurália

CIÊNCIAS marcou novamente presença na Futurália, a maior feira nacional dedicada à educação, formação e empregabilidade que vai já na 16ª edição. Foram milhares os visitantes, especialmente estudantes, que estiveram entre 26 e 29 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Professor António Casimiro coordenador científico do curso e Professor Associado do Departamento de Informática de CIÊNCIAS

A sessão de abertura do Cybersecurity Executive Program aconteceu em CIÊNCIAS, no passado dia 27 de março, marcando o arranque da 4ª edição desta formação. O Cybersecurity Executive Program é uma iniciativa conjunta de CIÊNCIAS e da consultora Premivalor Consulting, que se destina a formar e sensibilizar decisores e executivos C-level, de organizações públicas, privadas, civis e do setor militar, para as questões da cibersegurança.

Carlos Corela na entrega do prémio.

A Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) atribuiu ao investigador Carlos Corela o Prémio de Carreira Técnica para a Geofísica. A entrega desta distinção decorreu durante o jantar de confraternização do 13.º Simpósio de Meteorologia e Geofísica, durante o qual o investigador foi homenageado.

Equipa do projeto MIMESIS

A Fundação Ana Mendonça (FAM) anunciou a doação de €25.000,00 ao projeto MIMESIS –Bioadesivos inspirados na natureza para aplicações biomédicas e biotecnológicas, coordenado por Romana Santos, professora da CIÊNCIAS e investigadora no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE ULisboa), nomeadamente no grupo de investigação em bioadesão e biomimética.

Páginas