Ciências na Futurália 2014

GCIC-FCUL e UA-FCUL

Pela 7.ª vez, Ciências marcou presença na maior feira de educação e formação que se realiza em Portugal e que atrai todos os anos milhares de alunos, professores e famílias – a Futurália.

Num stand com mais de 300 m2, pela primeira vez depois da fusão da nova ULisboa, Ciências participou em conjunto com 15 das 18 escolas da Universidade.

Durante quatro dias, a Faculdade de Ciências recebeu quem a visitou com experiências ao vivo, distribuição de brochuras sobre as licenciaturas, mestrados integrados, cursos de pós-graduação e a oferta de alguns brindes.


Fonte: GCIC-FCUL e UA-FCUL
Legenda: Muitos dos alunos chegam sem saber que opção fazer, outros com dúvidas entre uma ou outra área e há ainda os que chegam com um rumo definido, querendo esclarecer os últimos pormenores

A troca de informações foi constante. Uma vez mais, as dúvidas e as curiosidades dos estudantes, professores, encarregados de educação e psicólogos foram esclarecidas por docentes, alunos, investigadores e funcionários de Ciências.

Isabel Ferreirim, professora do Departamento de Matemática de Ciências, pela 6.ª vez na Futurália, deu conta da sua experiência: “eu divirto-me! É muito interessante contactar com as pessoas diretamente, tentar explicar-lhes os objetivos do curso” e contou como dá a volta ao “problema matemático” que por vezes se impõe: “numa turma, face à Matemática, em geral, há sempre um ou dois alunos que estão entusiasmados e os outros que tentam fugir. Em tempos de crise, tenho sempre o prazer de lhes dizer que a formação em Matemática abre portas e dá uma preparação mental para muitas possibilidades: há pessoas com licenciaturas em Matemática a trabalhar em diversas empresas, há também a vertente do ensino, a da investigação. As pessoas que realmente são boas e gostam do que fazem conseguem ultrapassar barreiras. O que é importante quando se escolhe um curso é que o estudante goste da área”.


Fonte: GCIC-FCUL e UA-FCUL
Legenda: No total, contabilizaram-se 64.082 visitantes, entre estudantes, recém-licenciados e profissionais, uma subida de 19% face à edição anterior

Tiago Afonso e João Batalha, alunos do 1.º e 2.º ano do curso de Ciências da Saúde, foram monitores no evento. Sobre a sua presença no certame, relataram que deram: “informações sobre o plano curricular, saídas profissionais, média do último colocado, entre outras”, acrescentando que “os estudantes que nos visitam, na maioria raparigas, perguntam qual a diferença entre esta licenciatura e a de área da Medicina e quais as suas saídas profissionais”.


Fonte: GCIC-FCUL e UA-FCUL
GCIC-FCUL: Todos os departamentos da FCUL estiveram representados nesta Feira de Ensino. Pequenos e graúdos tiveram contacto com parte da realidade de Ciências

Muitos dos alunos chegam sem saber que opção fazer, outros com dúvidas entre uma ou outra área e há ainda os que chegam com um rumo definido, querendo esclarecer os últimos pormenores.

Em 2013, Ciências recebeu na sua banca o aluno José Rosa. Chegou com perguntas, muitas, e com uma única certeza: a de que não sabia que escolha fazer. Em 2014, o aluno esteve novamente na Futurália e na banca de Ciências. Desta vez, como monitor e muitas certezas: “Escolhi o curso de Biologia por ser o curso mais amplo, gostei particularmente da FCUL porque temos opções no 3.º ano, podemos optar por uma especialização ao nosso gosto. Foi uma decisão muito bem tomada, demorei muito tempo a analisar todos os cursos deste país, um ano sempre a pesquisar, a analisar e comparar. Até que cheguei à conclusão que era este curso e mais nenhum. Era este! Agora é para a frente!”.


Fonte: GCIC-FCUL  e UA-FCUL
Legenda: José Rosa esteve, em 2013, na banca de Ciências na Futurália para esclarecer as suas dúvidas. Em 2014, José esteve na banca de Biologia, enquanto aluno de Ciências, a informar os estudantes

De estudante à procura de um rumo, José Rosa passou a ser monitor de Ciências. Nesta edição da Futurália, o aluno deu conta da importância da sua tarefa: “este ano gostava de ajudar outras pessoas que passaram pelo período de indecisão que eu passei. Estou aqui para ajudar a decidir, quero facilitar-lhes as suas decisões”.

Para a professora do Departamento de Química e Bioquímica, Ana Paula Carvalho, que esteve acompanhada por cerca de 20 monitores voluntários, os alunos de Ciências a prestar informações são fundamentais pois “falam com os futuros colegas de uma maneira diferente, mais próxima, de igual para igual”, acrescentando que este ano, “as perguntas que nos têm feito são mais direcionadas, esclarecidas”. Por essa razão, a prodefessora despediu-se de alguns candidatos com um “até setembro”. “Fiquei convencida de que muitos deles estavam mesmo muito interessados e já muito esclarecidos”, conclui Ana Paula Carvalho.

Empenhados em traçar um rumo frutuoso para os mais novos, foram vários os pais, professores e psicólogos que acompanharam os estudantes e ficaram elucidados depois de conversar com os profissionais de Ciências.


Fonte: GCIC-FCUL e UA-FCUL
Legenda: Professores e alunos trabalham em conjunto para levar Ciências aos visitantes da Futurália

Catarina Conceição, aluna do 11.º na área das Ciências e Tecnologias, passou pela feira, acompanhada pelo pai, para recolher informações já que está indecisa entre a área da Biologia, da Matemática e da Química: “Vim para ficar mais esclarecida sobre as diferentes áreas. Ando um pouco confusa… Quero estar mais informada. As informações aqui dadas vão ser importantes!”.

Para o pai de Catarina, Luís Conceição, o contacto direto com as faculdades é importante porque “esta é uma fase muito importante da vida dela, se calhar a fase mais importante já que é necessário formar uma decisão esclarecida e informada. Aqui entendo que se faz um primeiro contacto, depois há mais informações que são complementadas no site. Esta passagem serve certamente para ela começar a delinear um caminho, o azimute, para depois poder investigar de forma mais aprofundada em casa”.

Vanessa Alves, aluna do 12.º ano da Escola Secundária de Caneças, também passou por Ciências acompanhada pela mãe e explicou o porquê da visita: “vim porque estou muito indecisa quanto à minha escolha. Vim à banca da Faculdade tirar dúvidas como o que se dá nas aulas da licenciatura de Biologia e que saídas profissionais existem depois do curso. Estou muito mais esclarecida em relação ao curso”.


Fonte: GCIC-FCUL e UA-FCUL
Legenda: Durante quatro dias, a Faculdade de Ciências recebeu quem a visitou com diversas experiências ao vivo

Este ano, nesta feira de ensino e orientação profissional estiveram, de acordo com a organização do evento, “cerca de 400 entidades, instituições e organismos públicos e privados, ligados ao sector do ensino e emprego”. No total, contabilizaram-se 64.082 visitantes, entre estudantes, recém-licenciados e profissionais, uma subida de 19% face à edição anterior que registou 54.337 visitantes. Entre os visitantes da 7.ª edição da Futurália, 28.529 chegaram através de visitas de estudo promovidas por diferentes escolas de norte a sul do país.

Alzira Ferreira, responsável da Futurália, fez o balanço do evento: “nesta 7.ª edição da Futurália, cumprimos os objetivos de crescimento a que nos propusemos graças a uma aposta na qualidade e diversidade das propostas educativas e formativas apresentadas no evento mas também no reforço do sector “Study Abroad” com a representação de mais instituições e universidades estrangeiras”.

A AIP – Feiras Congressos e Eventos encontra-se já a preparar a próxima edição da Futurália, que decorrerá em março de 2015.

Para ficar a par de alguns dos momentos que marcaram a passagem de Ciências pela Futurália em 2014, visite o álbum fotográfico do evento no Facebook da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Boas descobertas!


Fonte: GCIC-FCUL e UA-FCUL
Legenda: A mascote do Departamento de Geologia de Ciências recebeu com entusiasmo todos os que passaram pelo stand da FCUL. "Até para o ano, com Ciências!", despede-se o Geodino

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pedro Matos Soares, Angelina Bushenkova e Gil Lemos (fundadores da Phair Earth)

A empresa liderada pelo professor Pedro Matos Soares vai combinar modelos climáticos globais, dados locais e Inteligência Artificial para apresentar projeções que indicam efeitos negativos das alterações climáticas.

O professor Federico Herrera e a professora Manuela M. Pereira posam junto ao roll-up da iniciativa

O evento, intitulado “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Inteletuais e desenvolvimentais”, foi organizado pela Associação Pais 21, em colaboração com dois professores da Faculdade de Ciências da ULisboa (CIÊNCIAS), Manuela Pereira e Federico Herrera.

Painel de participantes na conferência

Decorreu entre 3 e 6 de junho de 2025, em Nice, o congresso internacional “One Ocean Science Congress” (OOS2025), um Evento Especial dedicado à Ciência da terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (

Sara Magalhães é professora de CIÊNCIAS

Sara Magalhães, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais na (CE3C), vai assumir a presidência da ESEB até 2029

Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos distinguem investigadores de CIÊNCIAS

O Pavilhão de Portugal acolheu a 25 de junho a Cerimónia de Entrega da edição de 2025 dos Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, nos quais foram distinguidos um total de 10 investigadores da Faculdade de Ci

Pages