Opinião

Current state: estudante em tempos da COVID-19

#COVID19 #EuFicoEmCasa

Papel e caneta, num ato de estudo

Quando estiveres a estudar, evita estímulos distratores para um maior foco, aumentando a qualidade do estudo. Estar ocupado é diferente de estar concentrado. Dica: deixa o telemóvel noutra divisão

unsplash - Green Chameleon
Madalena Pintão
Madalena Pintão
Imagem cedida por MP

Agora que se inicia a época de exames, enquanto o confinamento se mantém recomendado, várias alterações aos métodos habituais de estudo tomam o seu lugar.

Dentro do que o confinamento nos trouxe, podemos ver a liberdade de tempo como um ponto positivo à restrição à nossa casa, permitindo uma pausa dos transportes e dos passos ao café mais próximo. Podemos, então, encontrar uma oportunidade em despender o nosso tempo de outra forma. Esta liberdade, no entanto, não se traduz apenas em benefícios. Junto desta, surgem dificuldades: o facto de os compromissos e os marcadores temporais e espaciais (por exemplo, estudar com a Maria às 15h00 na biblioteca) terem de ser adaptados à nossa própria gestão e ao espaço do nosso lar; o facto de os estímulos distratores, como o sofá e a boa da televisão, estarem à nossa disposição; e a mudança da companhia presencial para a “companhia virtual”, que por ser de constante acesso também pode contar como uma maior distração.

Por outro lado, a liberdade pode também exercer uma maior pressão em nós para sermos produtivos durante mais tempo, o que, quando não contemplado, pode dar aso a frustração, desânimo e culpa.

Estudar em tempos da COVID-19 é novo e exigente. No entanto, temos recursos para tomar as rédeas, mesmo numa situação desta dimensão, e retomar o controlo.

Algumas sugestões…

  • Seguir o teu período de maior produtividade, quer seja de manhã, tarde ou noite. Não há uma resposta correta quanto ao período ideal de estudo;
  • Planear o tempo de estudo considerando pausas e momentos de lazer;
  • Dividir o estudo em pequenas tarefas. Experimenta fazer uma “to do list” logo à 2ª feira com tudo o que tens de estudar e divide pelos dias da semana;
  • Fazer uma planificação realista do estudo. No início de cada dia, revê a lista que fizeste e reajusta o plano. Assim, se te levantares mais tarde que o esperado, podes adaptar o resto do dia sem sentir que começaste em desvantagem. A ideia é ter algo estruturante, não deixando de lado o seu caráter flexível;
  • Não te esqueças de fazer um “check” em cada tarefa feita. A ideia de concretização é um ótimo motor para alimentar a motivação;
  • Estabelecer um marcador espacial: criar um espaço cujo único propósito é o de estudo;
  • Distinguir quantidade de qualidade: quando estiveres a estudar, evita estímulos distratores para um maior foco, aumentando a qualidade do estudo. Estar ocupado é diferente de estar concentrado. Dica: deixa o telemóvel noutra divisão ou, se não te sentires confortável ou não for possível, deixa-o o mais longe possível;
  • Envolver o contacto social: marcar horas de esclarecimento com colegas, por exemplo.
Madalena Pintão, Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante do segundo ano da licenciatura em Engenharia Biomédica e Biofísica de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre, realizado nos dias 25 e 26 de maio em Beja.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Inês Ventura

Inês Ventura, a desenvolver o seu doutoramento no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa alcança a 260ª posição no QS World University Rankings (SUR) 2025, tornando-se na universidade portuguesa mais bem classificada neste ranking.

Signatários do acordo

Dia 5 de junho foi assinado o acordo para a construção do espectrógrafo ANDES (ArmazoNes high Dispersion Echelle Spectrograph – Espectrógrafo Echelle de alta dispersão do Armazones), entre o Observatório Europeu do Sul (

 Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, e David Gonçalves, Dean do Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ) assinam acordo sentados a uma mesa

CIÊNCIAS assinou no dia 5 de junho um acordo de cooperação com o Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ), com vista à cooperação científica em várias áreas de interesse comum.

Equipa do projeto 'Ciências em Harmonia'

Esta terça-feira, 28 de maio, o projeto ‘Ciências em Harmonia’ assinalou o seu primeiro ano de atividades: um marco comemorado com um convívio informal com a comunidade, que

António Branco

António Branco, docente do Departamento de Informática de CIÊNCIAS, foi um dos oradores convidados da conferência que

Sabemos que no futuro um sismo de magnitude significativa voltará a atingir Lisboa. Não sabemos é quando. E se o pudéssemos prever? E se existisse uma probabilidade forte de ser já em 2027?

Ana Santos, finalista 3MT ULisboa

Ao longo dos próximos dias, daremos a conhecer os quatro finalistas de CIÊNCIAS que irão participar na final da competição

Painel e sessão de Perguntas & Respostas | Estreia de documentário

Perto de 120 pessoas assistiram este sábado, 25 de maio, à estreia do documentário ‘O que se esconde na luz? A ciência da missão espacial Euclid’, produzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Investigadores do Instituto Dom Luiz, de CIÊNCIAS, instalaram um sismómetro na Escola Básica Professor Delfim Santos, que se encontra a menos de um quilómetro do Estádio da Luz, em Lisboa, onde vão ter lugar os concertos.

Banner Bênção de Finalistas & Queima das Fitas 2024

Este fim de semana a Alameda da Universidade de Lisboa vai voltar a encher-se de finalistas de CIÊNCIAS e de tantas outras faculdades e universidades. A cerimónia de Bênção de Finalistas decorre amanhã dia 25 de maio, a partir das 11h30.

 

Páginas