Palestra Fangz

“Não esperem 15 anos para concretizar uma ideia vossa!”

GCIC-FCUL

Numa época em que tanto se fala da importância de se ser empreendedor, há histórias que inspiram e por isso mesmo merecem ser contadas.

A convite do Departamento de Informática (DI) e perante uma plateia atenta, composta por alunos e professores, Alexandre Ribeiro, antigo aluno da FCUL, contou no passado dia 15 de maio como alcançou o sucesso explicando as diferentes etapas superadas até à chegada do Fangz à App Store dos EUA.

Para alguns dos presentes, este foi o primeiro contacto com a aplicação para smartphones, lançada a 17 de abril. João Santos, estudante do 1.º ano de Engenharia Informática referiu que “futuramente gostava de fazer programação de jogos, por isso quis conhecer a aplicação e a pessoa que a criou porque estudou cá, na Faculdade. Quis saber mais sobre o jogo e, claro, sobre o criador”.
               

Quem não quis deixar de estar presente no seminário foi Hélder Coelho, a quem o autor do jogo atribui a responsabilidade de lhe “ter mostrado ser possível continuar apaixonado por uma área [inteligência articial] até ao fim da vida”. Para o professor do DI-FCUL o sucesso do antigo discente não o surpreendeu: “Ele foi um dos melhores alunos. Aliado à forte motivação para ser criativo, o Alexandre já era um campeão enquanto aluno, fazendo trabalhos de projeto excecionais: inovadores e cheios de coisas novas. O seu trajeto profissional foi sempre o de andar à frente, desejoso de abrir novos desafios. O êxito que obteve com o jogo não me surpreendeu”.

Na palestra, os presentes puderam compreender muito do processo de criação do Fangz, desde a escolha do tema, o processo de criação das personagens, o desenrolar da ação, o design, os aspetos técnicos, passando pela comercialização, entre outros aspetos importantes da conceção, promoção e reconhecimento do jogo.

Um dos momentos de maior atenção foi precisamente a explicação do interior do jogo, tendo o criador demonstrado, através do programa utilizado na conceção das personagens, que cada uma é um polígono com texturas mapeadas.

“Acabámos por saber algumas coisas pelo qual ele passou e pelo qual nós vamos passar. O Alexandre Ribeiro falou na questão de ter de contratar freelancers e isso é algo que vamos ter de fazer também, porque não somos artistas e, assim sendo, ficámos a perceber um pouco mais sobre o processo, através da sua experiência”, disse Gonçalo Pomares, a frequentar o 3.º ano de Engenharia Informática.

No momento dedicado à participação do público, fizeram-se várias perguntas, quando questionado sobre qual o tempo de vida de um gamer, Alexandre respondeu na primeira pessoa: “Eu sou gamer desde os seis anos. Os gamers envelhecem a jogar. Os tipos de jogos podem mudar mas o brilho nos olhos continua lá”.

A bagagem de conhecimentos levada da Faculdade, permitiu ainda ao criador responder à questão “Já tinha formação em animação?” de forma segura: “Não, mas uma das coisas que aprendes aqui na FCUL é a aprender”.

Para além da partilha de conhecimentos técnicos, o ex-aluno da FCUL fez questão de, entre muitas sugestões, aconselhar os estudantes a arriscar: “A altura é agora! Para criar negócios que nos tragam dinheiro de diferentes partes do mundo... Não esperem 15 anos para concretizar uma ideia vossa! Falem uns com os outros, a Informática é uma área com muito potencial e vocês não precisam de recursos materiais para criar mundos, podem ser vocês a criá-los.

Há 12 anos atrás, Alexandre Ribeiro concluía a licenciatura em Informática na FCUL. A sua “obsessão por querer sempre mais”, levou-o a criar a empresa Game Whizzes, onde trabalha com a esposa, Paula Mendes, também ex-aluna da FCUL.

Raquel Salgueira Póvoas com ASS, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

O projeto foca-se em seis espécies que nidificam no Atlântico Norte, cuja ecologia e até a taxonomia são muito pouco conhecidas, por serem muito difíceis de estudar: estas aves são exclusivamente noturnas em terra, não pesam mais que 50 gramas e nidificam em pequenas cavidades em rochas ou solo.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

Realizou-se em Portugal, mais precisamente em CIÊNCIAS, no CE3C, de a 6 a 9 de maio a training school

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Miguel Pinto

No dia 29 de abril, Miguel Pinto visitou a Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz em Lisboa, para realizar oficinas de divulgação científica e atividades didáticas.

Fotografia de alguns dos oradores

O que é a sustentabilidade? Como podemos agir a nível local, procurando um impacto global? Estas e muitas outras questões marcaram a segunda edição da Semana da Sustentabilidade CIÊNCIAS, entre 15 e 19 de abril de 2024.

Grande Auditório durante a celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS

Mais de 500 pessoas assistiram no Grande Auditório à celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS, na passada terça-feira, 23 de abril, numa cerimónia marcada por distinções, homenagens e um balanço dos últimos meses, com os olhos postos no futuro. 

Buracos negros Gaia

Um grupo de cientistas descobriu um grande buraco negro, com uma massa quase 33 vezes superior à massa do Sol, escondido na constelação de Aquila, a menos de 2000 anos-luz da Terra, ao analisar a grande quantidade de dados da missão Gaia da ESA.

Alunos com mãoes no ar num sala de aula

É possível brincar com a Matemática e prova disso foram as várias atividades que se realizaram na Faculdade nos dias 13 e 14 de março de 2024. Março foi um mês dedicado a esta ciência, motor da sociedade. Leia a opinião de quem participou nestas atividades e ainda nas Jornadas de Matemática.

robot e criança

Ecossistema de grandes modelos de linguagem de IA Generativa para a língua portuguesa foi expandido com novas versões dos modelos Albertina e Gervásio.

Participantes da 1.ª edição do JAB

A 1ª edição do JAB, um evento inovador destinado a jovens empreendedores, organizado pela JUST - Júnior Iniciativa de Ciências ocorreu nos dias 22 e 23 de março passado e teve como foco a Educação de Qualidade, quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Pessoas

Uma comitiva da Shanghai Ocean University (SHOU), cuja origem remonta à Escola de Pesca da Província de Jiangsu, fundada em 1912, visitou Ciências ULisboa no passado dia 25 de março. Wang Hongzhou, presidente do Conselho da universidade chinesa, elogiou o avanço da investigação realizada na Ciências ULisboa, destacando as boas práticas de gestão, interdisciplinaridade e foco na missão. Durante a ocasião, Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, reconheceu a importância das relações bilaterais com a China.

Alunos dinarmarqueses junto à tabela periódica

Um grupo de 25 estudantes do ensino secundário do Egedal Gymnasium & HF, da Dinamarca, visitou a Ciências ULisboa no passado dia 21 de março.

Pages