2013 Ano Internacional da Estatística

Rosto de Maria Antónia Amaral Turkman
Cedida por Maria Antónia Amaral Turkman

All Knowledge is, in final analysis, history
All sciences are, in the abstract, mathematics
All methods of acquiring knowledge are essentially through statistics.
In Statistics and Truth
,
C.R. Rao, 1989

O Departamento de Estatística e Investigação Operacional (DEIO) da FCUL e o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL) fazem parte das mais de 1400 organizações de 111 países que estão a desenvolver esforços conjuntos em 2013 para promover o Ano Internacional da Estatística (Statistics2013).

Para celebrar o Ano Internacional da Estatística, docentes, alunos e ex-alunos do DEIO-FCUL irão contribuir mensalmente com um artigo publicado no portal da FCUL e divulgado na Newsletter info-FCUL e redes sociais com o objetivo de salientar o importante papel que o DEIO-FCUL tem tido na dinamização da Estatística a nível nacional, bem como o papel fundamental que a Estatística tem no atual mundo da informação, na ciência e na sociedade, em geral.

O texto que se segue contém excertos de um comunicado à imprensa da autoria de Daniel Paulino, presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística e Maria Antónia Amaral Turkman, coordenadora do CEAUL.
Logotipo

Fonte: statistics.2013.org

“O Statistics2013 é uma iniciativa à escala mundial que visa realçar as contribuições do domínio da Estatística para se encontrarem soluções para desafios globais.

Os objetivos desta campanha global de consciencialização são:

1. Ampliar a compreensão pública do poder e impacte da Estatística em todos os aspetos da sociedade;

2. Fortalecer a Estatística como uma carreira profissional, especialmente entre os jovens do ensino secundário e superior.

Os participantes da iniciativa Statistics2013 compreendem sociedades científicas e profissionais nacionais e internacionais, universidades, escolas, empresas, serviços governamentais e institutos de investigação. Estes setores ajudarão milhões de pessoas a compreender o valor da ciência estatística através de encontros, exposições, sessões e atividades de promoção e inserção dirigidas a grupos específicos ou ao público em geral.

Para a generalidade das pessoas, a Estatística é uma ciência invisível. Através desta campanha mundial de consciencialização, ao longo deste ano, pretende-se remover o manto que esconde a Estatística do conhecimento público.

Exemplos do impacte da Estatística abundam na nossa sociedade. A Estatística permite prever o tempo e outras casualidades naturais, fazer funcionar motores de busca na Internet e campanhas publicitárias, descobrir e desenvolver novas drogas e tornar o mundo seguro e sustentável. Ao longo dos últimos dois séculos a Estatística foi indispensável em confirmar muitas das maiores descobertas científicas e inovações da humanidade, tais como a partícula bosão de Higgs e a Revolução Verde na agricultura.
Palavra Estatística escrita em várias línguas
Fonte: statistics.byu.edu

Hoje, a Estatística está a melhorar a qualidade da vida humana nos mais importantes continentes do mundo:

• África — a análise estatística está a reverter o ciclo de pobreza ao melhorar a literacia.

• Ásia — a infraestrutura de transportes está sendo melhorada com base em modelos estatísticos de fluxo humano.

• Austrália — a Estatística foi crucial em descobrir batotices por dopagem durante os vigésimos sétimos Jogos Olímpicos em 2000.

• Europa — a ciência estatística é um instrumento crítico no planear de eficientes sistemas de reciclagem.

• América do Norte — a Estatística está a reunir meios que melhoram tratamentos de deficiências cardíacas.

• América do Sul — métodos estatísticos estão ajudando a alimentar o mundo ao identificar novas variedades de cereais em experiências de reprodução.

Instrumentos centrais da campanha mundial de consciencialização Statistics 2013 são o seu sítio web —www.statistics2013.org — e um vídeo de dois minutos e meio — Why Statistics Is Important to You — que explica como a Estatística melhora as vidas dos sete biliões de pessoas no mundo.”

Maria Antónia Amaral Turkman, coordenadora do CEAUL e professora do DEIO-FCUL

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas