All Knowledge is, in final analysis, history
All sciences are, in the abstract, mathematics
All methods of acquiring knowledge are essentially through statistics.
In Statistics and Truth,
C.R. Rao, 1989
O Departamento de Estatística e Investigação Operacional (DEIO) da FCUL e o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL) fazem parte das mais de 1400 organizações de 111 países que estão a desenvolver esforços conjuntos em 2013 para promover o Ano Internacional da Estatística (Statistics2013).
Para celebrar o Ano Internacional da Estatística, docentes, alunos e ex-alunos do DEIO-FCUL irão contribuir mensalmente com um artigo publicado no portal da FCUL e divulgado na Newsletter info-FCUL e redes sociais com o objetivo de salientar o importante papel que o DEIO-FCUL tem tido na dinamização da Estatística a nível nacional, bem como o papel fundamental que a Estatística tem no atual mundo da informação, na ciência e na sociedade, em geral.
O texto que se segue contém excertos de um comunicado à imprensa da autoria de Daniel Paulino, presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística e Maria Antónia Amaral Turkman, coordenadora do CEAUL.
Fonte: statistics.2013.org
“O Statistics2013 é uma iniciativa à escala mundial que visa realçar as contribuições do domínio da Estatística para se encontrarem soluções para desafios globais.
Os objetivos desta campanha global de consciencialização são:
1. Ampliar a compreensão pública do poder e impacte da Estatística em todos os aspetos da sociedade;
2. Fortalecer a Estatística como uma carreira profissional, especialmente entre os jovens do ensino secundário e superior.
Os participantes da iniciativa Statistics2013 compreendem sociedades científicas e profissionais nacionais e internacionais, universidades, escolas, empresas, serviços governamentais e institutos de investigação. Estes setores ajudarão milhões de pessoas a compreender o valor da ciência estatística através de encontros, exposições, sessões e atividades de promoção e inserção dirigidas a grupos específicos ou ao público em geral.
Para a generalidade das pessoas, a Estatística é uma ciência invisível. Através desta campanha mundial de consciencialização, ao longo deste ano, pretende-se remover o manto que esconde a Estatística do conhecimento público.
Exemplos do impacte da Estatística abundam na nossa sociedade. A Estatística permite prever o tempo e outras casualidades naturais, fazer funcionar motores de busca na Internet e campanhas publicitárias, descobrir e desenvolver novas drogas e tornar o mundo seguro e sustentável. Ao longo dos últimos dois séculos a Estatística foi indispensável em confirmar muitas das maiores descobertas científicas e inovações da humanidade, tais como a partícula bosão de Higgs e a Revolução Verde na agricultura.
Fonte: statistics.byu.edu
Hoje, a Estatística está a melhorar a qualidade da vida humana nos mais importantes continentes do mundo:
• África — a análise estatística está a reverter o ciclo de pobreza ao melhorar a literacia.
• Ásia — a infraestrutura de transportes está sendo melhorada com base em modelos estatísticos de fluxo humano.
• Austrália — a Estatística foi crucial em descobrir batotices por dopagem durante os vigésimos sétimos Jogos Olímpicos em 2000.
• Europa — a ciência estatística é um instrumento crítico no planear de eficientes sistemas de reciclagem.
• América do Norte — a Estatística está a reunir meios que melhoram tratamentos de deficiências cardíacas.
• América do Sul — métodos estatísticos estão ajudando a alimentar o mundo ao identificar novas variedades de cereais em experiências de reprodução.
Instrumentos centrais da campanha mundial de consciencialização Statistics 2013 são o seu sítio web —www.statistics2013.org — e um vídeo de dois minutos e meio — Why Statistics Is Important to You — que explica como a Estatística melhora as vidas dos sete biliões de pessoas no mundo.”