
Na semana passada decorreu no PermaLab de CIÊNCIAS o primeiro Capacity Building Program no âmbito do projeto europeu PERMALABS.
A HortaFCUL e o Laboratório Vivo de CIÊNCIAS estão envolvidos neste projeto através dos investigadores-guardiões Florian Ulm e Tiago Silva. Nos últimos meses os dois têm colaborado no projeto enquanto especialistas em permacultura com o objetivo de transpor esta disciplina holística para áreas do saber como a Economia, Gestão e Finanças. Esta iniciativa, desenvolvida em conjunto com outros 5 institutos na Grécia (Stimuli for Change, Aristotle University of Thessaloniki), Croácia (Faculty of Economics and Business – University of Zagreb), Polónia (Bialystok University of Technology) e Países Baixos (Erasmus University Rotterdam), visa promover a criação de laboratórios vivos em contextos de Business & Management.
O evento que encerrou esta primeira fase do projeto contou com 25 pessoas de todas as entidades parceiras e deu a conhecer aos participantes algumas ferramentas importantes para aplicar os princípios e as éticas da permacultura nos processos de decisão e implementação de projetos. Esta ocasião coincide também com a inauguração da nova sala de aulas do Laboratório Vivo, integrada numa das estufas do PermaLab.

Este renovado espaço ficou pronto a tempo do evento graças ao esforço e dedicação de inúmeros guardiões e amigos da HortaFCUL, que passaram o último mês em arrumações, limpezas e outras intervenções. O PermaLab contou ainda com o apoio dos participantes na plantação de uma nova cama de hortícolas, na viragem de uma pilha de composto e na preparação de novas estacas para propagar diversas espécies de plantas.

A organização deste evento quer também deixar uma palavra de agradecimento à Direção de CIÊNCIAS, na pessoa da Professora Margarida Santos Reis, que abriu o seminário deixando vários elogios ao impacto positivo no campus dos projetos da HortaFCUL integrados no Laboratório Vivo de Sustentabilidade. A Subdiretora concluiu a sua intervenção notando a influência significativa que o trabalho da HortaFCUL teve no pensamento estratégico da Faculdade em matéria de sustentabilidade. Este evento foi mais um passo na longa e gratificante caminhada que CIÊNCIAS tem percorrido como referência na sustentabilidade nacional e internacional.
Para saber mais sobre este projeto, visite a página.