Ciências, onde andas tu?

Evento online
Título "Ciências, onde andas tu?", sobre um mapa
DCI Ciências ULisboa

Esta é a pergunta que estamos a fazer a alumni de Ciências ULisboa. A resposta interessa-te? Então assiste às LIVES no instagram de Ciências ULisboa onde desvendamos por onde andam os nossos estudantes já integrados no mercado de trabalho, o que fazem, e de que forma os ensinamentos de Ciências ULisboa os tornam profissionais de sucesso.

Como são LIVES via instagram, podes sempre interagir connosco. Como? Deixando as tuas questões ao entrevistado na caixa de comentários da LIVE ou, se já tiveres algumas antes, enviando-as por mensagem privada nesta rede.

Encontramo-nos lá?

19 maio, quinta-feira, às 19h00, com Dário Hipólito

O Dário Hipólito, 30 anos, está hoje a desenvolver o seu doutoramento em Portugal e na Croácia - sobre os desafios que enfrentam populações de lobo ameaçadas e a importância de reforçar a coexistência entre pessoas e este animal.

A sua história em Ciências começou no ano de 2009: completou a Licenciatura em Biologia, perfil Ambiental Terrestre, em 2012. Depois, seguiu para o Mestrado em Biologia da Conservação até 2014. A sua tese focou-se no efeito das atividades agro-silvo-pastoris em texugos, sob a orientação da professora Margarida Santos-Reis e do professor Miguel Rosalino.

Ainda no final de 2014, poucos dias depois de ter defendido a tese, viajou para a Croácia, por um ano, para realizar um estágio Erasmus+ na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Zagreb. Este estágio - conseguido em Ciências ULisboa -, fez com que tivesse a oportunidade de trabalhar com grandes carnívoros e estabelecer contactos que se mostram úteis mais tarde.

Em 2016, conseguiu uma bolsa de investigação para trabalhar com texugos na Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e, mais tarde, em 2018 iniciou o trabalho na monitorização de Lobo-ibérico a sul do rio Douro, especificamente nas serras da Freita, Arada e Montemuro. Desde 2018 que também faz parte do projeto de reintrodução de corço a sul do rio Douro como medida de diminuir conflitos.

Em 2019 ganhou uma bolsa FCT para realizar o seu doutoramento. Durante o doutoramento, foi também responsável pelo trabalho de campo do Censo Nacional de Lobo-ibérico que decorreu entre 2019 e 2021 na área onde realiza a monitorização de lobo.

Linkedin do Dário
Perfil no CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Perfil no ResearchGate

Fotografia de Dário Hipólito
Dário Hipólito

Para pertenceres à Rede Alumni Ciências ULisboa, regista-te aqui.

Até já!

Um programa dirigido aos alunos de Licenciatura e de 1.º ano de Mestrado.

Philosophical metatheories have had a great development in recent times. They have been used to reconstruct theories in many different scientific fields, from physics to biology to the social sciences. However, they lack means to systematically test the adequacy of their products.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artem Ryabov (Charles University, Prague, Czech Republic).

.

Cognitive sciences have approached social cognition from two complementary perspectives. On one hand, social psychology and behavioural economics have mostly emphasized mentalizing, social perception, and our ability to model other minds. On the other hand, developmental psychology and motor neuroscience have more focused on imitating, social interaction, and our propensity to coordinate with others’ behaviour.

Logótipo do evento

O conceito de One Health assenta no reconhecimento da necessidade de abordar as políticas de saúde numa perspetiva de interdependência humano-animal-ambiente.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

O evento visa reunir investigadores interessados na aplicação de isótopos estáveis em estudos ecológicos e na utilização de dados históricos de biodiversidade disponíveis em coleções museológicas.

Logótipo e data do evento

“There is often a considerable difference between what we think people need and what people want to use”. This is our perspective on how technology should be developed and will serve as the motto of this event.

Título e data do evento, sobre uma fotografia da Ponte Vasco da Gama (Lisboa)

O evento decorre de 12 a 14 de julho de 2022, sob o lema CHEMISTRY: Forging bonds, e destina-se a todos os investigadores e alunos da ULisboa.

Banner do evento

The program will consist of plenary lectures, oral, flash and poster communications, and a round table about Science Communication.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.

Banner do evento

Estaremos hoje habilitados a prever o impacto da atividade humana no clima e a inferir daí a insustentabilidade do nosso modo de vida?

Logótipo do programa

Após 2 anos de interregno, o programa Ser Cientista está de regresso!

Imagem alusiva ao prémio

Candidaturas até 31 de julho.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Programa a disponibilizar futuramente.