Opinião

“Ciências, onde andas tu?”

Cinco alumni e logotipo da rubrica

Estas primeiras cinco conversas descontraídas e enriquecedoras contaram com a presença de Ana Prata, Eduardo Matos, Margarida Ribeiro, João Graça Gomes e Dário Hipólito

GICD Ciências ULisboa
Raquel Salgueira Póvoas
Raquel Salgueira Póvoas
Fonte DCI Ciências ULisboa

O Eduardo Matos, technology lead na Microsoft e alumnus da licenciatura e mestrado em Engenharia Informática; o Dário Hipólito, biólogo a desenvolver o seu doutoramento sobre o lobo em Portugal e na Croácia, alumnus da licenciatura em Biologia e mestrado em Biologia da Conservação; a Ana Prata, docente na Faculdade e empreendedora, alumnae da licenciatura em Ciências da Saúde da ULisboa e mestrado em Microbiologia Aplicada; a Margarida Ribeiro, a trabalhar no Núcleo Funcional do Plano de Recuperação e Resiliência na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), alumnae da licenciatura em Estatística Aplicada e mestrado em Bioestatística e o João Graça Gomes, engenheiro de I&D no Shanghai Investigation, Design and Research Institute (SIDRI), alumnus do mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente, voltaram recentemente a “casa” no âmbito da iniciativa “Ciências, onde andas tu?”.

A primeira série desta campanha organizada pelo Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais da Direção de Comunicação e Imagem da Faculdade consistiu em cinco conversas live no Instagram. Nelas, os alumni desvendaram por onde andam agora que estão integrados no mercado de trabalho, o que fazem, e de que forma os ensinamentos da Faculdade os tornam profissionais de sucesso.

No fundo, abriram com os seguidores do Instagram a “caixa de ferramentas” adquirida nesta instituição, numa das plataformas de divulgação com maior alcance da Faculdade – as redes sociais. Cada live alcançou, até agora, uma média de mais de 1000 contas.

Logotipo da rubrica
A iniciativa vai ao encontro de um dos objetivos estratégicos definidos para a gestão das redes sociais da instituição: o desenvolvimento de campanhas específicas para as redes sociais que tenham como foco pessoas e histórias da Faculdade
Fonte GIGD Ciências ULisboa

Com o Eduardo Matos, os seguidores ficaram a saber, por exemplo, que na Microsoft existem alumni da Faculdade em diferentes departamentos e que o ambiente proporcionado por esta empresa permite a escalabilidade dos seus funcionários e a mobilidade entre áreas. É por essa razão que o Eduardo Matos soma dez anos nesta empresa. O Dário Hipólito - impulsionador desta campanha -, revelou que a primeira ligação que teve com o mercado de trabalho internacional foi através da Faculdade e que a experiência na AEFCL o tornou melhor comunicador, entre outras competências.

A Ana Prata explicou, através do seu percurso de vida, que não existe problema em não haver planos. Ela - que sempre pensou em seguir a vida académica, a via da investigação -, encontrou a sua verdadeira paixão na monetização da ciência, inovação e impacto da tecnologia na sociedade. Já na conversa com a Margarida Ribeiro foi destacado o agradecimento público da Direção-Geral de Saúde, que recebeu (juntamente com o colega Hugo Anjos) pela elaboração dos relatórios semanais de vigilância epidemiológica da pandemia. Agora, a jovem trabalha na ACSS e acompanha a implementação das reformas e investimentos dos cuidados de saúde primários e saúde mental; da Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados, Rede Nacional dos Cuidados Paliativos e ainda da Rede Nacional dos Hospitais Públicos.

Por fim, o João Graça Gomes deu conta de como se sentiu ao ser selecionado como um dos dez melhores engenheiros no ano de 2021 no Centro de Novas Energias do Shanghai Investigation, Design and Research Institute e de como o que aprendeu aqui na Faculdade contribuiu para esse marco na sua carreira.

Cada conversa foi diferente. Cada conversa foi uma surpresa, envolvida em nostalgia. Em todas elas, a saudade dos tempos aqui passados foi o denominador comum.

As conversas estão ainda disponíveis no canal de YouTube da Faculdade e os antigos estudantes mostraram-se ainda disponíveis para dar dicas aos atuais alunos, através das suas páginas de Linkedin.

A iniciativa vai ao encontro de um dos objetivos estratégicos definidos para a gestão das redes sociais da instituição: o desenvolvimento de campanhas específicas para as redes sociais que tenham como foco pessoas e histórias da Faculdade. A boa notícia é que haverá mais séries “Ciências, onde andas tu?”. Até lá!

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Inês Ventura

Inês Ventura, a desenvolver o seu doutoramento no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa alcança a 260ª posição no QS World University Rankings (SUR) 2025, tornando-se na universidade portuguesa mais bem classificada neste ranking.

Signatários do acordo

Dia 5 de junho foi assinado o acordo para a construção do espectrógrafo ANDES (ArmazoNes high Dispersion Echelle Spectrograph – Espectrógrafo Echelle de alta dispersão do Armazones), entre o Observatório Europeu do Sul (

 Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, e David Gonçalves, Dean do Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ) assinam acordo sentados a uma mesa

CIÊNCIAS assinou no dia 5 de junho um acordo de cooperação com o Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ), com vista à cooperação científica em várias áreas de interesse comum.

Equipa do projeto 'Ciências em Harmonia'

Esta terça-feira, 28 de maio, o projeto ‘Ciências em Harmonia’ assinalou o seu primeiro ano de atividades: um marco comemorado com um convívio informal com a comunidade, que

António Branco

António Branco, docente do Departamento de Informática de CIÊNCIAS, foi um dos oradores convidados da conferência que

Sabemos que no futuro um sismo de magnitude significativa voltará a atingir Lisboa. Não sabemos é quando. E se o pudéssemos prever? E se existisse uma probabilidade forte de ser já em 2027?

Ana Santos, finalista 3MT ULisboa

Ao longo dos próximos dias, daremos a conhecer os quatro finalistas de CIÊNCIAS que irão participar na final da competição

Painel e sessão de Perguntas & Respostas | Estreia de documentário

Perto de 120 pessoas assistiram este sábado, 25 de maio, à estreia do documentário ‘O que se esconde na luz? A ciência da missão espacial Euclid’, produzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Investigadores do Instituto Dom Luiz, de CIÊNCIAS, instalaram um sismómetro na Escola Básica Professor Delfim Santos, que se encontra a menos de um quilómetro do Estádio da Luz, em Lisboa, onde vão ter lugar os concertos.

Banner Bênção de Finalistas & Queima das Fitas 2024

Este fim de semana a Alameda da Universidade de Lisboa vai voltar a encher-se de finalistas de CIÊNCIAS e de tantas outras faculdades e universidades. A cerimónia de Bênção de Finalistas decorre amanhã dia 25 de maio, a partir das 11h30.

 

3MT ULisboa 2024

Quatro dos doze finalistas da competição ‘Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa’ são de CIÊNCIAS.

Pinguins-de-adélia

Num artigo agora publicado na Science, investigadores de instituições de renome a nível mundial propõem uma estratégia para envolver todas as partes interessadas na governança do Oceano Antártico através de um processo de ordenamento do espaço marinho (OEM) inteligente do ponto de vista climático.

Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Páginas