Inscrições 2012/2013

FCUL recebe novos alunos

Alunos aguardam a sua vez na fila para as inscrições
GCIC-FCUL

O primeiro cenário com que os novos alunos se deparam na Faculdade é o período de inscrições. Por esta altura, pelos corredores e edifícios da FCUL, preenchidos por caloiros e familiares acompanhantes, ouvem-se as primeiras partilhas de experiências: “Primeiro somos caloiros, depois doutores, depois veteranos… No teu tempo também era assim, mãe?”.

Curiosos, ansiosos e entusiasmados. Assim chegam os recém alunos universitários à FCUL. Sofia Pinto, de 18 anos e Patrícia Arroja, de 17, são amigas, vieram da Escola Secundária do Pinhal Novo e embora tenham ambições futuras diferentes, já que uma irá seguir a área das Tecnologias de Informação e Comunicação e a outra a da Química, trazem consigo anseios e juízos semelhantes: “Estou nervosa. É um mundo completamente diferente do ensino secundário. Tenho curiosidade sobre tudo mas principalmente pelas praxes!”, diz Sofia.  “Estou à espera de um bom ambiente e de um bom ensino. Já tinha vindo cá ao Dia Aberto nos 10.º e 11.º anos e fiquei satisfeita com a Faculdade. Todas as opções que coloquei correspondiam a cursos da FCUL. Quero conhecer as praxes, o ambiente e os colegas mais velhos”, acrescenta Patrícia.


Fonte: GCIC-FCUL
Legenda: Caloiros recebem informação por parte da Associação dos Estudantes

Como Sofia e Patrícia, centenas de novos alunos começaram agora a dar os primeiros passos no seu percurso académico. Mas há também quem já os tenha dado em tempos e queira continuar a percorrer o caminho do saber, com a mesma garra e entusiamo. É o caso de Maria de Lurdes Fonseca, de 34 anos, docente do ensino universitário na área da Sociologia há 12 anos. Do púlpito do ensino para a plateia da aprendizagem, é agora “fculiana”, caloira do curso de Biologia.

Quando questionada sobre o que sentiu quando chegou à Faculdade, desta vez como aluna, a resposta foi peremptória: “Uma grande emoção. Uma vontade enorme de viver tudo, de conhecer tudo, de experimentar tudo e de fazer desta minha segunda licenciatura, um tributo ao que de melhor a Academia nos pode proporcionar como estudantes. O acolhimento foi maravilhoso, incansável, extremamente dedicado e surpreendente. Tenho muito a agradecer e a admirar no Conselho de Veteranos de Biologia e para o ano não dispenso fazer tudo o que possa para continuar a tradição desta receção fantástica à nova geração desta grande família de que, com muita honra, já faço parte”.

Para receber os estudantes, durante o período de inscrições da 1.ª fase do 1.º ano – 1.º ciclo e mestrado integrado, que decorreu durante a semana de 10 a 14 de setembro nos edifícios C1 e C6, estiveram reunidos alunos dos diferentes cursos da FCUL, membros da Associação dos Estudantes e profissionais da Faculdade.

Para além do processo de matrícula, houve tempo para os caloiros conhecerem, com mais pormenor, os diferentes espaços da Instituição - “É a maior Biblioteca da Faculdade, mas existem outras. Ao longo da vossa licenciatura, vão poder encontrar aqui, na Biblioteca do C4, diversos livros para apoiar o vosso estudo!”, ouvem os alunos numa visita guiada sob a orientação dos membros da Associação dos Estudantes.

Diogo Botelho, aluno da FCUL e membro da Associação, deu conta da interação com os novos alunos ao longo da visita: “Ainda não perguntam muitas coisas, estão muito atentos, observadores e concentrados no que digo. Parece-me que estão entusiasmados”.

Este ano, foram colocados na Faculdade, na 1.ª fase, através do regime geral, 792 alunos sendo que se inscreveram efetivamente, nesta fase, 722 estudantes. Para além do regime geral, inscreveram-se ainda 188 alunos provenientes de vários regimes [caso dos reingressos, mudanças de curso, transferências e regimes especiais do Ministério da Educação e Ciência (atletas de alta competição, PALOP e filhos de diplomatas)] e concursos especiais de acesso (maiores de 23 anos e titulares de cursos médios). Os dados, fornecidos pela Unidade Académica da FCUL, permitem também verificar que na1.ª fase o curso de Biologia (204 alunos) e o de Engenharia informática (136 alunos) registaram o maior número de inscrições. Para a 2.ª fase restaram 275 vagas, foram colocados 209 alunos e inscreveram-se 188. Os cursos com maior número de vagas para esta fase foram, Química e Química Tecnológica (55 vagas, 20 alunos colocados), Tecnologias da Informação e Comunicação (43 vagas, 43 alunos colocados) e Engenharia Geográfica (26 vagas, três alunos colocados). Este penúltimo curso foi o que reuniu o maior número de inscritos (39).


Fonte: GCIC-FCUL
Legenda: Durante o período de inscrições da 1.ª fase, 845 alunos responderam a um inquérito realizado pelo GCIC-FCUL

De acordo com o inquérito realizado a 845 alunos durante o período de inscrições da 1.ª fase, pelo Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL, na hora de escolher a instituição de ensino superior os principais motivos que levaram à escolha da FCUL foram o reconhecimento da competência científica (25%), a localização (22%) e a nota de candidatura (22%).

Para Catarina Santos, de 17 anos, vinda da Escola Secundária de Odivelas, não houve dúvidas quanto à escolha do curso de Estatística Aplicada como 1.ª opção na FCUL: “É perto de casa e tem o curso que quero. Para além disso, fui aconselhada por amigos que aqui estudavam”. Sara Mahomed, proveniente da mesma escola secundária, foi conduzida pelo sonho de fazer descobertas relevantes na área das Ciências.“É uma boa Faculdade. Tem alguma história e tem uma boa taxa de empregabilidade é, portanto, uma boa opção”, conclui a jovem que pretende seguir investigação na área da Engenharia Biomédica e Biofísica.

Entre os novos alunos inquiridos, a FCUL ocupou, na grande maioria, os primeiros lugares na lista de opções de candidaturas ao ensino superior: como 1.ª opção, 64% dos respondentes; como 2.ª opção, 19% dos respondentes; como 3.ª opção, 10% dos respondentes; como 4ª opção, 3% dos respondentes; como 5.ªopção, 3% dos respondentes e como 6.ªopção 1% dos respondentes. “Foi a minha 1.ª opção relativamente ao ensino público. Espero, essencialmente, ter bons professores, que gostem de ensinar! Esta Faculdade tem uma boa reputação, assim espero que seja”, afirma Luís Dias, oriundo de Escola Secundária Sá da Bandeira de Santarém. De acordo com o mesmo inquérito, os distritos de origem dos novos alunos situam-se, com maior incidência, na zona centro do País: 58% dos inquiridos vêm de Lisboa, 14% de Setúbal e 7% de Santarém. Com menor incidência, a zona norte, com destaque para as zonas de Bragança (0%) e Vila Real (0%).

A seu tempo, estes serão os futuros profissionais de Ciências com origem “fculiana”. Um novo caminho de oportunidades começa agora. Traçam-se objetivos, ultrapassam-se receios e as primeiras dificuldades, definem-se novos rumos junto de professores, colegas e profissionais. A FCUL dá as boas-vindas aos caloiros e deseja a todos um excelente percurso académico!

A FCUL esteve à conversa com alguns dos novos alunos. Para ficares a saber o que nos contaram, visita a secção de vídeos da página do Facebook da FCUL.

Raquel Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

Já estão disponíveis os resultados do processo de avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), realizado por painéis de especialistas internacionais independentes. As avaliações, divulgadas no passado dia 15 de abril, revelam que, de um total de 13 Centros de I&D de CIÊNCIAS, 12 foram classificados como Excelente ou Muito Bom.

O primeiro prémio da 6.ª edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade foi atribuído ao projeto ‘Keyhole Garden - A chave para a fertilidade’. A proposta, redigida pelos guardiões da HortaFCUL em colaboração com Cristina Cruz, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, sugere a criação de hortas-compostores à porta dos bares e cafetarias do campus, como uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos trazidos pelos membros da nossa comunidade académica.

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores.

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu aproximadamente 1655 (estimativa) estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, nos Países Baixos.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Futurália

CIÊNCIAS marcou novamente presença na Futurália, a maior feira nacional dedicada à educação, formação e empregabilidade que vai já na 16ª edição. Foram milhares os visitantes, especialmente estudantes, que estiveram entre 26 e 29 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Professor António Casimiro coordenador científico do curso e Professor Associado do Departamento de Informática de CIÊNCIAS

A sessão de abertura do Cybersecurity Executive Program aconteceu em CIÊNCIAS, no passado dia 27 de março, marcando o arranque da 4ª edição desta formação. O Cybersecurity Executive Program é uma iniciativa conjunta de CIÊNCIAS e da consultora Premivalor Consulting, que se destina a formar e sensibilizar decisores e executivos C-level, de organizações públicas, privadas, civis e do setor militar, para as questões da cibersegurança.

Carlos Corela na entrega do prémio.

A Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) atribuiu ao investigador Carlos Corela o Prémio de Carreira Técnica para a Geofísica. A entrega desta distinção decorreu durante o jantar de confraternização do 13.º Simpósio de Meteorologia e Geofísica, durante o qual o investigador foi homenageado.

Equipa do projeto MIMESIS

A Fundação Ana Mendonça (FAM) anunciou a doação de €25.000,00 ao projeto MIMESIS –Bioadesivos inspirados na natureza para aplicações biomédicas e biotecnológicas, coordenado por Romana Santos, professora da CIÊNCIAS e investigadora no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE ULisboa), nomeadamente no grupo de investigação em bioadesão e biomimética.

Sala com alunos e jornalistas do Portugal em Direto

Cerca de 250 pessoas participaram nas várias atividades realizadas no Dia Internacional da Matemática em CIÊNCIAS 2025, o Dia do Pi, comemorado a 14, 15 e 19 de março. Leia alguns testemunhos de quem participou e organizou as atividades.

Foto de peões a atravessar passadeira com a rua parcialmente inundade.

A 23 de março celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. A data tem como objetivo aumentar a consciencialização global para a importância da meteorologia na compreensão do clima e dos fenómenos meteorológicos, além de alertar para as alterações climáticas e os seus impactos no meio ambiente, na economia e na qualidade de vida.

Imagem artística do Telescópio Espacial Euclid no espaço

Com apenas 0,45% do rastreio da missão espacial completado, o consórcio Euclid revelou, no dia 19 de março, um grande número de resultados descritos em 34 artigos científicos.

Navio de perfuração Fugro Synergy em missão para o IODP no Golfo de Coríntia.

João C. Duarte, Coordenador do Doutoramento em Geologia em CIÊNCIAS e investigador no Instituto Dom Luiz, foi nomeado Delegado Suplementar de Portugal do ESSAC, o Comité Científico do ECORD - European Consortium for Ocean Research Drilling.

Futurália

A maior feira de educação e formação de Portugal volta à FIL nos dias 26 a 29 de março!

Alunos num laboratório

Cerca de 60 alunos do 10.º ano do King's College School Cascais, com idades entre os 14 e os 16 anos, visitaram a Faculdade no passado dia 13 de março, e ficaram a conhecer de forma mais aprofundada como funcionam as aulas dos cursos de Biologia, Bioquímica, Química e Química Tecnológica e que tipo de investigação aqui é feita. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou nesta iniciativa.

Rio Tejo

Vários investigadores do MARE-ULisboa participam em estudo que revela novos dados sobre a biologia reprodutiva do Siluro, também conhecido como peixe-gato europeu, no Rio Tejo. Este trabalho, agora publicado no Jornal de Biologia dos Vertebrados, da Academia de Ciências da República Checa, é o primeiro a ser feito com populações de siluro da Península Ibérica, incidindo na sua biologia reprodutora. Está inserido no âmbito do LIFE-PREDATOR, um projeto Europeu, liderado, em Portugal, por CIÊNCIAS.

Rúben Matos e Teresa Correia, alunos de CIÊNCIAS com projetos aprovados pelo Unite! Seed Fund 2024

Dois dos seis projetos aprovados pelo Unite! Seed Fund 2024, programa que pretende apoiar projetos inovadores e de colaboração entre universidades membros da aliança, contam com alunos de CIÊNCIAS. Rúben Matos e Teresa Correia estão em equipas diferentes, mas partilham o desejo de construir pontes entre as faculdades europeias.

Doutoramento em Saúde Planetária

A Universidade de Lisboa lança um Doutoramento em Saúde Planetária, com foco nos principais desafios globais que cruzam as ciências da saúde, ambientais, sociais e políticas, a nível local, regional e planetário. 

chuva

A precipitação na região do Mediterrâneo tem-se mantido razoavelmente estável, segundo um estudo publicado na Nature e que analisou os dados de 23.000 estações de precipitação de 27 países da zona mediterrânica, entre 1871 e 2020. O professor Ricardo Trigo, o doutorando Miguel M. Lima e o investigador Luis Gimeno Sotelo da CIÊNCIAS assinam o artigo, juntamente com outros 65 especialistas.

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