WBME

Workshop on BioMedical Engineering:
Onde a Tecnologia encontra a Medicina

Foto de grupo da organização do evento
DCI

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Vivemos tempos em que a Saúde é uma prioridade e em que as inovações na Medicina são sempre aguardadas com enorme expectativa, o que se pode explicar com as exigências da sociedade em resposta aos problemas da atualidade. É, em muito por isto, que, hoje em dia, se procuram soluções económicas, fiáveis, portáveis e com resultados cada vez mais independentes do utilizador. Está em voga, nesta abordagem, a Medicina 5 P’s: preditiva (capaz de antever a evolução das condições de saúde dos pacientes), preventiva (com abordagens para a população em geral que promovam a diminuição da incidências de uma doença), precisa (para obtenção de resultados dos quais se podem tirar conclusões com uma margem de erro cada vez menor), participativa (com a emancipação do paciente o mais possível no serviço que lhe é prestado) e personalizada (feita à medida daquilo que cada paciente precisa e à luz das suas características próprias).

Sessão de networking.
Fonte  DCI

Cada vez somos mais exigentes com os resultados em Saúde e cada vez vemos as soluções da Engenharia Biomédica como vias confiáveis para a prestação dos melhores serviços a pacientes. Isto justifica muito do investimento público e privado que tem sido feito nacional e internacionalmente nesta área que tem cativado, ao longo dos últimos anos, cada vez mais jovens.

Sessão de abertura.
Fonte  DCI

É precisamente de entre os jovens que nasceu o WBME, que somou neste mês de outubro dezasseis edições. A organização é levada a cabo pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica e Biofísica (NE2B2) de CIÊNCIAS, e conta com o apoio do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) e da própria Faculdade, nomeadamente do Departamento de Física. Os participantes deste evento puderam contar com workshops durante a semana de 14 a 18 de outubro sobre Inteligência Artificial (IA) em Cuidados de Saúde, Impressão 3D, Diagnósticos de Doenças Neurodegenerativas, ligações entre Empreendedorismo e Engenharia e ainda utilização de Brain Computer Interfaces (BCI) com Realidade Virtual (VR) para neuro-reabilitação.

Kim Hutchinson e Arjo Loeve.
Fonte  DCI

Já as palestras do dia 19 de outubro começaram com a Engenharia Forense, com a ir. Kim Hutchinson e o Dr. ir. Arjo Loeve, dois investigadores da Universidade de Delft, nos Países Baixos. Procurou-se explorar em que circunstâncias é que crianças podem sofrer lesões na cabeça em resultado de serem abanadas: um tema que tem levado a muito debate sobre a responsabilidade de quem abana as crianças, com casos judiciais em curso.

Pedro Delgado.
Fonte  DCI

De seguida, os presentes puderam entender como é que a Biomecânica e a Neurofisiologia podem ter um papel de relevo nas competições desportivas de elite. O Eng. e estudante de doutoramento do IBEB Pedro Delgado partilhou como é que nos projetos que desenvolveu junto do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal (este último ainda em curso), explora aplicações da Engenharia Biomédica para avaliar e melhorar a performance de jogadores de futebol profissionais e ainda, a nível da formação, perceber a adequação dos jogadores às suas posições em campo através da análise da atividade cerebral durante testes cognitivos.

Daniela Godinho.
Fonte  DCI

A terceira convidada foi a Dr. Daniela Godinho, professora e investigadora do IBEB e membro do projeto 3BATwin: Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging, um projeto EU Twinning com financiamento de 1,5 M€, em colaboração com o Politécnico de Turim (POLITO), em Itália, e a Universidade de Galway, na Irlanda. Este projeto arrancou este ano e pretende avaliar a relevância e desenvolver nos próximos 3 anos as Micro-ondas como novo método de imagiologia médica, complementando muitos dos que já existem atualmente para diagnóstico e monitorização de doenças como Cancro da Mama, Cancro da Axila, Aneurisma, Alzheimer, Osteoporose, entre outras. A imagem por micro-ondas tem pior resolução que uma mamografia convencional (por exemplo), mas tem a vantagem de ser um método muito mais barato, que não exige compressão da mama, o equipamento é portável, e não emite radiações ionizantes (o que lhe confere um enorme potencial na monitorização da doença).

David Pereira.
Fonte  DCI

A sessão de palestras terminou com a apresentação da melhor tese de mestrado em Engenharia Biomédica e Biofísica deste ano: o Eng. David Pereira apresentou os resultados do seu projeto sobre Dinâmica Neuronal em Peixes-Zebra, que desenvolveu na Fundação Champalimaud. Este evento de participação gratuita contou ainda com uma sessão de posters científicos, um programa de visitas a instituições como o Hospital da Luz e a Fundação Champalimaud, e uma sessão de networking com empresas conceituadas na área.

Sessão de posters.
Fonte  DCI

A Engenharia Biomédica tem, de facto, levado ao desenvolvimento das mais recentes inovações em saúde e tem moldado a forma como estamos conectados com o mundo e como definimos aquilo que é a qualidade de vida. Atualmente, é possível andar com pernas biónicas, é possível ouvir com implantes cocleares, é possível ser autónomo mesmo sendo diabético, é possível otimizar o nosso sono com estimulação cerebral e é possível, no nosso dia a dia, ter medidas de dados de saúde e bem-estar como pressão arterial e motricidade em wearables tão comuns como smartwatches ou smartphones.

ORganização do evento com Professores Hugo Miranda e Nuno Matela.
Fonte  DCI

Todas estas provas de desenvolvimento levam-nos a questionarmo-nos sobre o que o futuro nos trará. O que quer que seja, terá a sua oportunidade de estar no Workshop on BioMedical Engineering em 2025, em conjunto com os outros desenvolvimentos da Engenharia Biomédica em Portugal e no estrangeiro.

Afonso Simões (Vice-Presidente do NE2B2 - Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica e Biofísica)
dci@ciencias.ulisboa.pt
Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Prémio Nobel da Física 2024 - John J. Hopfield e a Geoffrey E. Hinton | Prémio Nobel da Química 2024 - Demis Hassabis, John M. Jumper e David Baker

A Inteligência Artificial (IA) tem sido o grande destaque deste ano nos prémios Nobel dedicados à Ciência.

Sólveig Thorsteinsdóttir, Susana Martins e Ana Rita Carlos

Nos últimos três anos e meio, investigadores de dois laboratórios do Centro de Ecologia, Evolução a Alterações Ambientais (CE3C) desenvolveram um estudo inovador, que revela novas informações sobre a distrofia muscular congénita tipo 1A (MDC1A).

Tec Labs Demo Day 2024

O Tec Labs - Centro de Inovação de CIÊNCIAS, espaço de referência na promoção do empreendedorismo científico e tecnológico em Portugal, realizou mais uma edição do aguardado Demo Day.

Utilizador a interagir com ecrã, mostrando os logótipos associados ao PRR

CIÊNCIAS participa nesta nova formação, oferecida pela Universidade de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Formações_no_âmbito_do_Programa_Ferramentas_de_Produtividade_e_Tecnologias_Emergentes

Em outubro arrancam, em CIÊNCIAS, quatro formações do programa ‘IP>AP – Ferramentas de Produtividade e Tecnologias Emergentes’ do Instituto Nacional de Administração, no âmbito da ComCiências.

Novos Alunos de Erasmus para o semestre de 2024/2025

Os novos alunos, de 15 nacionalidades diferentes, foram acolhidos numa sessão de boas-vindas, na sexta-feira, que contou com apresentações do Gabinete de Mobilidade e Acolhimento, da PSP e do Gabinete de Apoio Psicológico de CIÊNCIAS.

Margarida_Gama-Carvalho_Carlos_Farinha_FEBS_FCUL

Carlos M. Farinha e Margarida Gama-Carvalho, investigadores do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), em CIÊNCIAS, foram eleitos para fazerem parte dos Comités de Ciência e Sociedade (Science and Society) e de Prémios de Excelência e Bolsas (Excellence Awards and Fellowships) da Federação das Sociedades Europeias de Bioquímica (na sigla FEBS, em inglês), respetivamente. A eleição teve lugar em julho passado no 48.º Congresso anual da FEBS, em Milão.
 

28 investigadores de CIÊNCIAS entre os mais influentes a nível mundial

São 28 os investigadores de CIÊNCIAS que integram as listas dos investigadores com maior impacto a nível mundial e que se inserem, assim, nos 2% de investigadores mais influentes nas suas áreas científicas, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Stanford (EUA). 

Fotografia de Cristina Branquinho, a discursar na cerimónia

A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico decorreu na Aula Magna, no dia 17 de setembro, e contou com a presença e intervenções do Reitor da ULisboa, Luís Ferreira, Cristina Branquinho, bióloga e investigadora de CIÊNCIAS (em representação do corpo Docente), Nuno Pedroso, Administrador do Instituto Superior Técnico (em representação dos Funcionários) e Margarida Azevedo, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia (em representação dos Estudantes).

Banner_DSPA Insights 2024

O congresso DSPA Insights 2024 - Edição Lisboa, um dos maiores eventos dedicados à ciência de dados e inteligência artificial (IA) em Portugal, decorreu nos dias 18 e 19 de setembro e contou com mais de 40 oradores nacionais e internacionais.

Fotografias dos vários investigadores

Nos últimos dias o país tem estado a braços com o flagelo dos incêndios, potenciados por níveis de perigo meteorológico que já não se verificavam desde 2001.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

A excitação no ar era palpável logo pela manhã de ontem, na Alameda Pedro Nunes, junto ao edifício C6, no início de um dia de atividades e eventos dedicado a acolher os cerca de mil novos alunos de CIÊNCIAS.

Imagem de um sapal

Bernardo Duarte, investigador do MARE, assegurou um financiamento do MAR2030 no valor de mais de 500 mil euros.

Flores

Bruno Nevado, investigador do CE3C em CIÊNCIAS, lidera estudo que retrata os vários momentos da existência da espécie Senecio squalidus, desde a sua origem até à colonização de todo o Reino Unido durante a Revolução Industrial, pela lente da genética.

NEOBIOTA 2024

A Faculdade foi palco da 13.ª edição da International Conference On Biological Invasions, o maior congresso sobre espécies invasoras do mundo.

Foto de grupo da Sessão de Boas-Vindas aos Novos Docentes

No arranque de mais um ano letivo, CIÊNCIAS deu as boas-vindas aos seus cerca de 40 novos docentes e investigadores, numa sessão realizada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) no passado dia 4 de setembro.

Equipa do BioLinkLX pousa para a foto com o prémio na mão, em frente ao edifício C8

O BioLinkLx, uma equipa de 11 estudantes de Química e de Engenharia Biomédica de CIÊNCIAS, conquistou o 3.º lugar do Innovation Award na SensUs Student Competition, uma competição internacional de biossensores que reuniu 18 equipas de 13 países diferentes nos Países Baixos.

Páginas