O que fazer para ter uma conta de e-mail? Todas as contas de utilizador de Ciências têm um endereço de correio eletrónico. Caso não tenha uma conta, poderá criar uma.
O que fazer para criar uma conta de e-mail institucional?
As contas de e-mail institucionais, destinam ao uso por uma entidade, tal como secretarias de departamentos, conferências, correio geral para uma unidade. Têm um procedimento de criação ligeiramente diferente de uma conta de correio normal. Estas contas necessitam de ter associado um responsável, que faz a gestão dos acessos a esta conta, indicando quem pode ter acesso às mensagens recebidas através dela. Como tal apenas podem ser criadas a partir da conta de um utilizador já registado.
Será que posso ler o meu e-mail a partir de casa?
Pode usar webmail ou configurar o cliente de e-mail.
Como ter um alias de e-mail?
Um “alias” de e-mail consiste num endereço “mais amigável”, que permite substituir o seu username como endereço de e-mail, que por vezes, é complicado e pouco intuitivo devido às regras impostas ao proprietário. Pode fazê-lo através da sua página pessoal no Portal de Ciências.
Como encaminhar o seu e-mail para outro endereço eletrónico?
Pode configurar essa opção no seu perfil a partir do Portal de Ciências. Para tal aceda à página de configuração do correio eletrónico e indique o endereço para o qual pretende encaminhar na opção adequada. Tenha em atenção a necessidade de assegurar que o envio das suas mensagens para Ciências é feito com o seu endereço institucional, tal como discutido acima.
Qual é a diferença entre os protocolos de e-mail IMAP, POP3 e MAPI?
Os protocolos de leitura de correio eletrónico (e-mail) disponíveis para a Faculdade de Ciências são: o POP3 – Post Office Protocol, IMAP e o Exchange. O primeiro transfere o e-mail do servidor para um único computador. Após essa transferência, o e-mail é apagado do servidor e a ligação entre o servidor de e-mail e o computador é fechada. Mas existe uma opção no cliente de e-mail que permite, usando o POP3, que as mensagens não sejam apagadas (Leave messages in Server).
O IMAP é um protocolo que usa um modelo cliente-servidor, no qual o seu programa de e-mail é um cliente que interage através de uma sessão de correio com a inbox num computador conhecido como servidor de e-mail.
O protocolo MAPI, denominado informalmente como "protocolo Exchange", funciona de forma análoga ao POP3 (possibilidade de deixar cópia no servidor), e permite maximizar as funcionalidades do servidor (MS Exchange). Este protocolo permite-lhe aceder no webmail, não só ao seu e-mail, mas também aceder à Global Address List, contactos próprios, Public Folders, Calendário e agenda, regras, etc, todas as funcionalidades disponíveis num cliente de mail como o Outlook. Para utilizar este protocolo terá que ter um cliente de correio eletrónico que o suporte. Os clientes da Microsoft, tais como o Outlook e Outlook Express suportam este protocolo, qualquer outro cliente de e-mail poderá necessitar de um update.
Vantagens do POP3: (i) Uso reduzido de tempo de ligação; (ii) Uso reduzido de recursos do servidor.
Vantagens do IMAP: (i) Permite coerência das caixas de correio em caso de ler o e-mail em diversos computadores; (ii) Mais rápido no início pois apenas os cabeçalhos são transferidos inicialmente; (iii) Otimização para ligações de baixas velocidades; (iv) Melhor capacidade para suportar mensagens muito grandes.
Vantagens do MAPI: (i) Mesmas funcionalidades do cliente de mail no webmail; (ii) Aceder a todos os contactos, pessoais e Global Address List
Como configurar um cliente de e-mail?
Veja as configurações de acordo com o protocolo/cliente de e-mail utilizado.
Como criar regras para mover o spam num cliente de e-mail?
Veja como criar regras aqui
Porque recebo mails devolvidos que não enviei?
Habitualmente os spammers/vírus forjam o endereço do remetente para tentar ocultar a verdadeira origem e não serem detetados tão facilmente. Muito provavelmente o seu endereço terá sido vítima de um destes ataques. Não é possível evitar este comportamento uma vez que todo o processo de envio é alheio à infraestrutura de Ciências.
Porque obtenho uma mensagem de serviço condicionado quando tento aceder ao webmail?
O acesso ao webmail através de endereços externos (internacionais) foi condicionado. Para poder aceder ao mesmo é necessário que utilize a VPN (poderá consultar mais informações aqui).