Crónicas em Ciências

Abstracionismo geométrico

Pormenor do Estudo em fio dos Painéis de São Vicente, por Almada Negreiros (1950)

Pormenor do Estudo em fio dos Painéis de São Vicente, por Almada Negreiros (1950)

museudearteantiga.pt/exposicoes/almada-negreiros-e-os-paineis
Pedro Freitas
Pedro Freitas
Imagem cedida por PF

Almada Negreiros, figura maior da cultura portuguesa do século XX, é conhecido por ter desenvolvido trabalho em variadíssimas áreas artísticas. No final da sua carreira, produziu várias obras que se enquadram no abstracionismo geométrico, sendo a última delas o monumental painel “Começar”.

Este interesse pela geometria começou, porém, no início do século, nos anos 20, quando Almada se dedicou a análise geométricas dos Painéis de São Vicente. Este estudo alargou-se depois a outras obras de arte, de outros períodos artísticos e de proveniência variada, tendo voltado ao estudo dos Painéis por volta do início dos anos 50.

No momento presente, que marca os 50 anos da morte do autor, bem como o restauro dos Painéis de São Vicente, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e o Mosteiro da Batalha apresentam duas exposições, com obras inéditas de Almada, relativas aos seus estudos geométricos dos Painéis. Uma das obras expostas no MNAA, o “Estudo em fio dos Painéis de São Vicente” (ver figura), foi minuciosamente restaurada especialmente para esta ocasião pelo Instituto José de Figueiredo.

Estudo em fio dos Painéis de São Vicente, por Almada Negreiros (1950).  Créditos: Ana Baião (expresso)
Estudo em fio dos Painéis de São Vicente, por Almada Negreiros (1950)
Fonte Expresso | Ana Baião

A exposição do Mosteiro da Batalha, com início marcado para o próximo dia 21 de novembro, apresentará uma reprodução in situ e em tamanho natural da proposta de um retábulo imaginado por Almada, incluindo os Painéis de São Vicente, que, segundo o autor, teria sido pensado para a Capela do Fundador deste mosteiro.

Esta é assim uma excelente ocasião para conhecer estas propostas de Almada, que se materializaram não só em desenhos e estudos, mas também em notáveis obras de arte.

Nota de redação: A exposição "Almada Negreiros e os Painéis" é comissariada por Pedro Freitas e Simão Palmeirim.

Pedro Freitas, DHFC e CIUHCT Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt