Ciências, onde andas tu?

Evento online
Título "Ciências, onde andas tu?", sobre um mapa
DCI Ciências ULisboa

Esta é a pergunta que estamos a fazer a alumni de Ciências ULisboa. A resposta interessa-te? Então assiste às LIVES no instagram de Ciências ULisboa onde desvendamos por onde andam os nossos estudantes já integrados no mercado de trabalho, o que fazem, e de que forma os ensinamentos de Ciências ULisboa os tornam profissionais de sucesso.

Como são LIVES via instagram, podes sempre interagir connosco. Como? Deixando as tuas questões ao entrevistado na caixa de comentários da LIVE ou, se já tiveres algumas antes, enviando-as por mensagem privada nesta rede.

Encontramo-nos lá?

26 maio, quinta-feira, às 19h00, com Margarida Ribeiro

Margarida Teixeira Ribeiro, 23 anos.

O seu percurso académico passou pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Estatística Aplicada (2019) e, mais tarde em 2022, obteve o grau de mestre em Bioestatística com um projeto ligado à análise dos dados da COVID-19.

Paralelamente, e determinante para este percurso, ingressou na Direção-Geral da Saúde em outubro de 2020, como estagiária tendo trabalhado para a elaboração do Relatório semanal da vigilância epidemiológica da pandemia, algo particularmente exigente perante as adversidades que surgiram devido à dimensão de dados e informação, à necessidade de reporte aos membros do Governo, a pressão e especulação pública associada à pandemia.

Em junho de 2021 surge a oportunidades de ingressar na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), onde integra o Núcleo Funcional do Plano de Recuperação e Resiliência. A ACSS é a responsável pela coordenação nacional da componente da Saúde do PRR e, como tal, pelo planeamento e acompanhamento físico e financeiro das respetivas reformas e investimentos. Nas suas funções de técnica superior, a Margarida Ribeiro acompanha a implementação das reformas e investimentos dos Cuidados de Saúde Primários, da Saúde Mental, da Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados e Rede Nacional dos Cuidados Paliativos e ainda da Rede Nacional dos Hospitais Públicos. As suas funções passam pelo relacionamento com os beneficiários deste fundo europeu com a recolha, tratamento e reporte de todos os dados e informações relevantes neste processo.

Fotografia de Margarida Ribeiro
Margarida Ribeiro

Para pertenceres à Rede Alumni Ciências ULisboa, regista-te aqui.

Até já!

Um programa dirigido aos alunos de Licenciatura e de 1.º ano de Mestrado.

Philosophical metatheories have had a great development in recent times. They have been used to reconstruct theories in many different scientific fields, from physics to biology to the social sciences. However, they lack means to systematically test the adequacy of their products.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artem Ryabov (Charles University, Prague, Czech Republic).

.

Cognitive sciences have approached social cognition from two complementary perspectives. On one hand, social psychology and behavioural economics have mostly emphasized mentalizing, social perception, and our ability to model other minds. On the other hand, developmental psychology and motor neuroscience have more focused on imitating, social interaction, and our propensity to coordinate with others’ behaviour.

Logótipo do evento

O conceito de One Health assenta no reconhecimento da necessidade de abordar as políticas de saúde numa perspetiva de interdependência humano-animal-ambiente.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

O evento visa reunir investigadores interessados na aplicação de isótopos estáveis em estudos ecológicos e na utilização de dados históricos de biodiversidade disponíveis em coleções museológicas.

Logótipo e data do evento

“There is often a considerable difference between what we think people need and what people want to use”. This is our perspective on how technology should be developed and will serve as the motto of this event.

Título e data do evento, sobre uma fotografia da Ponte Vasco da Gama (Lisboa)

O evento decorre de 12 a 14 de julho de 2022, sob o lema CHEMISTRY: Forging bonds, e destina-se a todos os investigadores e alunos da ULisboa.

Banner do evento

The program will consist of plenary lectures, oral, flash and poster communications, and a round table about Science Communication.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.

Banner do evento

Estaremos hoje habilitados a prever o impacto da atividade humana no clima e a inferir daí a insustentabilidade do nosso modo de vida?

Logótipo do programa

Após 2 anos de interregno, o programa Ser Cientista está de regresso!

Imagem alusiva ao prémio

Candidaturas até 31 de julho.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Programa a disponibilizar futuramente.