Aluno de Engenharia Biomédica e Biofísica vence Innovation Award

Solução inovadora para deteção de sonda nasogástrica

Martin O'Halloran, Eoghan Dunne, Nuno Silva e Laura Farina

Martin O'Halloran, Eoghan Dunne, Nuno Silva e Laura Farina

Imagem cedida por NS

Imagem cedida por NS
Nuno Silva é aluno do mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica de Ciências ULisboa e está a estudar no Translational Medical Device Lab, da National University of Ireland, em Galway, no âmbito de uma bolsa Erasmus+

Nuno Silva, aluno do mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica de Ciências ULisboa a estudar no Translational Medical Device Lab, da National University of Ireland, em Galway, no âmbito de uma bolsa Erasmus+, venceu juntamente com o colega Eoghan Dunne, o Innovation Award da Explore Competition.

O projeto distinguido permite de uma forma simples, rápida e eficaz detetar anatomicamente a correta posição da sonda nasogástrica, alimentando mais rapidamente o paciente e sem necessidade de realizar radiografias. Com esta solução inovadora é possível melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes, melhorando ainda o sistema nacional de saúde. Nuno Silva e Eoghan Dunne foram orientados por Martin O'Halloran e Laura Farina da instituição de acolhimento.

A colocação de uma sonda nasogástrica pode revelar sérios problemas patológicos, quando acidentalmente é introduzida nas vias respiratórias ao invés do estômago. Atualmente são recomendados dois tipos de verificação para corretamente saber onde foi introduzida a sonda nasogástrica: um teste de pH pode ser realizado a uma porção de fluido aspirado pela sonda; a realização de uma radiografia verifica a posição da sonda. Em ambos os testes, os pacientes precisam de esperar várias horas até à correta confirmação da localização da sonda nasogástrica. Ambos os testes representam grandes custos para o sistema nacional de saúde, quer pelos recursos utilizados, quer pelo tempo perdido por parte dos profissionais para confirmarem a posição da sonda.

DF com ACI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas