Agricultura Urbana em Movimento: As galinhas são o arado na produção alimentar em CIÊNCIAS

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Um chicken tractor é uma capoeira que se pode mover de canteiro em canteiro, com galinhas de raças autóctones e serve para mondar canteiros, compostar resíduos orgânicos, alimentar galinhas com restos vegetais da horta, produzir ovos, revólver e fertilizar o solo agrícola, trazer vida e espírito comunitário ao PermaLab e analisar o sucesso com métodos científicos. 

Inicialmente construído com madeira e materiais reciclados, o chicken tractor foi integrado num sistema de rotação de culturas, aproveitando resíduos orgânicos de CIÊNCIAS.


 A primeira estrutura da capoeira, nos primeiros anos do PermaLab construída com madeiras e redes de metal recicladas. Registo do trabalho de estágio da Marissa Verhoeven sobre vermicompostagem (2019). Fonte: HortaFCUL

As galinhas, enquanto habitantes deste sistema, contribuíram significativamente para a fertilização da terra com os seus dejetos, o arejamento do solo enquanto procuravam alimento, e ainda com ovos, partilhados durante os dias de trabalho da Horta. A ilustração que acompanha o artigo explica um pouco o ciclo de produção de alimentos e a revalorização dos resíduos pelas galinhas no PermaLab. 



Esquema do funcionamento do chicken tractor no ecossistema agrícola do PermaLab. (1) Feita a colheita de um canteiro, segue-se a adição de resíduos orgânicos provenientes dos bares e das cafeterias para, por um lado, fornecer alimento às galinhas e, por outro, compostar directamente estes resíduos com o auxílio das galinhas; (2) o chicken tractor é colocado na canteiro para que as galinhas façam o seu trabalho de preparação do solo para a plantação e sementeira seguintes, aproveitando este tempo para recolher os dividendos em ovos; (3) depois de nutrido o solo, é tempo de semear e plantar as nossas culturas agrícolas; (4) depois de fertilizações adicionais com chorume de minhoca e urtiga, os nossos hortícolas estão prontos a ser colhidos para alimentar a comunidade da Horta e partilhar os excedentes com a comunidade de CIÊNCIAS. Ilustração da autoria da guardiã Renata Reynaud. Fonte: HortaFCUL

No entanto, este percurso teve inúmeros desafios. Em 2019, a chegada de galinhas da raça preta lusitânica, doadas pela Herdade do Freixo do Meio, trouxe um aumento de eficiência ao sistema, mas também a necessidade de reforçar as infraestruturas. Problemas de espaço e conforto começaram a surgir, e a necessidade de uma solução mais duradoura tornou-se evidente. Foi então que nasceu o projeto “CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture”, fruto de uma menção honrosa na edição de 2022 do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade, que introduziu uma nova versão do galinheiro, construída em alumínio, mais leve e durável, e equipada com uma capoeira termicamente isolada.
Apesar das melhorias, a capoeira enfrentou uma série de contratempos devastadores nos anos seguintes. No final de 2022, um bando de galinhas foi atacado por cães provenientes do hipódromo vizinho. Em 2023, episódios semelhantes ocorreram, mesmo após reforços na estrutura, culminando num roubo de outro bando. Estes incidentes levaram a HortaFCUL a procurar soluções mais robustas e, com o apoio e patrocínio da Direcção de CIÊNCIAS, a Horta conseguiu adquirir os materiais necessários para reforçar a vedação e zelar pelo bem-estar do bando. 


Nova capoeira com uma infraestrutura reforçada, feita de uma liga de alumínio, com uma secção protegida de intempéries onde as galinhas se abrigam e dormem. Estrutura à prova de predadores e de roubos. Fonte: HortaFCUL

Para além disso, no sentido de criar e alimentar sinergias com institutos de investigação, a HortaFCUL contactou o Centro de Biodiversidade Avícola do Instituto Superior de Agronomia, liderado pela Prof. Dra. Madalena Lordelo, para estabelecer uma parceria que valorizasse o projeto e o papel crucial destes animais no ecossistema agrícola. Graças a esta colaboração, em 2025, a Horta recebeu um novo bando de galinhas de raças autóctones (pedrês portuguesa e branca minhota). 

Esta reintrodução simboliza um renascimento para o projeto. 


O novo bando de galinhas de CIÊNCIAS já instalado no recém-renovado CHILL: um galo e três galinhas da raça pedrês portuguesa e 2 galinhas da raça branca minhota. Fonte: HortaFCUL

O caminho até aqui não foi fácil, mas a resiliência da comunidade mostrou que cada desafio pode ser superado com criatividade e união. O novo chicken tractor, mais seguro e eficiente, simboliza a esperança de um futuro mais sustentável para o projeto. Que as lições aprendidas sirvam de inspiração para outros, provando que, mesmo diante das adversidades, a colaboração e a inovação podem sempre abrir novas portas.

António Vaz Pato, Joana Sanders, Renata Reynaud e David Avelar
dci@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas