Ciências ULisboa parceira do SMART FARM CoLAB

Inovação digital na agricultura

cE3c, BioISI e IDL fundadores do recém-criado laboratório colaborativo

O SMART FARM CoLAB ficará localizado nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, em Torres Vedras

Smart Farm CoLab - melhor sustentabilidade e mais valor acrescentado para a Bioeconomia nacional

José Silvestre

A FCT aprovou recentemente a criação do SMART FARM CoLAB – o Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, com forte impacto na área da Bioeconomia e que contará com vários parceiros, entre eles Ciências ULisboa, através do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) e do Instituto Dom Luiz (IDL).

As atividades do Smart Farm CoLaB irão contribuir para a gestão inteligente de recursos sustentáveis em tempo real, maximizando a eficiência no uso dos recursos essenciais no contexto das alterações climáticas. Deste modo irá contribuir para potenciar o valor acrescentado dos produtos de horticultura, fruticultura e viticultura nacionais, dando um relevante contributo à Bioeconomia nacional.

O Smart Farm CoLab irá ao encontro de parâmetros atuais para sistemas agrícolas adequados às exigências dos consumidores, permitindo uma maior eficiência e competitividade nos sectores de produção.

O SMART FARM CoLAB será uma associação sem fins lucrativos e ficará localizado nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, em Torres Vedras.

“A sustentabilidade de processos e recursos, e em particular dos recursos naturais, carece, como todos sabemos, de uma atenção cada vez mais cuidada, em particular no contexto das alterações climáticas. Enquanto comunidade científica multidisciplinar, Ciências ULisboa está, desde há muito, alerta para estas questões. A criação deste Laboratório Colaborativo para a Agricultura Digital procura contribuir para um tecido produtivo com o menor desperdício de recursos. É por isso com enorme entusiasmo e orgulho que Ciências ULisboa participa neste laboratório colaborativo, cumprindo a sua missão de criar e transmitir conhecimento.”
Direção Ciências ULisboa

ACI Ciências ULisboa, com cE3c, BioISI e IDL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas