Ciências ULisboa apresenta à Aquila Clean Energy primeiros resultados do estudo pioneiro

Avaliação detalhada de impactes da construção da central fotovoltaica do Cercal na biodiversidade

Imagem do Cercal num portátil com pessoas desfocadas

A apresentação de resultados do trabalho científico que a equipa da Ciências ULisboa tem vindo a desenvolver na área onde vai ser implementada a central fotovoltaica do Cercal, em Santiago do Cacém, ocorreu no dia 1 de março

Ricardo Ruella

A  Aquila Clean Energy foi distinguida com o prémio IJGlobal ESG Renewable Energy, pelo seu conceito EcoSolar na central fotovoltaica do Cercal, um reconhecimento que se deve em grande parte à implementação de estudos de I&D como o que está a ser realizado pela Ciências ULisboa ao abrigo desta parceria.

A Ciências ULisboa já tem os primeiros resultados do trabalho científico que tem vindo a desenvolver na área onde vai ser implementada a central fotovoltaica do Cercal, em Santiago do Cacém, resultado do protocolo estabelecido, em outubro de 2022, entre a Faculdade, a Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências (FCiências.ID) e a Aquila Clean Energy.

“Neste momento temos a informação de referência, antes da construção da central, e que permite fazer quase tudo. Raramente estes projetos avaliam tantas componentes de biodiversidade como o nosso e em tantos locais de observação (50). Fizemos uma análise exaustiva aos solos, que além de análises físico-químicas, inclui uma análise genética ao ADN ambiental (eDNA) que deteta todos os organismos presentes no solo. Analisamos a diversidade das plantas, e analisamos os invertebrados, nomeadamente os polinizadores. Identificamos as aves, os mamíferos, os anfíbios e os répteis”, diz Cristina Branquinho, professora da Ciências ULisboa, investigadora no Centro de Ecologia, Evolução a Alterações Ambientais (cE3c) e coordenadora geral do projeto.

Cristina Branquinho a falar para os participantes da reunião
Cristina Branquinho espera que este know-how possa contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta e para a internacionalização deste tipo de estudo científico
Fonte Ricardo Ruella

“Neste momento temos a informação de referência, antes da construção da central, e que permite fazer quase tudo. Raramente estes projetos avaliam tantas componentes de biodiversidade como o nosso e em tantos locais de observação (50). Fizemos uma análise exaustiva aos solos, que além de análises físico-químicas, inclui uma análise genética ao ADN ambiental (eDNA) que deteta todos os organismos presentes no solo. Analisamos a diversidade das plantas, e analisamos os invertebrados, nomeadamente os polinizadores. Identificamos as aves, os mamíferos, os anfíbios e os répteis.”
Cristina Branquinho

O trabalho realizado pela equipa da Ciências ULisboa e do cE3c identificou mais de 200 espécies de plantas. Em Portugal há cerca de três mil espécies.

Este processo permitiu identificar nesta região espécies muito importantes ao nível de biodiversidade e que não foi possível identificar previamente. “O facto de termos estudado tão bem este território já trouxe valor acrescentado ao conhecimento da biodiversidade” , adianta Cristina Branquinho. A cientista espera inclusivamente que este know-how possa ser aplicado noutros projetos semelhantes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta e para a internacionalização deste tipo de estudo científico, considerado pioneiro pela integração de tantas componentes biológicas e pelo detalhe espacial que foi usado.

Os cientistas Cristina Branquinho, Helena Serrano, Sergio Chozas e Fernando Ascensão apresentaram os principais indicadores obtidos até ao momento e que permitem caracterizar o solo, a fauna e a flora daquela região, com um detalhe não alcançado antes, no passado dia 1 de março, no campus da Faculdade.

Helena Serrano, Sérgio Chozas e Fernando Ascensão
Helena Serrano, Sergio Chozas e Fernando Ascensão apresentaram os principais indicadores obtidos até ao momento e que permitem caracterizar o solo, a flora e a fauna daquela região
Fonte Ricardo Ruella

A reunião contou com a presença de representantes da Aquila Clean Energy – Manuel Fonseca e Silva, Virgínia Agostinho e Cristina Santiago. Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa e José Manuel Rebordão, presidente do Conselho de Administração da FCiências.ID, também participaram neste encontro. Para ambos este tipo de parceria é fundamental e é para manter, se possível, numa estratégia de longo prazo.

Através de metodologias de investigação científica tem sido possível caracterizar a qualidade do solo em termos de fertilidade, bem como da sua biodiversidade, e a riqueza da fauna e flora. Este estudo permite compreender a situação atual e apoiar a definição de estratégias para preservação da biodiversidade local. O objetivo desta parceria é avaliar os impactes da construção e apresentar estratégias para mitigar os possíveis efeitos e se possível encontrar oportunidades para potenciar alguns aspetos da biodiversidade.

"A parceria que definimos com a Ciências ULisboa permite-nos obter um maior conhecimento da biodiversidade presente no local. Isto permitir-nos-á definir a melhor estratégia de implementação da nossa central fotovoltaica, com um mínimo de efeitos associados a esta construção e que permita, ao mesmo tempo, proteger a fauna e flora do Cercal. Este é um passo integrado na nossa metodologia, através da qual promovemos o desenvolvimento de ativos renováveis sem que os mesmos resultem em alterações aos ecossistemas próprios de cada região", Manuel Silva, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Construção de Projetos da Aquila Clean Energy em Portugal, acrescentando ainda que “ desta forma, priorizando a análise e a proteção da biodiversidade e das caraterísticas únicas de cada local, conseguimos acelerar a transição energética do país sem colocar em causa a sustentabilidade de cada local".

Membros da Faculdade e da Aquila Clean Energy
O objetivo desta parceria é avaliar os impactes da construção e apresentar estratégias para mitigar os possíveis efeitos e se possível encontrar oportunidades para potenciar alguns aspetos da biodiversidade
Fonte Ricardo Ruella

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa com Gonçalo Bofill
noticias@ciencias.ulisboa.pt
Alunos num laboratório

Cerca de 60 alunos do 10.º ano do King's College School Cascais, com idades entre os 14 e os 16 anos, visitaram a Faculdade no passado dia 13 de março, e ficaram a conhecer de forma mais aprofundada como funcionam as aulas dos cursos de Biologia, Bioquímica, Química e Química Tecnológica e que tipo de investigação aqui é feita. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou nesta iniciativa.

Rio Tejo

Vários investigadores do MARE-ULisboa participam em estudo que revela novos dados sobre a biologia reprodutiva do Siluro, também conhecido como peixe-gato europeu, no Rio Tejo. Este trabalho, agora publicado no Jornal de Biologia dos Vertebrados, da Academia de Ciências da República Checa, é o primeiro a ser feito com populações de siluro da Península Ibérica, incidindo na sua biologia reprodutora. Está inserido no âmbito do LIFE-PREDATOR, um projeto Europeu, liderado, em Portugal, por CIÊNCIAS.

Rúben Matos e Teresa Correia, alunos de CIÊNCIAS com projetos aprovados pelo Unite! Seed Fund 2024

Dois dos seis projetos aprovados pelo Unite! Seed Fund 2024, programa que pretende apoiar projetos inovadores e de colaboração entre universidades membros da aliança, contam com alunos de CIÊNCIAS. Rúben Matos e Teresa Correia estão em equipas diferentes, mas partilham o desejo de construir pontes entre as faculdades europeias.

Doutoramento em Saúde Planetária

A Universidade de Lisboa lança um Doutoramento em Saúde Planetária, com foco nos principais desafios globais que cruzam as ciências da saúde, ambientais, sociais e políticas, a nível local, regional e planetário. 

chuva

A precipitação na região do Mediterrâneo tem-se mantido razoavelmente estável, segundo um estudo publicado na Nature e que analisou os dados de 23.000 estações de precipitação de 27 países da zona mediterrânica, entre 1871 e 2020. O professor Ricardo Trigo, o doutorando Miguel M. Lima e o investigador Luis Gimeno Sotelo da CIÊNCIAS assinam o artigo, juntamente com outros 65 especialistas.

Cardume e logótipo da Nature Physics

​Nuno Araújo, Presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS e investigador no CFTC - Centro de Física Teórica e Computacional, é um dos autores de um estudo que acaba de ser publicado na prestigiada revista Nature Physics e cuja descoberta pode ter impacto na saúde e na robótica.

CIÊNCIAS conquista primeiro lugar em concurso do primeiro encontro de sustentabilidade

Decorreu no dia 11 de março o 1º Encontro de Sustentabilidade da ULisboa, que teve como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Elementos da Rede Miniflorestas de Portugal

No passado dia 7 de março, a FCULresta recebeu o primeiro encontro presencial das entidades parceiras que integram a recém-criada Rede de Miniflorestas de Portugal. O local do evento serviu também para celebrar os 4 anos da minifloresta de CIÊNCIAS, a primeira documentada no país e pioneira na adaptação do método de Miyawaki ao restauro de ecossistemas mediterrânicos em meio urbano em clima mediterrânico, mas sobretudo para refletir sobre os frutos que este projeto tem deixado um pouco por todo o país.

Catarina Frazão Santos

No passado dia 5 de março de 2025, decorreu em Bruxelas, na sede da Comissão Europeia, o evento "Fisheries and Oceans Dialogues", integrado nos European Ocean Days. Este encontro reuniu cerca de 450 participantes presenciais e muitos outros online, representando setores tão diversos como as comunidades piscatórias, a economia azul, a sociedade civil e a academia.

Foto de Marte.

Estudo inédito com participação de professores de CIÊNCIAS revela que Marte e Terra são mais diferentes do que se pensava anteriormente. Pedro Mota Machado e Francisco Brasil, investigadores de CIÊNCIAS, no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), são os primeiros autores deste estudo que condensa, pela primeira vez numa escala global, 20 anos de observações em Marte.

Pormenor da exposição

A exposição "Coral Change", patente no Museu do Mar Rei D. Carlos até 8 de junho de 2025, é o resultado de uma colaboração única entre a ceramista Catarina Nunes e a equipa de investigadores do Macroscope Lab liderado pela professora e investigadora Maria Dornelas da Universidade de St Andrews, CIENCIAS e MARE.

 

A Universidade de Lisboa é a universidade portuguesa melhor classificada no SCImago Institutions Rankings (SIR). Subiu 6 posições em relação ao ano passado e encontra-se entre as 140 melhores do mundo, no 138º lugar. Esta é a melhor posição de sempre da ULisboa neste ranking.

No dia 22 de fevereiro o NFEF - Núcleo de Estudantes de Física e Engenharia Física, organizou o seu evento de marca, o Física Fora da Academia (FFA). A oitava edição, que teve lugar no Grande Auditório de CIÊNCIAS, contou com a presença de quase meia centena de estudantes de Física e Engenharia Física, não só de CIÊNCIAS, mas também de outras escolas da ULisboa.

Banner Mulheres de CIÊNCIAS no 5.º volume do livro Mulheres na Ciência.

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, conheça as sete cientistas e investigadoras de CIÊNCIAS homenageadas no 5.º volume do livro ‘Mulheres na Ciência’. O livro ‘Mulheres na Ciência’ é um projeto de divulgação da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que pretende celebrar a ciência no feminino. O destaque são as mulheres cientistas portuguesas, que representam 45% do total de investigadores no nosso país e cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

Nuno Gonçalves fazendo a sua apresentação no 'Your thesis in 3 minutes'.

Nuno Gonçalves, aluno de doutoramento no IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, aceitou o convite da Universidade de Lisboa e rumou a Barcelona para representar a nossa universidade no concurso 'Your thesis in 3 minutes', tendo sido o grande vencedor.

Anfiteatro com pessoas

A 1.ª edição do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) aconteceu no passado dia 20 de fevereiro e foi um sucesso. Durante a manhã realizaram-se várias sessões dedicadas à temática “Preparar as cidades do Futuro”, com reflexões importantes sobre os desafios atuais e a apresentação de soluções inovadoras. No período da tarde ocorreram sessões paralelas com alumni e empresas; foram atribuídos diplomas por mérito académico e de outreach a 28 alunos do DEGGE, e também foi feito um agradecimento especial a dois professores aposentados em 2024: Pedro Miranda e Virgílio Mendes. Leia a reportagem e fique a par da opinião de quem participou no evento.

Diogo Ribeiro e Madalena Mariano dão um workshop sobre cogumelos

Diogo Ribeiro e Madalena Mariano, estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Biologia, criaram em CIÊNCIAS um projeto de cultivo e produção de cogumelos, o Dilena Fungi, com o propósito de fomentar a investigação sobre estes fungos e criar um laboratório no qual a comunidade possa aprender Biologia utilizando exemplos vivos. 

Manuel Martinho sagrou-se Tetra Campeão Universitário de Taekwondo concorrendo por CIÊNCIAS

Com pouco mais de vinte anos, Manuel Martinho já alcançou inúmeras conquistas no Taekwondo. Tem, ao todo, setenta e uma medalhas. Venceu mais de uma dezena de títulos de Campeão Nacional, sendo Penta Campeão Nacional de Seniores e Bicampeão Nacional de Sub21.

Foto de Tiago Guerreiro com anúncio do prémio

Tiago Guerreiro, investigador de CIÊNCIAS e Vice-Diretor do LASIGE - Computer Science and Engineering Research Centre, acaba de ser distinguido com o prémio ACM SIGCHI Societal Impact Award – é o primeiro português a receber este prestigiado galardão.

Banner do Dia Mundial Doenças Raras 2025.

No dia 28 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial das Doenças Raras, uma data dedicada a dar visibilidade aos desafios enfrentados por pacientes e suas famílias, que muitas vezes lidam com dificuldades no diagnóstico, tratamento e apoio emocional.

Foto de grupo dos participantes.

Na semana passada decorreu no PermaLab de CIÊNCIAS o primeiro Capacity Building Program no âmbito do projeto europeu PERMALABS.

Teresa Monteiro Fernandes

O artigo Relative regular Riemann-Hilbert correspondence II, publicado em 2023 pelo Compositio Mathematica (volume 159, n.º 7, 1413–1465), da London Mathematical Society, e da autoria de Luisa Fiorot, Teresa Monteiro Fernandes e Claude Sabbah, é um dos vencedores da edição 2025 do Frontiers of Science Award.

Inês Carvalho, alumna de CIÊNCIAS, foi à Escola Básica de Santo António em Lisboa

Inês Carvalho, alumna de CIÊNCIAS, foi à Escola Básica de Santo António em Lisboa, no dia 18 de fevereiro, explicar aos mais pequenos a importância da conservação dos cetáceos, espécies de mamíferos marinhos, em Portugal.

Foto de Filipe Duarte Santos na atribuição dos Prémios Rotary 2025.

A rede global Rotary International, através do Rotary Club Cascais Estoril, selecionou uma dezena de personalidades portuguesas para distinguir este domingo, no âmbito das comemorações do 120.º aniversário da organização. Filipe Duarte Santos, alumni e professor jubilado de CIÊNCIAS e presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), foi distinguido com este prémio, pelo trabalho desenvolvido sobre as alterações climáticas.

O Grupo de Trabalho para o Restauro da Natureza (GT-RN) é um dos órgãos criados no âmbito do recém-aprovado Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu relativo ao restauro da natureza

Alice Nunes, investigadora do CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais de CIÊNCIAS e do Laboratório associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, foi convid

Páginas