Esta página pretende responder às dúvidas mais frequentes que têm vindo a surgir com a entrada em produção do novo sistema académico FénixEdu (Fénix). Irá sendo atualizada com o tempo. Caso não encontre a resposta que pretende, agradecemos que contacte a equipa de suporte ou académica (em função do tipo de problema, uma das questões abordadas mais adiante). Esta página está escrita sobretudo na perspetiva do docente.
Pode também consultar uma apresentação sobre lançamento de notas, sumários e listagens de alunos no Cirrus.
O que é o Fénix?
O FénixEdu é o novo sistema de gestão académica, que vem substituir o sistema anterior, denominado SIGES. A principal responsabilidade de um sistema académico é gerir, de forma eficiente, toda a informação relacionada com as atividades académicas da escola, incluindo por isso (mas não limitado a) cursos, planos e unidades curriculares, aulas e sumários, espaços, notas e pautas.
Porquê o Fénix?
Há 2 razões principais que justificam a adoção de um novo sistema académico:
- A integração de todas as funcionalidades académicas, que antes estavam dispersas por entre o SIGES e sistemas complementares num único sistema e com uma única interface web
- A uniformização do sistema académico em todas as escolas da ULisboa, que para já partilham apenas uma plataforma semelhante mas que no futuro se integrarão, facilitando processos inter-escolas
Fénix ou Moodle?
A questão deve ser Fénix ou Fénix+Moodle uma vez que a não utilização do sistema académico não é uma opção. Serão sempre lá que irão ser registados os sumários, as inscrições dos alunos e as classificações finais. E para tal, o Fénix define uma página para cada instância de cada Unidade Curricular ativa nesse semestre.
A dúvida coloca-se por o Fénix alargar as funcionalidades de sistema de gestão académico à gestão de conteúdos lectivos, sobrepondo-se parcialmente ao Moodle. Parcialmente porque o Fénix tem um conjunto de funcionalidades muito mais pobre que o Moodle. O Fénix apenas permite a apresentação de conteúdos estáticos (páginas e ficheiros) e a comunicação unidirecional (docentes para alunos) por e-mail e anúncios. O Moodle pelo contrário permite a submissão de trabalhos, o diálogo entre alunos e docentes, a constituição de grupos, etc.
Assim, a questão de usar ou não o Moodle resume-se ao modelo de utilização que cada docente tem com esta plataforma. Se as funcionalidades oferecidas pelo Fénix forem suficientes, talvez, não valha a pena criar uma página no Moodle, concentrando desta forma toda a atividade numa única plataforma.
O Moodle vai acabar?
Pelas razões apresentadas acima, continua a justificar-se a existência de uma plataforma Moodle em Ciências. A política atual é a de que o Moodle só será descontinuado quando nenhum docente o quiser utilizar. Até lá, mantem-se. Esta política só seria revista se viessem a surgir um conjunto de funcionalidades extra, compraráveis com as disponibilizadas pelo Moodle. Esta hipótese ainda não passou de umas pequenas discussões pelo que não se antecipa vir a ser concretizada no curto prazo.
Como é que os alunos sabem onde estão os conteúdos?
Para facilitar o acesso dos alunos aos conteúdos pedagógicos sem que tenham que memorizar em que plataforma estão alojados para cada unidade curricular, a DSI preparou um sistema que encaminha automaticamente para a plataforma indicada pelo docente. O objetivo é fazer com que os conteúdos pedagógicos de todas as unidades curriculares de Ciências passem a ser acessíveis a partir de uma mnemónica facilmente memorizável: https://<sigla>.ucs.ciencias.ulisboa.pt. Onde <sigla> é uma mnemónica representativa do nome da UC, a selecionar pelo docente e que encaminha para a plataforma a selecionar pelo docente. A seleção da sigla e da plataforma é feita após autenticação, nesta página. Importa referir que este URL (https://<sigla>.ucs.ciencias.ulisboa.pt) é apenas mais um "atalho" e não invalida os outros mecanismos de acesso. Ou seja, continua a ser possível aceder navegando nos menus do Moodle e/ou do Fénix.
Sem ser pelo endereço da questão anterior como chego às páginas da Unidade Curricular no Fénix ou no Moodle?
Pode continuar a utilizar os endereços tradicionais do Fénix ou do Moodle e navegar até chegar à unidade curricular pretendida.
Preciso de continuar a solicitar a criação de página no Moodle?
Apenas se pretender continuar a utilizar o Moodle no suporte aos seus conteúdos pedagógicos. O pedido realiza-se no mesmo local e com a mesma indicação explícita de pedido de importação do ano anterior.
Preciso de solicitar a criação de página no Fénix?
Não. Essa página irá sempre existir, em resultado de a unidade curricular fazer parte do sistema académico.
Como posso adicionar conteúdos no Fénix?
Ver as instruções do documento divulgado anteriormente por email da direção e reproduzido aqui.
Será possível migrar os conteúdos no Fénix de um ano para o outro?
Essa opção está disponível nos menus do Fénix mas ainda não foi possível testar.
Como posso reorganizar (alterar a ordem) das secções que criei?
Pode-se arrastar as secções na árvore que surge no lado esquerdo da página de criação e edição de secções para o local pretendido.
Como posso definir restrições de acesso aos conteúdos que coloco no Fénix?
Selecionando a opção adequada da lista na ligação "Permissões" que surge junto ao título enquanto se cria ou edita a página (no Fénix designada por secção). A visibilidade da página é ainda filtrada pelo botão "Visível" que surge no fundo da zona de edição.
Posso definir restrições de acesso distintas para as secções e para os ficheiros que associo às secções?
Sim. As permissões da página têm precedência sobre as dos ficheiros. Ou seja, o ficheiro só é apresentado ao utilizador se o utilizador tiver permissão para ver a página. Mas o utilizador pode ver a indicação da existência do ficheiro mas não lhe ser permitido obter o ficheiro.
Como posso comunicar com os alunos utilizando o Fénix?
Existem 2 mecanismos: a página de anúncios (equivalente ao forum de notícias do moodle mas sem enviar mensagem de correio eletrónico para os alunos) e o envio de email, acessível a partir da listagem de alunos e onde se pode filtrar os alunos por diversos critérios, não sendo possível em nenhum dos casos enviar anexos.
Se tiver página no Moodle posso comunicar com os alunos utilizando o Fénix?
Sim. Os sistemas são independentes a menos da listagem de alunos que o Moodle extrai do Fénix.
Posso editar os restantes conteúdos (sinopse) que surgem na página da UC (objetivos, bibliografia, regras de avaliação)?
Essa é informação oficial que consta da ficha da Unidade Curricular. O acesso aos docentes está atrasado mas irá ser facilitado logo que possível.
Como posso consultar listagens de alunos inscritos em cursos/unidades curriculares/departamentos?
Está previsto facultar essa informação aos responsáveis mas essa funcionalidade ainda se encontra em desenvolvimento.
Porque é que o Portal deixou de ter alguns conteúdos (listas de UCs, horários, sumários, etc.) atualizados?
Porque essas páginas faziam parte dos subsistemas integrados com o SIGES (ver questões acima). Ou seja, alguns desses dados eram lidos diretamente do SIGES enquanto outros eram geridos internamente apesar de fazerem parte do leque da "informação académica". Deixando o SIGES de ter informação atualizada, deixa de ser possível ler e apresentar essa informação. Uma vez que o Fénix dispõe de interfaces adequadas para apresentar essa informação, não há planos para voltar a repôr esses dados no portal e a versão atual será eliminada em breve.
Porque é que o Portal e o Moodle deixaram de permitir o lançamento e consulta de sumários?
Os sumários são um dos exemplos de informação de foro académica que no passado não estava a ser gerido pelo SIGES. Existindo suporte adequado no Fénix não faz sentido manter a gestão dessa informação fora deste sistema.
Como posso lançar sumários?
Acedendo à informação da disciplina (unidade curricular no Fénix) existe uma página para lançamento de sumários. A opção de lançamento para cada aula planeada fica disponível automaticamente após a data da aula. O lançamento de sumários de aulas extraordinárias está permanentemente disponível numa ligação (Inserir novo sumário) existente ao longo do texto introdutório da página.
Posso lançar as notas no Moodle?
As notas publicadas no Moodle não têm validade oficial nem são copiadas para o Fénix. O lançamento terá sempre que ser feito no Fénix.
O horário apresentado pelo Fénix para a minha unidade curricular não está correto/está vazio. O que fazer?
Tenha em atenção que o Fénix tem um calendário "diário", não semanal para as unidades curriculares. Ou seja, é apresentada a lista de aulas por exemplo para a 2ª feira, 13 de fevereiro, não para "todas as 2ªs feiras do semestre". Se estiver a visualizar uma semana em que não há aulas, é natural que a listagem esteja vazia. Pode navegar para outra data para confirmar que o calendário está bem definido. Se ainda assim as aulas não surgirem, deverá contactar o Gabinete de Organização Pedagógica (GOP) para regularizar a situação.
O aluno garante-me que se inscreveu mas não surge na listagem de alunos do Fénix, o que fazer?
O Fénix é o repositório oficial de informação académica. Se não surge no Fénix, então não está oficialmente inscrito. O aluno deverá contactar a secretaria académica para regularizar a inscrição.
O aluno está listado no Fénix mas não no Moodle, o que fazer?
O Moodle contacta diariamente o Fénix para obter novas inscrições. Se a inscrição no Fénix foi realizada no próprio dia, é natural que o Moodle ainda não saiba. Se a inscrição já existe no Fénix há mais tempo, então deverá contactar a DSI (suporte@ciencias.ulisboa.pt).
Sou docente mas o Fénix não me apresenta o marcador "Docente" no topo da página. Quem devo contactar?
Deverá contactar o Gabinete de Organização Pedagógica (gop) para resolver o problema.
A Unidade Curricular _____ não me surge na listagem apesar de eu a lecionar. Quem devo contactar?
Este é um problema dos registos inseridos no Fénix. Deverá contactar o Gabinete de Organização Pedagógica (gop).
O Fénix apresenta erros estranhos, ou não me apresenta a mesma informação que aos meus colegas. O que fazer?
O Fénix é incompatível com os navegadores (browsers) Microsoft Internet Explorer e Microsoft Edge. Se for esse o browser que está a utilizar, deverá utilizar outro. Se não for, considere uma das opções seguintes.
O Fénix dá erro quando tento ______ . Quem devo contactar?
A DSI (suporte@ciencias.ulisboa.pt) é o ponto de contacto para mediar a resolução de problemas junto da empresa responsável pelo desenvolvimento e instalação do Fénix em Ciências.
O Fénix devia fazer _____ . Quem devo contactar para apresentar sugestões?
As sugestões podem e devem ser encaminhadas para a DSI (suporte@ciencias.ulisboa.pt). No entanto, chama-se a atenção de que o Fénix não foi desenvolvido pela DSI. A DSI compromete-se contudo a fazer uma análise das sugestões recebidas.