Agricultura Urbana em Movimento: As galinhas são o arado na produção alimentar em CIÊNCIAS

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Um chicken tractor é uma capoeira que se pode mover de canteiro em canteiro, com galinhas de raças autóctones e serve para mondar canteiros, compostar resíduos orgânicos, alimentar galinhas com restos vegetais da horta, produzir ovos, revólver e fertilizar o solo agrícola, trazer vida e espírito comunitário ao PermaLab e analisar o sucesso com métodos científicos. 

Inicialmente construído com madeira e materiais reciclados, o chicken tractor foi integrado num sistema de rotação de culturas, aproveitando resíduos orgânicos de CIÊNCIAS.


 A primeira estrutura da capoeira, nos primeiros anos do PermaLab construída com madeiras e redes de metal recicladas. Registo do trabalho de estágio da Marissa Verhoeven sobre vermicompostagem (2019). Fonte: HortaFCUL

As galinhas, enquanto habitantes deste sistema, contribuíram significativamente para a fertilização da terra com os seus dejetos, o arejamento do solo enquanto procuravam alimento, e ainda com ovos, partilhados durante os dias de trabalho da Horta. A ilustração que acompanha o artigo explica um pouco o ciclo de produção de alimentos e a revalorização dos resíduos pelas galinhas no PermaLab. 



Esquema do funcionamento do chicken tractor no ecossistema agrícola do PermaLab. (1) Feita a colheita de um canteiro, segue-se a adição de resíduos orgânicos provenientes dos bares e das cafeterias para, por um lado, fornecer alimento às galinhas e, por outro, compostar directamente estes resíduos com o auxílio das galinhas; (2) o chicken tractor é colocado na canteiro para que as galinhas façam o seu trabalho de preparação do solo para a plantação e sementeira seguintes, aproveitando este tempo para recolher os dividendos em ovos; (3) depois de nutrido o solo, é tempo de semear e plantar as nossas culturas agrícolas; (4) depois de fertilizações adicionais com chorume de minhoca e urtiga, os nossos hortícolas estão prontos a ser colhidos para alimentar a comunidade da Horta e partilhar os excedentes com a comunidade de CIÊNCIAS. Ilustração da autoria da guardiã Renata Reynaud. Fonte: HortaFCUL

No entanto, este percurso teve inúmeros desafios. Em 2019, a chegada de galinhas da raça preta lusitânica, doadas pela Herdade do Freixo do Meio, trouxe um aumento de eficiência ao sistema, mas também a necessidade de reforçar as infraestruturas. Problemas de espaço e conforto começaram a surgir, e a necessidade de uma solução mais duradoura tornou-se evidente. Foi então que nasceu o projeto “CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture”, fruto de uma menção honrosa na edição de 2022 do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade, que introduziu uma nova versão do galinheiro, construída em alumínio, mais leve e durável, e equipada com uma capoeira termicamente isolada.
Apesar das melhorias, a capoeira enfrentou uma série de contratempos devastadores nos anos seguintes. No final de 2022, um bando de galinhas foi atacado por cães provenientes do hipódromo vizinho. Em 2023, episódios semelhantes ocorreram, mesmo após reforços na estrutura, culminando num roubo de outro bando. Estes incidentes levaram a HortaFCUL a procurar soluções mais robustas e, com o apoio e patrocínio da Direcção de CIÊNCIAS, a Horta conseguiu adquirir os materiais necessários para reforçar a vedação e zelar pelo bem-estar do bando. 


Nova capoeira com uma infraestrutura reforçada, feita de uma liga de alumínio, com uma secção protegida de intempéries onde as galinhas se abrigam e dormem. Estrutura à prova de predadores e de roubos. Fonte: HortaFCUL

Para além disso, no sentido de criar e alimentar sinergias com institutos de investigação, a HortaFCUL contactou o Centro de Biodiversidade Avícola do Instituto Superior de Agronomia, liderado pela Prof. Dra. Madalena Lordelo, para estabelecer uma parceria que valorizasse o projeto e o papel crucial destes animais no ecossistema agrícola. Graças a esta colaboração, em 2025, a Horta recebeu um novo bando de galinhas de raças autóctones (pedrês portuguesa e branca minhota). 

Esta reintrodução simboliza um renascimento para o projeto. 


O novo bando de galinhas de CIÊNCIAS já instalado no recém-renovado CHILL: um galo e três galinhas da raça pedrês portuguesa e 2 galinhas da raça branca minhota. Fonte: HortaFCUL

O caminho até aqui não foi fácil, mas a resiliência da comunidade mostrou que cada desafio pode ser superado com criatividade e união. O novo chicken tractor, mais seguro e eficiente, simboliza a esperança de um futuro mais sustentável para o projeto. Que as lições aprendidas sirvam de inspiração para outros, provando que, mesmo diante das adversidades, a colaboração e a inovação podem sempre abrir novas portas.

António Vaz Pato, Joana Sanders, Renata Reynaud e David Avelar
dci@ciencias.ulisboa.pt
Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Páginas