CIÊNCIAS recebe 115 alunos em mobilidade no 1.º semestre de 2025/2026

Fotografia de grupo dos estudantes

CIÊNCIAS recebeu este mês 115 alunos em mobilidade, que irão estudar na nossa faculdade no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026. Dos mais de cem alunos, 27 ficarão para o segundo semestre. A maior parte dos estudantes veio ao abrigo do programa ERASMUS (112), sendo os países mais representados a Alemanha (37), a Espanha (26) e a Itália (15). CIÊNCIAS recebe ainda dois alunos de universidades portuguesas, a NOVA de Lisboa e a Universidade de Évora, e ainda um aluno brasileiro, proveniente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Os estudantes começaram a chegar no dia 1 de setembro, cheios de vontade de iniciar a sua experiência de mobilidade em CIÊNCIAS. Sozinhos ou em pares, acompanhados por amigos da mesma universidade, encheram o corredor do edifício C4 de vida, expectantes para o seu registo no Gabinete de Mobilidade e Acolhimento. Na manhã dos dias que se seguiram, foram inscritos nas disciplinas que irão realizar durante a sua estadia em Lisboa. De tarde, foram acolhidos em pequenas sessões, onde conheceram os futuros colegas que se tinham registado no mesmo dia, tiraram inúmeras dúvidas e receberam informação prática sobre o dia a dia no campus.

Fotografia de grupo dos estudantes
Estudantes participantes na Welcome Session

Quando chegaram ao auditório 6.2.53 na tarde do dia 9 de setembro, para a Welcome Session que reuniu todos os estudantes em mobilidade no mesmo local, muitos vinham já em grupos, a conversar com amigos de outros países. Nesta sessão, tiveram a oportunidade de conhecer os restantes colegas, registados em outros dias, e ainda um grupo de estudantes portugueses, que se voluntariaram para os ajudar na sua inclusão. A apresentação deste “buddies” ficou a cargo do coordenador do GAPsi - Gabinete de Apoio Psicológico de CIÊNCIAS, Cláudio Pina Fernandes, que promove este programa com o apoio do Gabinete de Mobilidade e Acolhimento. Este ano, o programa contou com a adesão de 19 estudantes da faculdade, que promoverão inúmeras atividades nas próximas semanas com os alunos que agora iniciam a mobilidade em CIÊNCIAS.

Fotografia de grupo dos estudantes
Estudantes portugueses que se voluntariaram para ajudar os novos alunos em mobilidade, na sua inclusão

O evento contou ainda com uma breve apresentação do Núcleo de Apoio aos Estudantes da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da ULisboa (AEFCL), realizada por Lúcia Afonso, coordenadora deste núcleo, e por Jorge Caldeira, vogal. Entre outros temas, falou-se do desporto universitário, dos grupos de alunos da faculdade e dos convívios no campus. Não faltou também um convite para o Sunset Party da ULisboa, que contará com a presença de ProfJam. Para encerrar a sessão, a Subdiretora Cristina Máguas subiu a palco para dar as boas-vindas aos estudantes e para lhes desejar um ótimo semestre. Instigou-os ainda a aproveitaram aquilo que CIÊNCIAS tem para lhes oferecer e a criarem ligações para o futuro com os alunos nacionais.

Cristina Máguas
Cristina Máguas, Subdiretora de CIÊNCIAS

Após a sessão, os estudantes em mobilidade juntaram-se todos no pátio do C6 para uma foto de grupo. Entre conversas e sorrisos, o momento foi registado por entre um grito de CIÊNCIAS. Então, os alunos procuraram os seus mentores e, em grupo, iniciaram aquela que seria a sua primeira caminhada pelo campus de CIÊNCIAS. Uma caminhada que será a primeira de muitas, neste semestre que esperamos que seja de sucesso, realização e amizade para todos aqueles que escolheram CIÊNCIAS para realizar mobilidade em 2025/2026. É para nós um prazer poder recebê-los. Esperamos que seja também para eles um prazer estudar na nossa faculdade.

Marco Matos - Área de Relações Externas
Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Gerhard Dorn, investigador da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa

Edifício C5

Número de investigadores citados voltou a aumentar em 2024

Empresa sediada no Tec Labs vai fazer testes em modelos animais

Unite!Widening pretende promover as melhores práticas na gestão da ciência

Candidaturas para profissionais administrativos terminam a 21 de setembro 

Ilustração de buraco negro

Os dados do Quasar RACS J0320-35 abriram novas pistas teóricas

Feira dos Núcleos de Estudantes

Feira registou estreia de três novos núcleos de estudantes 

Fotografia de grupo dos estudantes

CIÊNCIAS recebeu este mês 115 alunos em mobilidade, que irão estudar na nossa faculdade no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026.

Foto da Reitoria da ULisboa vista a partir da Alameda da Cidade Universitária.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou a sua posição como a instituição portuguesa mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2025 da National Taiwan University (NTU), figurando entre as 200 melhores do mundo.

Miguel Pinto, doutorando de CIÊNCIAS

Doutorando de CIÊNCIAS vai pôr à prova teoria alternativa durante passagem pelos EUA 

Bolsas de apoio a estudos e investigação variam entre €1000 e €1500

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS, revela as expectativas para o novo ano letivo 

Grande auditório no arranque do ano letivo

Cerimónia juntou alunos no Grande Auditório para o início do novo ano

Manuel Martinho, vice-campeão europeu universitário de Taekwondo

Atleta de Taekwondo já aponta ao campeonato do mundo... e ao mestrado de Tecnologias da Informação!

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos.

Divulgação de temas científicos

Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades

Páginas