Semana da Ciência e da Tecnologia

Dia Nacional da Cultura Científica

Participantes satisfeitos com “O que é investigar História da Ciência?” e Tertúlia Vinho com Ciência

Última Revisão —
Amália Martins-Loução e Manuel Heitor
A Cerimónia de Atribuição dos Prémios Ciência Viva 2021 ocorreu no Dia Nacional da Cultura Científica. Maria Amélia Martins-Loução recebeu o Grande Prémio Ciência Viva pelas mãos de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Fonte Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Todas as semanas são boas para dar a conhecer os cientistas e o que investigam, assim como os seus contributos para o avanço do conhecimento, ainda assim há semanas mais especiais que outras. Esta é uma delas.

Esta quarta-feira, por exemplo, celebra-se o Dia Nacional da Cultura Científica, uma data especial, que se comemora há precisamente 25 anos, criada com o intuito de homenagear o divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data e por iniciativa de José Mariano Gago, na época ministro da Ciência.

Hoje, por ocasião desta data especial e da Semana da Ciência e da Tecnologia realiza-se também a Cerimónia de Atribuição dos Prémios Ciência Viva 2021, que premeia uma vez mais uma professora cientista da “casa” com o Grande Prémio Ciência Viva, este ano atribuído a Maria Amélia Martins-Loução. A cerimónia é transmitida em direto pelo canal YouTube.

 

 

A Faculdade adere a este tipo de iniciativa desde sempre. Ontem o dia foi repleto de atividades. Nesta semana e nas restantes do ano não faltam outros exemplos de ações de divulgação, que também cumprem o propósito de promover a cultura científica, como é o caso do Dia da Investigação do Departamento de Física ou do ciclo Conversas finitas no C-infinito.

Átrio C4 com pessoas
“O que é investigar História da Ciência?” teve como finalidade dar a conhecer aos alunos da Faculdade o que se faz no CIUHCT
Fonte ACI Ciências ULisboa

Pedro Rento teve conhecimento do evento “O que é investigar História da Ciência?” através de um amigo. O jovem aluno está a terminar a licenciatura em Física e frequenta agora, também, o mestrado em História e Filosofia das Ciências, por isso decidiu participar no acontecimento. “Gostei bastante. Alguns dos oradores são meus docentes e já conhecia das aulas, mas outros não. Foi muito bom e particularmente interessante para conhecer as aplicações do conhecimento, a interdisciplinaridade existente nestas áreas e a utilidade filosófica e científica de cada área do conhecimento”, diz.

Ana Duarte Rodrigues, coordenadora do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), refere a propósito desta iniciativa, que cada vez há mais pontes com colegas de outras áreas da Faculdade e que o objetivo da iniciativa foi precisamente dar a conhecer junto dos alunos da Faculdade o que se faz nesta unidade de investigação. Pedro Freitas, seu colega e quem teve a ideia do encontro, menciona também que a Semana da Ciência e da Tecnologia é sempre uma boa ocasião para os estudantes terem acesso a outro tipo de conhecimento, diferente daquele que adquirem nas aulas. Por isso no final da sessão ofereceram livros aos alunos presentes.

João Honrado está no último ano de Matemática “pura” e teve conhecimento desta atividade pela rede social Meta. Decidiu comparecer porque está interessado em seguir investigação em História da Matemática e da Ciência. Para este jovem a sessão foi bem organizada, simples e casual. “Fiquei com uma ideia clara do que se faz neste centro e das perspetivas que alguém pode ter ao ingressar nesta carreira”, conclui.

Scritpta manent. O que se escreve, fica, permanece.
Mais Superior divulga Tertúlia Vinho com Ciência

“Neste momento há cada vez mais a preocupação não só de fazer bem, como dar a conhecer o que se faz bem, para que a sociedade também veja e perceba a importância de investir em Ciência”, diz Rui Malhó, um dos oradores da Tertúlia Vinho com Ciência e que nesse dia apresentou de forma muito sucinta alguns dos projetos de investigação em curso na Faculdade e em particular no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI).

Nesta sexta edição, voltaram a ter parceiros científicos e empresarias, nomeadamente o Instituto Dom Luiz, já que o tema em foco este ano foi as alterações climáticas, e a Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, uma das entidades parceiras do Regenerative agricultural approaches to improve ecosystem services in Mediterranean vineyards (Revine), um projeto liderado em Portugal pelos cientistas do BioISI Ciências ULisboa, iniciado em maio deste ano e que faz parte da parceria PRIMA, como anunciado no comunicado de imprensa.

Rui Malhó na Tertúlia
“Neste momento há cada vez mais a preocupação não só de fazer bem, como dar a conhecer o que se faz bem, para que a sociedade também veja e perceba a importância de investir em Ciência”, diz Rui Malhó
Fonte GPS BioISI Ciências ULisboa

Na sua apresentação, Rui Malhó destacou alguns dos estudos mais importantes do BioISi nesta área, como é o caso do artigo sobre genótipos de videira, um dos cinco melhores do Journal of Experimental Botany, dos trabalhos realizados ao nível da fenotipagem e do Smart Farm Colab, entre outros. “Há um projeto muito interessante que tem sido desenvolvido também em parceria com empresas no Tec Labs e com o grupo do professor Rogério Tenreiro e tem tido uma aplicabilidade imediata”, conta acrescentando que se trata de uma colaboração com a Proenol, principal fornecedora de leveduras para fermentação, vinhos, espumantes, a nível nacional e internacional. Rui Malhó menciona ainda que “há uma procura grande no sentido da diminuição da utilização de pesticidas e químicos nos solos e têm sido feitas análises para verificar se isso altera o sabor e o cheiro dos vinhos”, concluindo que cada vez mais se procura diminuir o hiato entre a academia e a indústria.

Gabriela Ricardo foi uma das participantes desta tertúlia, num dia significativo para a sua pessoa. A 23 de novembro terminou a tese no Tec Labs no âmbito do curso de Microbiologia. Foi a primeira vez que participou e teve conhecimento do evento através do Instagram do grupo de investigação Grapevine Pathogen Systems Lab do BioISI Ciências ULisboa, liderado por Andreia Figueiredo. Guilherme Moreira, antigo aluno de licenciatura e de mestrado da Faculdade e atualmente a frequentar o doutoramento em Bioquímica, participou com os colegas e amigos pela terceira vez no acontecimento. “As temáticas abordadas são muito interessantes. Acho importantíssimo não só para ligar a nossa comunidade, mas também pela possibilidade de se abordarem estes temas e outros”, diz.

A Semana da Ciência e da Tecnologia decorre até domingo e continua a procurar atrair a atenção de toda a sociedade para a atividade científica presente nas instituições portuguesas. Esta sexta-feira, Marta Lourenço, diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, conversa sobre o filme "Palimpsest of the Africa Museum", após a sua projeção, e sobre a situação portuguesa dos museus.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Postal da Praia da Conceição-Duquesa, em Cascais, 1930

Num contexto em que as alterações climáticas e a erosão costeira colocam desafios crescentes à gestão do litoral, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com o U.S. Geological Survey, desenvolveu uma metodologia inovadora que transforma postais turísticos e fotografias históricas em dados científicos sobre a evolução costeira.

Luís Leitão posa para a foto em cima da sua BTT e em frente a um rio

Luís Leitão, estudante do Mestrado em Engenharia Física de Ciências, realizou o seu Erasmus na Sorbonne, em Paris, França, no ano letivo de 2024/2025. Contada assim, a sua história poderia ser uma entre tantas outras de alunos que, a bordo do programa europeu, partem em viagem além-fronteiras para enriquecer os seus estudos mergulhando em diferentes culturas.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

No sábado, 24 de maio, CIÊNCIAS acolheu o evento Technovation Girls Portugal que, pelo 4.º ano consecutivo em Portugal foi coordenado pela Happy Code, tendo como missão direcionar as rap

A atividade foi realizada no formato online e promovida pelo Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade.

Em celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, assinalado a 28 de abril, CIÊNCIAS promoveu uma sessão especial de ginástica laboral direcionada aos seus docentes e técnico-administrativos.

Foto de Ana Rita Lopes.

Ana Rita Lopes, investigadora do MARE-ULisboa - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente em CIÊNCIAS, foi uma das quatro cientistas galardoadas com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2024.

Foto da assinatura do protocolo.

A Faculdade de Ciências consolida a sua posição de liderança na investigação científica ambiental com a criação da primeira Cátedra em Sustentabilidade de Ecossistemas Subterrâneos – Loulé. Este compromisso conjunto entre ciência, políticas públicas e responsabilidade ambiental corporativa, representa um investimento de 370 mil euros e foi celebrado no passado dia 23 de maio através de um protocolo entre a Faculdade, a Câmara Municipal de Loulé, a FCiências.ID e a empresa Bondstone.

imagem científica

Ganna Rozhnova, líder do Infectious Disease Dynamics Lab do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), polo da Faculdade, coordena um estudo, publicado na revista Nature Communications, que relata o impacto de uma potencial cura do VIH na dinâmica de transmissão do vírus, utilizando um modelo matemático.

Cientistas a bordo do RV Sarmiento de Gamboa

Catarina Guerreiro, investigadora da Faculdade de Ciências e do projeto CHASE, integrou uma expedição, no âmbito do projeto Ocean ICU, com a missão de avaliar o papel da variabilidade regional no Atlântico Oriental na formação das complexas bombas de carbono do oceano.

Luis Carriço e José Manuel Rebordão

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o investigador José Manuel Rebordão reconhecendo o seu impacto na Comunidade de Ciências 2024, e anunciando a nova designação da sala 01.03.23 da FCiências.ID como Auditório José Manuel Rebordão.

Participantes do BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains

BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains ocorreu no passado dia 14 de maio, no campus da Faculdade.

CIÊNCIAS lança Rotas para a Sustentabilidade para promover sistemas alimentares sustentáveis em 17 municípios

A Faculdade de Ciências dá início a uma nova fase do projeto GrowLIFE com o lançamento das Rotas para a Sustentabilidade, uma iniciativa que visa fortalecer práticas alimentares sustentáveis e promover cadeias curtas de abastecimento em Portugal.

Rita Eusébio

Rita Eusébio é uma das finalistas de Ciências da competição “Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa” - 3MT ULisboa 2025, que se realiza a 22 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão de Portugal.

Campus da Faculdade

O Dia Mundial da Reciclagem celebra-se a 17 de maio, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para relembrar a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos. Na Faculdade de Ciências acreditamos que cada ação conta. A reciclagem é mais que um hábito, é um compromisso com o futuro. É a prova de que pequenas escolhas, ajudam a transformar o presente num futuro mais sustentável.

Pessoas posam para fotografia

O 1.º Workshop de Investigação na RAEGE Açores ocorreu entre 8 e 11 de maio de 2025 nas instalações da RAEGE na ilha de Santa Maria.

Foto de Manuel Abreu a receber a Menção Honrosa.

O projeto ESPRESSO recebeu uma menção honrosa do Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais 2025. A participação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) no projeto ESPRESSO, através de equipas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, recebeu a única menção honrosa do Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais da Agência Espacial Portuguesa (PT Space).

João Duarte assume presidência de divisão da União Europeia de Geociências.

João C. Duarte, coordenador do Doutoramento em Geologia da Faculdade de Ciências e investigador no Instituto Dom Luiz, foi nomeado Presidente da Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural da União Europeia de Geociências (EGU).

Foto de José Mariano Gago

A Faculdade de Ciências reconhece e celebra a excelência dos nossos cientistas que inspiram e impulsionam o avanço contínuo da ciência, conhecimento e inovação.

Tartaruga no oceano

Acaba de ser publicado na revista npj Ocean Sustainability do grupo Nature um artigo liderado por Catarina Frazão Santos, professora da Ciências, que estabelece um novo rumo para a proteção dos oceanos.

Joel Laia

Entrevista com Joel Laia, um dos finalistas de Ciências da competição “Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa” - 3MT ULisboa 2025, que se realiza a 22 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão de Portugal. O jovem frequenta o programa de doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução.

árvores caídas na Alameda da Universidade

Reflexão sobre o desenho urbano e o planeamento do espaço público: áreas verdes saudáveis requerem complexidade ecológica, e não apenas árvores espalhadas como ornamentos urbanos. Artigo da autoria de António Vaz Pato e David Avelar, guardiões da HortaFCUL

Rita Eusébio e Joel Laia

Esta é já a 3.ª edição que a ULisboa promove e Ciências esteve envolvida desde o início, com estudantes finalistas e premiados em todas as edições.

Atividades do Dia Aberto

A 24.ª edição do Dia Aberto juntou mais de 2500 alunos dos ensinos básico e secundário de cerca de 350 escolas de norte a sul do País e dos Açores. O programa incluiu cerca de 150 atividades. Leia os testemunhos de quem participou no evento e consulte a fotogaleria.

Cecília Rodrigues, Luís Carriço, Conceição Freitas e Luis Ferreira

Conceição Freitas, professora da Faculdade, tomou posse como presidente do Conselho Científico (CC) da CIÊNCIAS, no passado dia 7 de maio, na Reitoria da ULisboa. Este é o segundo mandato de Conceição Freitas como presidente do CC.

Jorge Relvas e Rui Agostinho

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o professor aposentado Rui Agostinho reconhecendo o seu impacto na sociedade 2024. A apresentação da distinção coube a Jorge Relvas, subdiretor da Faculdade. Leia o discurso de agradecimento de Rui Agostinho na notícia.

Pessoas na biblioteca

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) integra o top 10 do estudo “RepScore™ 2025 - Reputação das marcas em Portugal”, na categoria ensino superior, da consultora OnStrategy.

Páginas