2016/Maio/17: Arquivo de correio eletrónico para docentes e investigadores
A Unidade de Informática (UI) anuncia a abertura de um serviço de arquivo de correio eletrónico, de utilização facultativa e que duplica o espaço disponível para armazenamento de mensagens.
O serviço surge aos utilizadores do Webmail (https://webmail.ciencias.ulisboa.pt) e do cliente de e-mail Outlook como uma caixa de correio adicional, onde, à semelhança da caixa de correio original, poderão ser criadas pastas e para onde poderão ser arrastadas as mensagens que se pretenda arquivar. A contabilização do espaço ocupado é independente para as 2 caixas de correio, tendo a partir de agora cada utilizador atribuídos 5Gb em cada uma das caixas.
A UI garante a mesma fiabilidade a ambas as caixas de correio. No entanto, no caso do arquivo, o tempo de recuperação de mensagens eliminadas e de acesso poderão ser um pouco maiores embora mantendo-se em níveis muito aceitáveis.
A UI está disponível para apoiar na utilização do serviço ou para qualquer outro esclarecimento, através dos contactos habituais (suporte@ciencias.ulisboa.pt) ou presencialmente.
2016/Abr/21: Wake On LAN para docentes e funcionários
A Unidade de Informática (UI) anuncia que passou a estar disponível um serviço de ativação remota (Wake on LAN) para todos os computadores pessoais de docentes e funcionários registados no site de tomadas do portal de Ciências.
Este serviço foi pensado para encorajar os utilizadores a desligar os seus computadores pessoais quando se ausentam por períodos prolongados, sem com isso comprometer o acesso aos mesmos, que passam a poder ser ligados a partir do Portal de Ciências.
O serviço de Wake on LAN é mais um incentivo à racionalização do consumo de energia em Ciências, que complementa o desligar automático dos computadores dos laboratórios que não se encontrem em uso durante a noite e que já está em vigor desde novembro de 2015.
A utilização do serviço está dependente da correta configuração do computador pessoal, pelo que se recomenda a consulta da página com instruções para o efeito (ou o contacto com a equipa de suporte da UI através do e-mail).
2016/Mar/10: Descontinuação dos servidores fc.ul.pt para leitura e envio de correio eletrónico
Tal como anunciado, a UI encerrou ontem, 9 de março, os servidores imap.fc.ul.pt, pop.fc.ul.pt e smtp.fc.ul.pt. Estes serviços continuam disponíveis respetivamente imap.ciencias.ulisboa.pt, pop.ciencias.ulisboa.pt e smtp.ciencias.ulisboa.pt. Desde há algum tempo que a UI anúncia apenas estes últimos nas instruções de configuração dos clientes de e-mail. Esta alteração não deverá por isso ter impacto para a maioria dos utilizadores, em particular, aqueles que tenham configurado recentemente o seu cliente de e-mail. Utilizadores que desde 9 de março não consigam aceder ao seu e-mail deverão consultar as páginas sobre configuração de clientes de e-mail ou contactar a equipa de suporte.
2016/Mar/03: Novo site de suporte
A UI anuncia que adotou a 23 de fevereiro um novo sistema de tratamento de pedidos. Os pedidos podem continuar a ser enviados para o endereço de correio eletrónico suporte@ciencias.ulisboa.pt. Em alternativa, os utilizadores podem aceder a https://suporte.ciencias.ulisboa.pt para consultarem o estado dos pedidos já realizados, criarem novos e acederem a informação estatística sobre a capacidade de resposta da UI.
2016/Fev/15: VPN por IKEv2
A UI anúncia que já pode ser utilizado o protocolo IKEv2 na configuração da VPN em substituição do L2TP. Este protocolo alarga o espectro de equipamentos e sistemas operativos (por exemplo, Android) disponíveis para utilização da VPN. Consulte a página de configuração da VPN
2016/Fev/05: Recrutamento de 2 bolseiros de Mérito Social
A UI vai reforçar a sua equipa de operadores com 2 bolseiros de mérito social. Para mais informações pode consultar o Edital e a página de candidatura. O prazo de candidatura encerra a 15 de fevereiro de 2016.
2015/Dez/22: Alterações no endereçamento IP dos servidores
A UI irá substituir os atuais servidores de DNS internos e Domain Controllers por novas máquinas em redes distintas pelo que poderá ser necessário proceder a algumas reconfigurações de sistemas dependentes destes serviços.