Serviço de Partilha de Ficheiros

Entrada no serviço

O serviço de armazenamento de ficheiros de Ciências, denominado Cirrus, está disponível no endereço https://cirrus.ciencias.ulisboa.pt.

Será exibida a página de autenticação. Preencha utilizando o login da FCUL - “username@fc.ul.pt” (para docentes ou funcionários) ou fcxxxx@alunos.fc.ul.pt (para alunos) e a password.

cirrus login screen
Página de autenticação no cirrus

Após autenticação, o cirrus apresenta uma página onde sugere aos utilizadores que instalem aplicações de suporte para os seus dispositivos. Estas aplicações não são necessárias para utilização do cirrus quando é utilizada a interface web pelo que a sugestão pode ser ignorada primindo no X que se encontra no topo da janela.

after cirrus login screen
Sugestão de instalação de aplicações nos dispositivos locais pelo Cirrus

A página seguinte apresenta todos os ficheiros e pastas do utilizador.

cirrus pagina principal
Listagem de ficheiros

Personalização

Para ver ou alterar as suas definições pessoais, clicar no nome do utilizador e seleccionar “personal”.

personalização página cirrus
Acesso às opções de personalização

Irá ser apresentado um ecrã com as suas informações pessoais. Poderá alterar diversos campos, nomeadamente a sua imagem de perfil e lingua utilizada e consultar o espaço ocupado e disponível.

informação pessoal cirrus
Opções de personalização

Configurar acesso à Área Pessoal

A área pessoal é apresentada como uma pasta dentro do espaço de trabalho do utilizador no Cirrus.  Para lhe aceder, será necessário configurar os parâmetros que permitam ao Cirrus identificar-se em nome do utilizador no serviço de gestão das áreas pessoais. O início do processo é feito em “External Storage”, acessível a partir da página de Personalização.

montar area pessoal cirrus
Acesso à página de configuração do acesso à área pessoal

Clicar em “Add storage” e selecionar “SMB/CIFS”

metodo de external storage cirrus
Seleção do modo de acesso à área pessoal

Após esta seleção, o cirrus torna disponível mais um conjunto de questões específicas para SMB/CIFS. Clicar em “Authentication” e selecionar “Log-in credentials, save in session”.

external storage - autenticação

Consoante seja aluno ou docente, preencher a seguinte informação:

Configurações para os utilizadores
  Alunos Docentes
Folder name Area Pessoal Area Pessoal
Host fc-fs13 fc-fs00
Share Areas Areas
Remote subfolder <username> (na forma fcNNNNN) <username>
Domain alunos.fc.ul.pt fc.ul.pt
external storage configurada
Exemplo de preenchimento de dados de configuração

O círculo verde confirma que a partir deste momento, a listagem de ficheiros apresentará uma pasta denominada "Área Pessoal" onde podem ser acedidos os conteúdos armazenados na área pessoal.

Partilha de Pastas e Ficheiros

A partilha de pastas e de ficheiros é realizada de forma semelhante. As entidades com quem os ficheiros são partilhados podem ser selecionadas:

• individualmente, indicando um ou mais utilizadores de Ciências (alunos, docentes ou funcionários)
  • em grupo, indicando um grupo de utilizadores de Ciências, criado por si ou por outro utilizador na página de gestão de grupos do portal de Ciências (disponível após autenticação)
  • de forma anónima, recebendo um endereço que pode partilhar com utilizadores que não necessitam de pertencer a Ciências;

Para configurar a partilha, comece por selecionar a pasta/ficheiro a partilhar e clicar no símbolo de partilha que surge do lado direito na linha do ficheiro.

partilha de ficheiros cirrus
Seleção do ficheiro ou pasta a partilhar

Partilha com utilizadores ou grupos

Selecione a opção "Sharing" e utilize a caixa "Share with users ou groups" para procurar os nomes de grupos ou utilizadores pretendidos.

partilha ficheiros cirrus - email
Seleção dos utilizadores a partilhar

Active as opções "can edit" e "notify by email" se pretender respetivamente que o utilizador ou grupo com que partilha o ficheiro possam editar o conteúdo do ficheiro e receber uma notificação por correio eletrónico da nova partilha.

partilha ficheiros permissão e notificação por email
Opções de configuração da partilha

Partilha Anónima

Para partilhar utilizando um endereço, obtenha o endereço começando por selecionar o ficheiro a partilhar e selecionando a opção de partilha e a opção Sharing que surge no lado direito da linha do ficheiro

ficheiro partilhado
Seleção das opções de partilha

Selecione a opção "Share link"

partilha por link
Opção de partilha por endereço

O sistema apresenta-lhe um URL que poderá ser enviado a todos aqueles com quem pretender partilhar o ficheiro. Se pretender enviar uma notificação por correio eletrónico do endereço do ficheiro, indique os endereços dos destinatários na opção "Email link to person"

enviar link a utilizador
Indicação do(s) endereço(s) de correio eletrónico para partilha

Pode ainda proteger o acesso ao ficheiro por uma password, que será solicitada a quem tentar aceder pelo endereço especificado com a opção "Password protect"

proteger acesso a ficheiro partilhado com password
Proteção por password

E associar uma data de expiração da validade da partilha, após a qual não será possível aceder ao ficheiro pelo endereço indicado na opção "Set expiration date":

ficheiro partilhado - data de validade
Definição de uma data de expiração para a partilha

Primindo "Send" os endereços indicados receberão uma mensagem com instruções para aceder ao ficheiro.