Opinião

“Ciências, onde andas tu?”

Cinco alumni e logotipo da rubrica

Estas primeiras cinco conversas descontraídas e enriquecedoras contaram com a presença de Ana Prata, Eduardo Matos, Margarida Ribeiro, João Graça Gomes e Dário Hipólito

GICD Ciências ULisboa
Raquel Salgueira Póvoas
Raquel Salgueira Póvoas
Fonte DCI Ciências ULisboa

O Eduardo Matos, technology lead na Microsoft e alumnus da licenciatura e mestrado em Engenharia Informática; o Dário Hipólito, biólogo a desenvolver o seu doutoramento sobre o lobo em Portugal e na Croácia, alumnus da licenciatura em Biologia e mestrado em Biologia da Conservação; a Ana Prata, docente na Faculdade e empreendedora, alumnae da licenciatura em Ciências da Saúde da ULisboa e mestrado em Microbiologia Aplicada; a Margarida Ribeiro, a trabalhar no Núcleo Funcional do Plano de Recuperação e Resiliência na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), alumnae da licenciatura em Estatística Aplicada e mestrado em Bioestatística e o João Graça Gomes, engenheiro de I&D no Shanghai Investigation, Design and Research Institute (SIDRI), alumnus do mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente, voltaram recentemente a “casa” no âmbito da iniciativa “Ciências, onde andas tu?”.

A primeira série desta campanha organizada pelo Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais da Direção de Comunicação e Imagem da Faculdade consistiu em cinco conversas live no Instagram. Nelas, os alumni desvendaram por onde andam agora que estão integrados no mercado de trabalho, o que fazem, e de que forma os ensinamentos da Faculdade os tornam profissionais de sucesso.

No fundo, abriram com os seguidores do Instagram a “caixa de ferramentas” adquirida nesta instituição, numa das plataformas de divulgação com maior alcance da Faculdade – as redes sociais. Cada live alcançou, até agora, uma média de mais de 1000 contas.

Logotipo da rubrica
A iniciativa vai ao encontro de um dos objetivos estratégicos definidos para a gestão das redes sociais da instituição: o desenvolvimento de campanhas específicas para as redes sociais que tenham como foco pessoas e histórias da Faculdade
Fonte GIGD Ciências ULisboa

Com o Eduardo Matos, os seguidores ficaram a saber, por exemplo, que na Microsoft existem alumni da Faculdade em diferentes departamentos e que o ambiente proporcionado por esta empresa permite a escalabilidade dos seus funcionários e a mobilidade entre áreas. É por essa razão que o Eduardo Matos soma dez anos nesta empresa. O Dário Hipólito - impulsionador desta campanha -, revelou que a primeira ligação que teve com o mercado de trabalho internacional foi através da Faculdade e que a experiência na AEFCL o tornou melhor comunicador, entre outras competências.

A Ana Prata explicou, através do seu percurso de vida, que não existe problema em não haver planos. Ela - que sempre pensou em seguir a vida académica, a via da investigação -, encontrou a sua verdadeira paixão na monetização da ciência, inovação e impacto da tecnologia na sociedade. Já na conversa com a Margarida Ribeiro foi destacado o agradecimento público da Direção-Geral de Saúde, que recebeu (juntamente com o colega Hugo Anjos) pela elaboração dos relatórios semanais de vigilância epidemiológica da pandemia. Agora, a jovem trabalha na ACSS e acompanha a implementação das reformas e investimentos dos cuidados de saúde primários e saúde mental; da Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados, Rede Nacional dos Cuidados Paliativos e ainda da Rede Nacional dos Hospitais Públicos.

Por fim, o João Graça Gomes deu conta de como se sentiu ao ser selecionado como um dos dez melhores engenheiros no ano de 2021 no Centro de Novas Energias do Shanghai Investigation, Design and Research Institute e de como o que aprendeu aqui na Faculdade contribuiu para esse marco na sua carreira.

Cada conversa foi diferente. Cada conversa foi uma surpresa, envolvida em nostalgia. Em todas elas, a saudade dos tempos aqui passados foi o denominador comum.

As conversas estão ainda disponíveis no canal de YouTube da Faculdade e os antigos estudantes mostraram-se ainda disponíveis para dar dicas aos atuais alunos, através das suas páginas de Linkedin.

A iniciativa vai ao encontro de um dos objetivos estratégicos definidos para a gestão das redes sociais da instituição: o desenvolvimento de campanhas específicas para as redes sociais que tenham como foco pessoas e histórias da Faculdade. A boa notícia é que haverá mais séries “Ciências, onde andas tu?”. Até lá!

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt