Pormenor do Estudo em fio dos Painéis de São Vicente, por Almada Negreiros (1950)
Almada Negreiros, figura maior da cultura portuguesa do século XX, é conhecido por ter desenvolvido trabalho em variadíssimas áreas artísticas. No final da sua carreira, produziu várias obras que se enquadram no abstracionismo geométrico, sendo a última delas o monumental painel “Começar”.
Este interesse pela geometria começou, porém, no início do século, nos anos 20, quando Almada se dedicou a análise geométricas dos Painéis de São Vicente. Este estudo alargou-se depois a outras obras de arte, de outros períodos artísticos e de proveniência variada, tendo voltado ao estudo dos Painéis por volta do início dos anos 50.
No momento presente, que marca os 50 anos da morte do autor, bem como o restauro dos Painéis de São Vicente, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e o Mosteiro da Batalha apresentam duas exposições, com obras inéditas de Almada, relativas aos seus estudos geométricos dos Painéis. Uma das obras expostas no MNAA, o “Estudo em fio dos Painéis de São Vicente” (ver figura), foi minuciosamente restaurada especialmente para esta ocasião pelo Instituto José de Figueiredo.
A exposição do Mosteiro da Batalha, com início marcado para o próximo dia 21 de novembro, apresentará uma reprodução in situ e em tamanho natural da proposta de um retábulo imaginado por Almada, incluindo os Painéis de São Vicente, que, segundo o autor, teria sido pensado para a Capela do Fundador deste mosteiro.
Esta é assim uma excelente ocasião para conhecer estas propostas de Almada, que se materializaram não só em desenhos e estudos, mas também em notáveis obras de arte.