“O Mundo em Pessoa”

Projeto dá conta da contemporaneidade da obra de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa em destaque nas Redes Sociais
Fotografia de Filipe Freitas

Cento e vinte e cinco anos após o seu nascimento, Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal, é homenageado por professores e alunos da FCUL e por profissionais do SAPO Labs, através do projeto “O Mundo em Pessoa”.

Tendo como ponto de partida a recolha de citações da sua autoria nas redes sociais Facebook e Twitter, o objetivo do projeto é “mostrar a dimensão universal do autor e a contemporaneidade das suas obras. [Pretendemos] identificar quais os versos e frases de Fernando Pessoa que mais inspiram os seus leitores de todo o mundo e, ao mesmo tempo, conduzir todos aqueles que usam as palavras de Pessoa aos seus textos originais”, explica Francisco Couto, professor do Departamento de Informática da FCUL e coordenador do projeto.

De acordo com o comunicado emitido pelo SAPO Labs, “sempre que é citado um texto de Fernando Pessoa no Twitter ou em páginas públicas do Facebook, "O Mundo em Pessoa" identifica e mostra essa mensagem num interface próprio. Para validarmos se um texto é uma citação da obra de Fernando Pessoa recorremos a arquivos da obra do poeta disponíveis online”.


Fonte: Fotografia de Filipe Freitas
Legenda: O poeta das várias personalidades literárias marca encontro nas redes sociais com utilizadores de diferentes cantos do mundo

“O Mundo em Pessoa” surgiu no âmbito da disciplina de Aplicações na Web do mestrado em Engenharia Informática, lecionada na FCUL desde o ano letivo 2006/2007. No seu desenvolvimento estiveram envolvidos os alunos dessa disciplina - João Martins, Carlos Barata e Tiago Aparício -, os professores Francisco Couto, Luís Carriço e Tiago Guerreiro e a equipa do SAPO Labs – Pedro                Torres, Bruno Tavares, Sara Ribas, Ana Gomes - , um laboratório pertencente ao portal SAPO que ao longo dos anos se tem relacionado com diversas instituições de ensino superior com o intuito de potenciar projetos em estado embrionário, tornando-se num parceiro de desenvolvimento e investigação.

Para Pedro Torres, coordenador da equipa SAPO Labs neste projeto, a cooperação entre o laboratório e a FCUL, entre outros aspetos, foi também importante “por ter sido bem recebida pelo público e pelos media e por ter um cariz simultaneamente educacional, de diversão e interação social”.
 

O projeto foi concebido em quatro meses sendo que houve um estudo prévio sobre a vida e a obra do autor, tendo sido particularmente interessante para a equipa da FCUL a “exploração das várias "pessoas" (heterónimos) em Pessoa e a relevância dada aos seus textos (…)”.

Para os alunos da FCUL, a mais-valia deste trabalho passou por “permitir aos utilizadores do website [“O Mundo em Pessoa”] explorarem a obra de Fernando Pessoa de uma forma rápida e divertida, desde conhecerem os heterónimos mais importantes, a conhecerem quais as obras mais citadas”. Os estudantes puderam “entrar em contacto com um conjunto de pessoas, que trabalha para uma grande empresa e que desenvolve aplicações na web, uma área com elevado interesse e que poderá constituir uma oportunidade futura”.


Fonte: Cedida o Pedro Torres
Legenda: Para os alunos da FCUL, a mais-valia deste trabalho passou por “permitir aos utilizadores do website [“O Mundo em Pessoa”] explorarem a obra de Fernando Pessoa de uma forma rápida e divertida

Entre os muitos poemas e versos partilhados, “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, ganha destaque. Vários são os utilizadores que fazem posts (publicações) nas redes sociais Facebook e Twitter com as mensagens do heterónimo, distinto pelo seu pessimismo decadentista e que o autor definia como sendo “o mais histericamente histérico de mim”, entre elas:

“Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

 

A ocupar o segundo lugar no top das citações (de acordo com a informação alcançada até ao dia 2 de junho), surge o poema “II – O meu olhar é nítido como um Girassol” de Alberto Caeiro, citado 119 vezes:

“Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...”

 

“Somos Morte” de Bernardo Soares, citado 17 vezes (segundo a informação obtida até ao dia 2 de junho), ocupa o terceiro lugar:

“O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.
Povoamos sonhos, somos sombras errando através de florestas impossíveis, em que as árvores são casas, costumes, ideias, ideais e filosofias.”

Desde o lançamento do portal, o número médio de citações por semana tem oscilado entre as 500 e 700, sendo que o coordenador do projeto do SAPO Labs alerta para o facto do “algoritmo utilizado, por razões técnicas, não recolher todas as citações que aparecem nas redes sociais, não havendo, neste momento, uma estimativa da percentagem que não está a ser considerada”.


Fonte: Fotografia de Filipe Freitas
Legenda: Através do projeto, os utilizadores do website ficam não a conhecer Fernando Pessoa ortónimo, como também os seus heterónimos. Entre os muitos poemas e versos partilhados, “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, ganha destaque.

No mês de junho, foram contabilizadas 2210 citações, sendo 479 delas pertencentes a Fernando Pessoa, 488 a Alberto Caeiro, 413 a Álvaro de Campos, 206 a Bernardo Soares e 124 a Ricardo Reis.

Bernardo Soares era, no dia 28 de junho, o mais citado com uma vantagem de mais de 200 citações face aos restantes heterónimos e a Fernando Pessoa ortónimo.

Pedro Torres afirma ainda que “a maior parte das citações são [de utilizadores registados] em Portugal e no Brasil, sendo Pessoa largamente mais citado no Brasil”.

Nos dias que correm, em que as tecnologias fazem parte do dia-a-dia dos cidadãos e em que as relações humanas se constroem também (e cada vez mais) no mundo virtual, o poeta das várias personalidades literárias marca encontro nas redes sociais com utilizadores de diferentes cantos do mundo. É neste contexto que Francisco Couto destaca a importância das redes sociais no processo de difusão da cultura portuguesa e das suas figuras emblemáticas. "Uma das razões deve-se ao facto de que as citações nas redes socias são tendencialmente pequenos excertos, de fácil leitura mas condensados na mensagem a transmitir e que podem assim, em grande escala, cativar novos leitores que de outra forma nunca o seriam. No caso concreto de Fernando Pessoa, a atualidade, a universalidade e a qualidade da sua obra fazem desta o exemplo ideal de como podemos usar as novas tecnologias para difundir a nossa cultura”, conclui.
 
A iniciativa irá continuar. Segundo Francisco Couto, entre as “muitas ideias que podem aumentar o âmbito do projeto”, a abordagem a outros autores pode ser uma realidade.

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
árvores caídas na Alameda da Universidade

Reflexão sobre o desenho urbano e o planeamento do espaço público: áreas verdes saudáveis requerem complexidade ecológica, e não apenas árvores espalhadas como ornamentos urbanos. Artigo da autoria de António Vaz Pato e David Avelar, guardiões da HortaFCUL

Rita Eusébio e Joel Laia

Esta é já a 3.ª edição que a ULisboa promove e Ciências esteve envolvida desde o início, com estudantes finalistas e premiados em todas as edições.

Atividades do Dia Aberto

A 24.ª edição do Dia Aberto juntou mais de 2500 alunos dos ensinos básico e secundário de cerca de 350 escolas de norte a sul do País e dos Açores. O programa incluiu cerca de 150 atividades. Leia os testemunhos de quem participou no evento e consulte a fotogaleria.

Cecília Rodrigues, Luís Carriço, Conceição Freitas e Luis Ferreira

Conceição Freitas, professora da Faculdade, tomou posse como presidente do Conselho Científico (CC) da CIÊNCIAS, no passado dia 7 de maio, na Reitoria da ULisboa. Este é o segundo mandato de Conceição Freitas como presidente do CC.

Jorge Relvas e Rui Agostinho

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o professor aposentado Rui Agostinho reconhecendo o seu impacto na sociedade 2024. A apresentação da distinção coube a Jorge Relvas, subdiretor da Faculdade. Leia o discurso de agradecimento de Rui Agostinho na notícia.

Pessoas na biblioteca

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) integra o top 10 do estudo “RepScore™ 2025 - Reputação das marcas em Portugal”, na categoria ensino superior, da consultora OnStrategy.

Ana Cachudo

Ana Cachudo, de 34 anos, natural de Lisboa, é licenciada em Química, pela Faculdade. Este ano letivo, começou a dar aulas de Físico-Química, Física e Química no Colégio Vasco da Gama. Ana Cachudo assistiu à palestra da Faculdade com entusiamo durante o Futura-te, uma atividade do Colégio. Enquanto aluna foi monitora do Dia Aberto. Agora pensa trazer os alunos à Faculdade porque se trata de uma atividade interessante.

Foto do átrio do edifício C3

A Faculdade de Ciências comemorou no dia 29 de abril o seu 114.º aniversário com a celebração do Dia de Ciências. A cerimónia decorreu ao longo da tarde e foi marcada pelo reconhecimento da excelência, reflexão sobre os desafios futuros e pela valorização da comunidade de Ciências.

Cassilda Paz junto ao quadro

Cassilda Paz, de 59 anos, natural de Almancil, em Faro, licenciada em Matemática, nesta faculdade, é professora de Matemática na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, desde 2013. Antes, esteve 20 anos na Escola Artística António Arroio e um ano na Escola Filipa de Lencastre. A sua profissão ajuda a definir gerações.

Fotografias das Professoras Teresa Chambel, Ana Respício, Ana Paula Afonso e Cátia Pesquita

Quatro professoras do Departamento de Informática de CIÊNCIAS assinaram um artigo de opinião para assinalar o Girls in ICT Day.

Sessão da DGES no Dia Aberto de Ciências vai esclarecer tudo sobre o acesso ao ensino superior

No próximo dia 7 de maio, a Faculdade de Ciências abre portas a milhares de estudantes do ensino secundário no Dia Aberto 2025.

José Carvalho Soares

José Carvalho SoaresÉ com profundo pesar que a Faculdade de Ciências comunica o falecimento de José Carvalho Soares, professor aposentado do Departamento de Física, o

O investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), José Ricardo Paula, foi distinguido com u

Tânia Graça veio à Faculdade de Ciências!

A saúde começa no bem-estar — e o bem-estar também passa pela saúde sexual. Foi neste espírito que o projeto Ciências em Harmonia recebeu, na passada terça-feira, 15 de abril de 2025, a sexóloga e comunicadora Tânia Graça, num evento que encheu o Grande Auditório da Faculdade de Ciências.

Desejamos a todos os membros da comunidade da Faculdade de Ciências uma Boa Páscoa junto dos seus familiares e amigos.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

Já estão disponíveis os resultados do processo de avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), realizado por painéis de especialistas internacionais independentes. As avaliações, divulgadas no passado dia 15 de abril, revelam que, de um total de 13 Centros de I&D de CIÊNCIAS, 12 foram classificados como Excelente ou Muito Bom.

O primeiro prémio da 6.ª edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade foi atribuído ao projeto ‘Keyhole Garden - A chave para a fertilidade’. A proposta, redigida pelos guardiões da HortaFCUL em colaboração com Cristina Cruz, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, sugere a criação de hortas-compostores à porta dos bares e cafetarias do campus, como uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos trazidos pelos membros da nossa comunidade académica.

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores.

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu mais de 1500 estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, nos Países Baixos.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Páginas