2013 Ano Internacional da Estatística

Rosto de Maria Antónia Amaral Turkman
Cedida por Maria Antónia Amaral Turkman

All Knowledge is, in final analysis, history
All sciences are, in the abstract, mathematics
All methods of acquiring knowledge are essentially through statistics.
In Statistics and Truth
,
C.R. Rao, 1989

O Departamento de Estatística e Investigação Operacional (DEIO) da FCUL e o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL) fazem parte das mais de 1400 organizações de 111 países que estão a desenvolver esforços conjuntos em 2013 para promover o Ano Internacional da Estatística (Statistics2013).

Para celebrar o Ano Internacional da Estatística, docentes, alunos e ex-alunos do DEIO-FCUL irão contribuir mensalmente com um artigo publicado no portal da FCUL e divulgado na Newsletter info-FCUL e redes sociais com o objetivo de salientar o importante papel que o DEIO-FCUL tem tido na dinamização da Estatística a nível nacional, bem como o papel fundamental que a Estatística tem no atual mundo da informação, na ciência e na sociedade, em geral.

O texto que se segue contém excertos de um comunicado à imprensa da autoria de Daniel Paulino, presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística e Maria Antónia Amaral Turkman, coordenadora do CEAUL.
Logotipo

Fonte: statistics.2013.org

“O Statistics2013 é uma iniciativa à escala mundial que visa realçar as contribuições do domínio da Estatística para se encontrarem soluções para desafios globais.

Os objetivos desta campanha global de consciencialização são:

1. Ampliar a compreensão pública do poder e impacte da Estatística em todos os aspetos da sociedade;

2. Fortalecer a Estatística como uma carreira profissional, especialmente entre os jovens do ensino secundário e superior.

Os participantes da iniciativa Statistics2013 compreendem sociedades científicas e profissionais nacionais e internacionais, universidades, escolas, empresas, serviços governamentais e institutos de investigação. Estes setores ajudarão milhões de pessoas a compreender o valor da ciência estatística através de encontros, exposições, sessões e atividades de promoção e inserção dirigidas a grupos específicos ou ao público em geral.

Para a generalidade das pessoas, a Estatística é uma ciência invisível. Através desta campanha mundial de consciencialização, ao longo deste ano, pretende-se remover o manto que esconde a Estatística do conhecimento público.

Exemplos do impacte da Estatística abundam na nossa sociedade. A Estatística permite prever o tempo e outras casualidades naturais, fazer funcionar motores de busca na Internet e campanhas publicitárias, descobrir e desenvolver novas drogas e tornar o mundo seguro e sustentável. Ao longo dos últimos dois séculos a Estatística foi indispensável em confirmar muitas das maiores descobertas científicas e inovações da humanidade, tais como a partícula bosão de Higgs e a Revolução Verde na agricultura.
Palavra Estatística escrita em várias línguas
Fonte: statistics.byu.edu

Hoje, a Estatística está a melhorar a qualidade da vida humana nos mais importantes continentes do mundo:

• África — a análise estatística está a reverter o ciclo de pobreza ao melhorar a literacia.

• Ásia — a infraestrutura de transportes está sendo melhorada com base em modelos estatísticos de fluxo humano.

• Austrália — a Estatística foi crucial em descobrir batotices por dopagem durante os vigésimos sétimos Jogos Olímpicos em 2000.

• Europa — a ciência estatística é um instrumento crítico no planear de eficientes sistemas de reciclagem.

• América do Norte — a Estatística está a reunir meios que melhoram tratamentos de deficiências cardíacas.

• América do Sul — métodos estatísticos estão ajudando a alimentar o mundo ao identificar novas variedades de cereais em experiências de reprodução.

Instrumentos centrais da campanha mundial de consciencialização Statistics 2013 são o seu sítio web —www.statistics2013.org — e um vídeo de dois minutos e meio — Why Statistics Is Important to You — que explica como a Estatística melhora as vidas dos sete biliões de pessoas no mundo.”

Maria Antónia Amaral Turkman, coordenadora do CEAUL e professora do DEIO-FCUL
Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Inês Ventura

Inês Ventura, a desenvolver o seu doutoramento no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa alcança a 260ª posição no QS World University Rankings (SUR) 2025, tornando-se na universidade portuguesa mais bem classificada neste ranking.

Signatários do acordo

Dia 5 de junho foi assinado o acordo para a construção do espectrógrafo ANDES (ArmazoNes high Dispersion Echelle Spectrograph – Espectrógrafo Echelle de alta dispersão do Armazones), entre o Observatório Europeu do Sul (

 Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, e David Gonçalves, Dean do Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ) assinam acordo sentados a uma mesa

CIÊNCIAS assinou no dia 5 de junho um acordo de cooperação com o Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ)

Pages