Para José Cordeiro "a estatística desempenha um papel essencial na Física e a sua importância no futuro para fazer uma análise sólida de modelos físicos e de experiências científicas"
A 1.ª edição do concurso à Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento para o ano académico de 2021/2022 selecionou quatro candidatos: Bruna Coelho, Clara Marques, José Cordeiro e Rafael Cordeiro. Três deles são mestrandos da ULisboa e um da Universidade de Coimbra. José Cordeiro, um dos mestrandos da ULisboa frequenta o mestrado em Estatística e Investigação Operacional na Ciências ULisboa e recebeu uma bolsa com a duração de quatro meses para estudar na Universidade de Harvard.
Em entrevista, apresenta o projeto e partilha as expetativas que tem para o programa de investigação, que principia no próximo mês de outubro. Maria Helena Mouriño Silva Nunes, professora do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Ciências ULisboa e John Huth, professor do Departamento de Física da Universidade de Harvard, são os seus orientadores.
Quais são as expetativas?
José Cordeiro (JC) - Penso que será uma oportunidade incrível para conhecer vários investigadores de física da Universidade de Harvard (top 3 do mundo) colaborando com o Harvard ATLAS Group e com o Laboratory for Particle Physics and Cosmology, onde poderei aprender mais sobre Supersimetria e vou poder aplicar num projeto de investigação as quatro áreas académicas que já estudei (Engenharia Informática na implementação dos modelos, Engenharia Eletrotécnica para entender os dados dos detetores, Física para tirar conclusões dos resultados e Estatística para saber avaliar os modelos desenvolvidos). Esta investigação é também em colaboração com vários investigadores do CERN.
Quais são os objetivos do trabalho que vai desenvolver na Universidade de Harvard?
JC - Vou desenvolver e aperfeiçoar modelos de Machine Learning e modelos de estatística clássica aplicados a Supersimetria, avaliá-los e comparar as duas abordagens ao problema. Este projeto visa conhecer melhor o fenómeno conhecido como R Parity Violation (RPV).
Porque é que escolheu este mestrado e quais têm sido as maiores aprendizagens?
JC - Escolhi Ciências ULisboa dada a sua forte componente de investigação na sua abordagem educacional, e o mestrado de Estatística e Investigação Operacional porque a estatística desempenha um papel essencial na Física e a sua importância no futuro para fazer uma análise sólida de modelos físicos e de experiências científicas.
Tem sido um curso desafiante, e algumas cadeiras revelaram-se essenciais para o meu futuro na investigação.