Eclipse solar

"O que hoje não sabemos, amanhã saberemos", Garcia de Orta, 1563

O lema da Faculdade de Ciências da ULisboa é simples, como pode ser simples a escolha de um curso. Se quer aprender mais sobre Física ou outra área científica, consulte as novas brochuras de dvulgação - 1.os ciclos e mestrados integrados e pós-graduações e informe-se sobre as condições de estudo nesta faculdade.

“Só voltamos a ter um eclipse parcial em Portugal daqui a 11 anos”. A declaração é de Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, durante uma aula na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa.

O eclipse total do sol - parcial no território nacional - acontece amanhã, dia do equinócio da primavera. Esta quinta-feira, pelas 19h38, a Lua vai estar no ponto orbital mais próximo da Terra, o perigeu. De acordo com o OAL, a coincidência volta novamente a ocorrer a 20 de março de 2034.

Se ficou curioso e quer obter mais informações sobre estes fenómenos astronómicos, pode participar na palestra “Eclipses Solares”, agendada para 20 de março de 2015, entre as 17h00 e as 18h00, no grande auditório de Ciências da ULisboa, anfiteatro 3.2.14. Rui Agostinho e Pedro Ré, professores de Ciências da ULisboa, são os oradores. Durante a manhã, mais precisamente entre as 8h00 e as 10h08, no campus de Ciências, em frente ao edifício C8, classificado com o Prémio Valmor, vão estar disponíveis telescópios, equipados com filtros solares, assim como outro equipamento, que também permite fazer a projeção da imagem do Sol. Esta atividade depende do bom tempo, que caso exista permitirá a transmissão em direto do fenómeno astronómico através da página de Internet da Faculdade.

Muito se tem falado e escrito sobre o eclipse… Nunca é demais relembrar - a observação do sol pode ser perigosa, por isso mesmo a Direção-Geral da Saúde, o OAL, a Faculdade de Ciências da ULisboa e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia emitiram um comunicado de imprensa, que explica aos cidadãos como observar o Sol em segurança.

eclipse
Saiba como observar o Sol em segurança
Fonte Pedro Ré

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Natal

Mensagem da direção de CIÊNCIAS para a quadra festiva

Como vai o Pai Natal entregar milhões de prendas? E se alguém estiver com gripe?

Rúben Matos posa para uma foto no edifício C6 da Faculdade de Ciências da ULisboa

Pensar soluções que melhorem a integração dos estudantes de intercâmbio na vida académica, social e cultural das universidades parceiras da Unite!. É este o objetivo do Hackathon Solve & Unite, que se realizará de 6 a 9 de abril de 2026 em Barcelona.

Estudantes assistem à palestra de Rui Agostinho durante a Conferência de Natal de CIÊNCIAS

Um convite a revisitar o ano através do olhar de quem fez a Faculdade acontecer.

Peneireiro-de-dorso-malhado

Mais de 80 por cento das aves de rapina portuguesas podem estar contaminadas por raticidas anticoagulantes.

projeto NarcoWake

Competição de inovação na área da saúde decorreu na Madeira 

Tiago Guerreiro

O investigador de CIÊNCIAS e vice-diretor do LASIGE foi incluído na prestigiada lista ACM Distinguished Members 2025.

Evento contou com 600 alunos do ensino secundário 

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

Pages