AppEEL

Escolas de Inverno e de Verão sobre Evolução

Sala de aula com alunos sentados e tomando notas
GCIC-FCUL

De que modo as teorias da Biologia Evolutiva ajudam à compreensão da evolução humana, social e cultural? É a esta pergunta que os investigadores do novo laboratório AppEEL, pertencente ao Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, dão resposta.

Criado há pouco mais de oito meses, o laboratório que reflete a Epistemologia Evolutiva Aplicada, surge como o primeiro centro do mundo que reúne investigadores que estudam a evolução sociocultural a partir das teorias que formam parte da Síntese Expandida, aplicando-as ao estudo da evolução do comportamento humano.

Entre os diversos projetos definidos para cumprir a sua missão, identificam-se as Escolas de Inverno e de Verão sobre Evolução, apoiadas pela Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica - Ciência Viva e pela Fundação John Templeton. Destinadas aos alunos de mestrado, de doutoramento e de pós doutoramento, portugueses e internacionais, assumem como objetivo principal a preparação inter e trans disciplinar da futura geração de cientistas, seja em Filosofia da Ciência ou nas diferentes áreas que constituem a Biologia Evolutiva. “As escolas dão aos estudantes a oportunidade de alargar os seus horizontes especializados e adquirir novos conhecimentos sobre os avanços mais recentes em áreas adjacentes”, esclarece Nathalie Gontier, coordenadora do AppEEL.

Na Escola de Inverno, que decorrerá entre 11 e 15 de março, os participantes são contemplados pelas temáticas da Macroevolução e as Grandes Transições Evolutivas, Evolução da Linguagem e Simbiogénese, Transferência Horizontal de Genes e Hibridização. Já a Escola de Verão, fixada para o período de 15 a 19 de julho, remete os alunos para a Filosofia da Biologia, Teoria Evolutiva Geral e Evolução Sociocultural.

Nathalie Gontier, não tem dúvidas quanto à importância do curso para o currículo dos alunos fculianos: “Os estudantes da FCUL, incluindo os estudantes de licenciatura, dispõem do background e conhecimentos certos para participar nestes módulos. Em particular, os estudantes de Ciências da Terra, Geologia, Microbiologia, Biologia Vegetal e Virologia, poderão beneficiar muito da frequência destes cursos, mesmo nas suas futuras carreiras”.

Biblioteca do C8
Fonte: GCIC-FCUL
Legenda:  “As escolas dão aos estudantes a oportunidade de alargar os seus horizontes especializados e adquirir novos conhecimentos sobre os avanços mais recentes em áreas adjacentes”, explica Nathalie Gontier

A conduzir cada matéria, estarão especialistas de renome internacional como Bruce Lieberman, William Matin, Marion Blute, Ilya Temkin, entre outros ilustres nas áreas contempladas, já que um dos objetivos da organização é precisamente envolver os participantes numa viagem pelo conhecimento oriundo de vários cantos do mundo – “Devido ao formato que idealizámos, em que tanto estudantes como professores viajam, os estudantes podem agora, num período muito curto de tempo, aprender com especialistas internacionais que desenvolveram trabalho pioneiro. No decorrer de apenas uma escola, um estudante pode optar por aprender com nove especialistas internacionais de renome”, reforçam os organizadores.

Todos os alunos da FCUL podem inscrever-se pela taxa reduzida de 200€, sendo-lhes ainda concedida a oportunidade de frequentar as escolas de forma gratuita, caso haja disponibilidade para auxiliar a organização em regime de voluntariado.
No fim da ação, cada aluno receberá créditos oficiais e um diploma suplementar certificando a sua frequência.

Para embarcar nesta viagem, os interessados terão de submeter as suas candidaturas através do portal oficial do projeto, o prazo limite para a inscrição na Escola de Inverno estende-se até dia 15 de fevereiro e o da Escola de Verão até 31 de março.

Raquel Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
imagem científica

Ganna Rozhnova, líder do Infectious Disease Dynamics Lab do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), polo da Faculdade, coordena um estudo, publicado na revista Nature Communications, que relata o impacto de uma potencial cura do VIH na dinâmica de transmissão do vírus, utilizando um modelo matemático.

Cientistas a bordo do RV Sarmiento de Gamboa

Catarina Guerreiro, investigadora da Faculdade de Ciências e do projeto CHASE, integrou uma expedição, no âmbito do projeto Ocean ICU, com a missão de avaliar o papel da variabilidade regional no Atlântico Oriental na formação das complexas bombas de carbono do oceano.

Luis Carriço e José Manuel Rebordão

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o investigador José Manuel Rebordão reconhecendo o seu impacto na Comunidade de Ciências 2024, e anunciando a nova designação da sala 01.03.23 da FCiências.ID como Auditório José Manuel Rebordão.

Participantes do BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains

BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains ocorreu no passado dia 14 de maio, no campus da Faculdade.

CIÊNCIAS lança Rotas para a Sustentabilidade para promover sistemas alimentares sustentáveis em 17 municípios

A Faculdade de Ciências dá início a uma nova fase do projeto GrowLIFE com o lançamento das Rotas para a Sustentabilidade, uma iniciativa que visa fortalecer práticas alimentares sustentáveis e promover cadeias curtas de abastecimento em Portugal.

Rita Eusébio

Rita Eusébio é uma das finalistas de Ciências da competição “Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa” - 3MT ULisboa 2025, que se realiza a 22 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão de Portugal.

Campus da Faculdade

O Dia Mundial da Reciclagem celebra-se a 17 de maio, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para relembrar a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos. Na Faculdade de Ciências acreditamos que cada ação conta. A reciclagem é mais que um hábito, é um compromisso com o futuro. É a prova de que pequenas escolhas, ajudam a transformar o presente num futuro mais sustentável.

Pessoas posam para fotografia

O 1.º Workshop de Investigação na RAEGE Açores ocorreu entre 8 e 11 de maio de 2025 nas instalações da RAEGE na ilha de Santa Maria.

Foto de Manuel Abreu a receber a Menção Honrosa.

O projeto ESPRESSO recebeu uma menção honrosa do Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais 2025. A participação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) no projeto ESPRESSO, através de equipas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, recebeu a única menção honrosa do Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais da Agência Espacial Portuguesa (PT Space).

João Duarte assume presidência de divisão da União Europeia de Geociências.

João C. Duarte, coordenador do Doutoramento em Geologia da Faculdade de Ciências e investigador no Instituto Dom Luiz, foi nomeado Presidente da Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural da União Europeia de Geociências (EGU).

Foto de José Mariano Gago

A Faculdade de Ciências reconhece e celebra a excelência dos nossos cientistas que inspiram e impulsionam o avanço contínuo da ciência, conhecimento e inovação.

Tartaruga no oceano

Acaba de ser publicado na revista npj Ocean Sustainability do grupo Nature um artigo liderado por Catarina Frazão Santos, professora da Ciências, que estabelece um novo rumo para a proteção dos oceanos.

Joel Laia

Entrevista com Joel Laia, um dos finalistas de Ciências da competição “Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa” - 3MT ULisboa 2025, que se realiza a 22 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão de Portugal. O jovem frequenta o programa de doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução.

árvores caídas na Alameda da Universidade

Reflexão sobre o desenho urbano e o planeamento do espaço público: áreas verdes saudáveis requerem complexidade ecológica, e não apenas árvores espalhadas como ornamentos urbanos. Artigo da autoria de António Vaz Pato e David Avelar, guardiões da HortaFCUL

Rita Eusébio e Joel Laia

Esta é já a 3.ª edição que a ULisboa promove e Ciências esteve envolvida desde o início, com estudantes finalistas e premiados em todas as edições.

Atividades do Dia Aberto

A 24.ª edição do Dia Aberto juntou mais de 2500 alunos dos ensinos básico e secundário de cerca de 350 escolas de norte a sul do País e dos Açores. O programa incluiu cerca de 150 atividades. Leia os testemunhos de quem participou no evento e consulte a fotogaleria.

Cecília Rodrigues, Luís Carriço, Conceição Freitas e Luis Ferreira

Conceição Freitas, professora da Faculdade, tomou posse como presidente do Conselho Científico (CC) da CIÊNCIAS, no passado dia 7 de maio, na Reitoria da ULisboa. Este é o segundo mandato de Conceição Freitas como presidente do CC.

Jorge Relvas e Rui Agostinho

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o professor aposentado Rui Agostinho reconhecendo o seu impacto na sociedade 2024. A apresentação da distinção coube a Jorge Relvas, subdiretor da Faculdade. Leia o discurso de agradecimento de Rui Agostinho na notícia.

Pessoas na biblioteca

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) integra o top 10 do estudo “RepScore™ 2025 - Reputação das marcas em Portugal”, na categoria ensino superior, da consultora OnStrategy.

Ana Cachudo

Ana Cachudo, de 34 anos, natural de Lisboa, é licenciada em Química, pela Faculdade. Este ano letivo, começou a dar aulas de Físico-Química, Física e Química no Colégio Vasco da Gama. Ana Cachudo assistiu à palestra da Faculdade com entusiamo durante o Futura-te, uma atividade do Colégio. Enquanto aluna foi monitora do Dia Aberto. Agora pensa trazer os alunos à Faculdade porque se trata de uma atividade interessante.

Foto do átrio do edifício C3

A Faculdade de Ciências comemorou no dia 29 de abril o seu 114.º aniversário com a celebração do Dia de Ciências. A cerimónia decorreu ao longo da tarde e foi marcada pelo reconhecimento da excelência, reflexão sobre os desafios futuros e pela valorização da comunidade de Ciências.

Cassilda Paz junto ao quadro

Cassilda Paz, de 59 anos, natural de Almancil, em Faro, licenciada em Matemática, nesta faculdade, é professora de Matemática na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, desde 2013. Antes, esteve 20 anos na Escola Artística António Arroio e um ano na Escola Filipa de Lencastre. A sua profissão ajuda a definir gerações.

Fotografias das Professoras Teresa Chambel, Ana Respício, Ana Paula Afonso e Cátia Pesquita

Quatro professoras do Departamento de Informática de CIÊNCIAS assinaram um artigo de opinião para assinalar o Girls in ICT Day.

Sessão da DGES no Dia Aberto de Ciências vai esclarecer tudo sobre o acesso ao ensino superior

No próximo dia 7 de maio, a Faculdade de Ciências abre portas a milhares de estudantes do ensino secundário no Dia Aberto 2025.

José Carvalho Soares

José Carvalho SoaresÉ com profundo pesar que a Faculdade de Ciências comunica o falecimento de José Carvalho Soares, professor aposentado do Departamento de Física, o

Páginas