“Nada se atinge sem trabalho e dedicação”

Estudantes a trabalhar

O programa de mobilidade em que Nuno Silva está inserido termina no próximo mês de julho e na sua opinião tem sido uma ótima experiência a todos os níveis

unsplash - John Schnobrich
Eoghan Dunne e Nuno Silva
O projeto desenvolvido em colaboração com o colega Eoghan Dunne encontra-se numa fase muito primordial, por isso os próximos passos passarão por um estudo de mercado e o desenvolvimento e otimização do detetor
Imagem cedida por NS

Nuno Silva desde cedo se interessou pelas áreas ligadas à Saúde e à Matemática, daí ter ingressado no mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica. Em outubro passado iniciou uma bolsa Erasmus+ no Translational Medical Device Lab, da National University of Ireland, em Galway. Recentemente foi um dos vencedores do Innovation Award da Explore Competition.

O prémio representa o esforço e a dedicação que tem dedicado ao projeto distinguido e que visa de uma forma simples, rápida e eficaz detetar anatomicamente a correta posição da sonda nasogástrica, melhorando a saúde e o bem-estar dos pacientes e reduzindo os custos associados a este tipo de procedimento médico. O projeto desenvolvido em colaboração com o colega Eoghan Dunne encontra-se numa fase muito primordial, por isso os próximos passos passarão por um estudo de mercado e o desenvolvimento e otimização do detetor.

O programa de mobilidade em que Nuno Silva está inserido termina no próximo mês de julho e na sua opinião tem sido uma ótima experiência a todos os níveis, por isso mesmo convida os alunos de Ciências ULisboa a “agarrarem” estas oportunidades. “A equipa onde estou inserido é realmente muito boa e todos os dias acrescentam mais uma exigência de modo a crescer academicamente. Adicionalmente, permitem que vá fazendo escolhas no meu caminho/projeto de modo a ter uma voz ativa no que estou atualmente a fazer e no rumo que pretendo dar ao projeto. Ao nível pessoal, a experiência tem-me permitido desenvolver competências ao nível da comunicação com os outros (em Inglês), assim como, o conhecimento de novas culturas e tradições”, conta.

Raquel Conceição, professora do Departamento de Física em Ciências ULisboa e investigadora do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, acompanha agora o trabalho do aluno de Ciências ULisboa à distância: “Desde que começou o mestrado na Irlanda (com o meu antigo colega de doutoramento) noto-lhe um maior interesse pelo seu projeto, mais dedicado ao trabalho em equipa num contexto multidisciplinar, e naturalmente isso reflete-se na qualidade do trabalho que está a produzir”- acrescentando que em Portugal Nuno Silva - “tinha uma presença muito agradável nas aulas, sempre muito interessado e com sugestões interessantes para resolver os diversos desafios que tinha para resolver”.

Nuno Silva
Nuno Silva termina a bolsa Erasmus+ em julho. Recentemente o aluno de Engenharia Biomédica e Biofísica foi um dos vencedores do Innovation Award da Explore Competition
Imagem cedida por NS

Para Raquel Conceição iniciativas como o Innovation Award da Explore Competition são extremamente importantes pois valorizam os projetos académicos ao nível do mestrado e do doutoramento e motivam os jovens em início de carreira. 

Nuno Silva está prestes a terminar o curso. Se tudo correr como previsto no final de setembro de 2019 entrega a dissertação. Aos colegas deixa uma mensagem: “nada se atinge sem trabalho e dedicação! Pelo que é necessário o nosso esforço diariamente para atingirmos os objetivos que tanto nos propõem, como aqueles que nós próprios definimos” - e se optarem por fazer Erasmus - “sigam a aventura de novos horizontes e possibilidades”.

Este ano letivo 38 alunos de Ciências ULisboa estão a estudar no estrangeiro e outros 26 estão a estagiar, como é o caso do Nuno Silva. A Faculdade acolheu cerca de 107 estudantes estrangeiros ao abrigo de programas de mobilidade. Vinte e quatro escolheram Ciências ULisboa para estagiar. Para mais informações sobre os programas de mobilidade visita o site de Ciências ULisboa.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Gerhard Dorn, investigador da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa

Edifício C5

Número de investigadores citados voltou a aumentar em 2024

Páginas