Ciências ULisboa é membro fundador

CCDesert

cedida por Município de Alcoutim

Entre os projetos já desenvolvidos pelo cE3c há, por exemplo, o AdaptForChange (coordenado pelo eChanges e CCIAM) sobre o reflorestamento de áreas semiáridas em Portugal, “Portugal adapts forest management to global change scenarios in drylands”, que foi notícia no sítio My Clymate Services através da entrevista de Alice Nunes, investigadora pós doutorada no grupo eChanges do cE3c. No site Drylands Ecology, Desertification & Climate Change Adaptation é possível ficar a conhecer outros trabalhos desenvolvidos pelos investigadores do cE3c na área da desertificação.

O Centro de Competências na Luta contra a Desertificação (CCDesert) teve a primeira Assembleia Geral em agosto passado, na qual foram eleitos e tomaram posse os respetivos órgãos de gestão. O Centro visa promover o desenvolvimento e a sustentabilidade do combate à desertificação e Ciências ULisboa é um dos membros fundadores, através do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) e do Instituto Dom Luiz (IDL).

Aquando a criação do CCDESERT pelo Governo este verão, Cristina Máguas, professora do Departamento de Biologia Vegetal (DBV) de Ciências ULisboa e coordenadora do cE3c, redigiu uma declaração de manifestação de interesse: “O cE3c tem desenvolvido não só atividade científica relevante nas áreas da Ecologia, indicadores de aridez e desertificação, alterações climáticas e restauração de áreas degradadas e desertificadas ao nível nacional e internacional, mas também na mitigação e adaptação das comunidades locais, ecossistemas e dos agentes económicos através de parcerias estratégicas com municípios e outros stakeholders envolvidos nas áreas sujeitas ao fenómeno da desertificação, providenciando soluções técnicas e inovadoras”.

Cristina Branquinho e Paula Matos, investigadora no eChanges do cE3c, propuseram a utilização dos líquenes como um novo indicador ecológico global para seguir as mudanças nas alterações climáticas em áreas desertificadas, durante uma das sessões do 12.º Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, decorrido em Nova Iorque entre 1 e 5 de maio de 2017, tal como noticiado na época.

Os parceiros deste projeto – 37 entidades entre as quais universidades, municípios, empresas, organismos públicos e associações de produtores e desenvolvimento local -, irão produzir recomendações e informações atualizadas para os agricultores e as diferentes entidades que são gestoras do território e da paisagem, como é caso de Cristina Branquinho, professora do DBV Ciências ULisboa e investigadora no grupo Ecology of Environmental Change (eChanges) do cE3c e de André Vizinho, investigador do grupo Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling (CCIAM) do cE3c desde 2012.

“O combate à desertificação é uma área transversal porque inclui conhecimentos de várias dimensões, desde o nível dos solos ao nível do clima, do comportamento das espécies, dos ecossistemas, entre outros. Integrar todas as dimensões é um desafio científico porque implica não só conhecer muito sobre cada uma destas dimensões como integrar todo este conhecimento para conseguir ter uma ação concreta no território”, comenta André Vizinho. Para o investigador a comunidade académica e científica tem de fazer permanentemente o esforço de traduzir o seu conhecimento para a sua utilidade no território.“Este envolvimento mostra não só a nossa motivação como a nossa capacidade de articulação institucional e de gerar conhecimento e colocar esse conhecimento ao serviço da sociedade”, acrescenta.

O CCDesert irá ficar sediado em Alcoutim, no distrito de Faro, uma das regiões mais vulneráveis à desertificação e às alterações climáticas em Portugal. Contudo, o seu trabalho estende-se às áreas suscetíveis à desertificação ao longo de todo o país.

Raquel Salgueira Póvoas, Área de Comunicação e Imagem de Ciências ULisboa com cE3c

Lusovenator, a nova espécie pertence ao grupo dos carcharodontossáurios - dinossáurios carnívoros, alguns dos maiores predadores do planeta Terra. A sua descoberta mostra que estes dinossáurios estavam presentes no hemisfério norte 20 milhões de anos antes do que indicava o registo conhecido. A descrição do Lusovenator acaba de ser publicada na conceituada revista científica Journal of Vertebrate Paleontology. O estudo foi liderado por Elisabete Malafaia, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), polo da Ciências ULisboa.

O Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) 2020 inclui 56 infraestruturas. Ciências ULisboa coordena a CoastNet, a PORTULAN CLARIN e a RNEM, integrando ainda outras sete infraestruturas.

A fase de implementação da Rede Portuguesa de Monitorização Costeira (CoastNet) terminou recentemente, segundo comunicado de imprensa emitido pela Faculdade recentemente. A apresentação pública da CoastNet coordenada por José Lino Costa, professor do Departamento de Biologia Animal da Ciências ULisboa, acontece a 7 de julho, num evento a decorrer por videoconferência.

"Estudar em tempos da COVID-19 é novo e exigente. No entanto, temos recursos para tomar as rédeas, mesmo numa situação desta dimensão, e retomar o controlo", escreve Madalena Pintão, estagiária académica do GAPsi Ciências ULisboa. Conheça as suas sugestões...

"Independentemente das soluções adotadas, a crise sanitária da COVID-19 vem inequivocamente demonstrar que a Bioética, para além de uma vertente mais teórica e fundamental, tem uma vertente prática que atua no terreno e dá um contributo importante para a estabilização do funcionamento dos sistemas de saúde." Opinião de Jorge Marques da Silva, professor do Departamento de Biologia Vegetal da Ciências ULisboa e investigador do polo da Faculdade do BioISI.

O Centro de Testes da Ciências ULisboa atualmente inteiramente dedicado à investigação, diagnóstico e rastreio do SARS-CoV-2 e suas variantes começou a sua atividade a 1 de maio, tendo já realizado mais de mil testes de diagnóstico à COVID-19, com a ajuda de cerca de 50 voluntários, sendo que mais de 300 pessoas manifestaram interesse em colaborar voluntariamente nesta nova infraestrutura da Faculdade.

A Delox foi distinguida recentemente com o Born from Knowledge (BfK) Awards no âmbito do protótipo de uma câmara de descontaminação transportável, que permitirá reutilizar máscaras respiratórias e que está a desenvolver em parceria com o Exército Português. A propósito desta distinção entrevistamos um dos fundadores da spin-off fundada há cerca de dois anos – Fernando Antunes, professor do DQB e investigador do polo da Faculdade do CQE.

"Estar em casa, da forma como se tem estado, pode surgir como o 'único lugar' seguro, dando uma forte sensação de proteção. Em oposição, a ideia de sair torna-se ameaçadora. Esta é uma ideia que é preciso cuidar, para que não se torne avassaladora e angustiante no processo de retomar, no encontro entre o 'mundo cá dentro' e o 'mundo lá fora'", escreve a psicóloga Andreia Santos.

"Neste exercício permanente de experimentar será que ganhamos uma impressão do que é uma Teoria Geral da Complexidade?" Mais um ensaio "No Campus com Helder Coelho", em destaque no Dia Nacional dos Cientistas.

“A nossa Faculdade tem uma oferta vasta, diversificada e de enorme qualidade”, diz Fernanda Oliveira, subdiretora da Faculdade em comunicado de imprensa emitido recentemente a propósito dos dias virtuais que têm como público alvo sobretudo candidatos ao ensino superior e que acontecem nos dias 21 de maio e 3 de junho de 2020.