Serviço de Partilha de Ficheiros

Entrada no serviço

O serviço de armazenamento de ficheiros de Ciências, denominado Cirrus, está disponível no endereço https://cirrus.ciencias.ulisboa.pt.

Será exibida a página de autenticação. Preencha utilizando o login da FCUL - “username@fc.ul.pt” (para docentes ou funcionários) ou fcxxxx@alunos.fc.ul.pt (para alunos) e a password.

Página de autenticação no cirrus

Após autenticação, o cirrus apresenta uma página onde sugere aos utilizadores que instalem aplicações de suporte para os seus dispositivos. Estas aplicações não são necessárias para utilização do cirrus quando é utilizada a interface web pelo que a sugestão pode ser ignorada primindo no X que se encontra no topo da janela.

Sugestão de instalação de aplicações nos dispositivos locais pelo Cirrus

A página seguinte apresenta todos os ficheiros e pastas do utilizador.

Listagem de ficheiros

Personalização

Para ver ou alterar as suas definições pessoais, clicar no nome do utilizador e seleccionar “personal”.

Acesso às opções de personalização

Irá ser apresentado um ecrã com as suas informações pessoais. Poderá alterar diversos campos, nomeadamente a sua imagem de perfil e lingua utilizada e consultar o espaço ocupado e disponível.

Opções de personalização

Configurar acesso à Área Pessoal

A área pessoal é apresentada como uma pasta dentro do espaço de trabalho do utilizador no Cirrus.  Para lhe aceder, será necessário configurar os parâmetros que permitam ao Cirrus identificar-se em nome do utilizador no serviço de gestão das áreas pessoais. O início do processo é feito em “External Storage”, acessível a partir da página de Personalização.

Acesso à página de configuração do acesso à área pessoal

Clicar em “Add storage” e selecionar “SMB/CIFS”

Seleção do modo de acesso à área pessoal

Após esta seleção, o cirrus torna disponível mais um conjunto de questões específicas para SMB/CIFS. Clicar em “Authentication” e selecionar “Log-in credentials, save in session”.

Caption

Consoante seja aluno ou docente, preencher a seguinte informação:

Alunos Docentes
Configurações individuais de acesso à área pessoal
Folder name Area Pessoal Area Pessoal
Host fc-fs03 fc-fs01