Palestra Fangz

“Não esperem 15 anos para concretizar uma ideia vossa!”

GCIC-FCUL

Numa época em que tanto se fala da importância de se ser empreendedor, há histórias que inspiram e por isso mesmo merecem ser contadas.

A convite do Departamento de Informática (DI) e perante uma plateia atenta, composta por alunos e professores, Alexandre Ribeiro, antigo aluno da FCUL, contou no passado dia 15 de maio como alcançou o sucesso explicando as diferentes etapas superadas até à chegada do Fangz à App Store dos EUA.

Para alguns dos presentes, este foi o primeiro contacto com a aplicação para smartphones, lançada a 17 de abril. João Santos, estudante do 1.º ano de Engenharia Informática referiu que “futuramente gostava de fazer programação de jogos, por isso quis conhecer a aplicação e a pessoa que a criou porque estudou cá, na Faculdade. Quis saber mais sobre o jogo e, claro, sobre o criador”.
               

Quem não quis deixar de estar presente no seminário foi Hélder Coelho, a quem o autor do jogo atribui a responsabilidade de lhe “ter mostrado ser possível continuar apaixonado por uma área [inteligência articial] até ao fim da vida”. Para o professor do DI-FCUL o sucesso do antigo discente não o surpreendeu: “Ele foi um dos melhores alunos. Aliado à forte motivação para ser criativo, o Alexandre já era um campeão enquanto aluno, fazendo trabalhos de projeto excecionais: inovadores e cheios de coisas novas. O seu trajeto profissional foi sempre o de andar à frente, desejoso de abrir novos desafios. O êxito que obteve com o jogo não me surpreendeu”.

Na palestra, os presentes puderam compreender muito do processo de criação do Fangz, desde a escolha do tema, o processo de criação das personagens, o desenrolar da ação, o design, os aspetos técnicos, passando pela comercialização, entre outros aspetos importantes da conceção, promoção e reconhecimento do jogo.

Um dos momentos de maior atenção foi precisamente a explicação do interior do jogo, tendo o criador demonstrado, através do programa utilizado na conceção das personagens, que cada uma é um polígono com texturas mapeadas.

“Acabámos por saber algumas coisas pelo qual ele passou e pelo qual nós vamos passar. O Alexandre Ribeiro falou na questão de ter de contratar freelancers e isso é algo que vamos ter de fazer também, porque não somos artistas e, assim sendo, ficámos a perceber um pouco mais sobre o processo, através da sua experiência”, disse Gonçalo Pomares, a frequentar o 3.º ano de Engenharia Informática.

No momento dedicado à participação do público, fizeram-se várias perguntas, quando questionado sobre qual o tempo de vida de um gamer, Alexandre respondeu na primeira pessoa: “Eu sou gamer desde os seis anos. Os gamers envelhecem a jogar. Os tipos de jogos podem mudar mas o brilho nos olhos continua lá”.

A bagagem de conhecimentos levada da Faculdade, permitiu ainda ao criador responder à questão “Já tinha formação em animação?” de forma segura: “Não, mas uma das coisas que aprendes aqui na FCUL é a aprender”.

Para além da partilha de conhecimentos técnicos, o ex-aluno da FCUL fez questão de, entre muitas sugestões, aconselhar os estudantes a arriscar: “A altura é agora! Para criar negócios que nos tragam dinheiro de diferentes partes do mundo... Não esperem 15 anos para concretizar uma ideia vossa! Falem uns com os outros, a Informática é uma área com muito potencial e vocês não precisam de recursos materiais para criar mundos, podem ser vocês a criá-los.

Há 12 anos atrás, Alexandre Ribeiro concluía a licenciatura em Informática na FCUL. A sua “obsessão por querer sempre mais”, levou-o a criar a empresa Game Whizzes, onde trabalha com a esposa, Paula Mendes, também ex-aluna da FCUL.

Raquel Salgueira Póvoas com ASS, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas