Dia Internacional

FCUL promove a mobilidade

Um dia dedicado à mobilidade internacional foi o que o Gabinete de Mobilidade, Estágios e Inserção Profissional da Unidade Académica proporcionou aos alunos pertencentes à Faculdade, quer de origem, quer de acolhimento.

“Preparámos uma atividade de divulgação para os nossos estudantes para lhes dar a conhecer quais os programas que têm disponíveis para se candidatarem e fazerem os seus estudos, no próximo ano letivo, em diferentes países. Esta sessão é particularmente dedicada aos nossos estudantes que já pretendem ir para fora e aos que ainda têm dúvidas mas se podem entusiasmar com esta difusão de informação”, esclareceu a coordenadora para a mobilidade da FCUL, a professora Maria Helena Garcia.

Ao todo, a FCUL reúne 219 parcerias com universidades no que diz respeito ao programa Erasmus, cerca de 80 face ao programa IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) e mais de 60 protocolos UL/FCUL com instituições brasileiras. Na grande maioria, os alunos da FCUL enriquecem o seu percurso académico no estrangeiro em centros de investigação e laboratórios.

No átrio do C3, várias bancas de documentação sobre os países e universidades parceiras da FCUL no que diz respeito aos programas de mobilidade internacional, compuseram o cenário.
 


No átrio do C3 estiveram instituições de promoção de mobilidade internacional entre alunos
Fonte Gabinete de Mobilidade, Estágios e Inserção Profissional

Para dar resposta às solicitações de cada aluno, esteve a equipa do Gabinete de Mobilidade, assim como representantes do portal Alumniportal Deutschland e do Campus France Portugal, instituições de promoção de mobilidade internacional entre alunos.

Elga Barreiros, representante do portal Alumniportal Deutschland, sublinhou: “Há um interesse crescente por parte dos alunos, instituições, universidades e empresas em apostar na Alemanha. Os alunos que por aqui têm passado querem essencialmente saber como podem ir estudar para este país, quais os apoios financeiros e que bolsas são atribuídas, quem contactar e que universidades têm à disposição”.

Uns já decididos em marcar o seu currículo com uma experiência académica e/ou profissional no estrangeiro, outros ainda na fase da possibilidade, ao longo do dia muitos foram os alunos que obtiveram informações, esclareceram dúvidas e traçaram novos caminhos.

Ana Condesso, aluna do 1.º ano de Biologia, mostrou-se interessada e entusiasmada com a hipótese de um possível percurso académico noutro continente: “Vim porque gostava de ir estudar lá fora. Acho que é bastante importante já que nos abre novos horizontes, ainda mais tendo em conta a situação que o nosso país atravessa. (…) Gostava de ir para os EUA, pois gostaria de seguir investigação e aqui a realidade é bastante diferente”.

Para as colegas Ana Maria Lameiras e Maria Wilton, do 2.º e 1.º ano de Biologia, França e Inglaterra estão no topo das preferências para fazer mestrado: “Viemos para ficar a par das perspetivas de estudar no estrangeiro, em Erasmus. Na altura de escolher o país, as oportunidades que nos oferecem e as possibilidades de financiamento vão ser decisivos. Em França as propinas, por exemplo, são bastante baixas. É uma mais-valia estudar lá fora”.
Para além das bancas informativas, houve ainda uma sessão de esclarecimento onde os funcionários do Gabinete de Mobilidade clarificaram dúvidas e entusiasmaram os presentes com a ajuda dos alunos da FCUL que já haviam tido a experiência de estudar numa faculdade fora do país.

“Os testemunhos dos alunos que têm a experiência de estudar fora do país são sempre muito positivos. Realizar um programa de mobilidade internacional é enriquecedor a vários níveis. Todos os alunos que nos queiram contactar podem fazê-lo dirigindo-se ao nosso gabinete ou procurando a informação desejada no portal da FCUL”, reforçou Ana Paula Matos, da equipa do Gabinete de Mobilidade, Estágios e Inserção Profissional.

Ao longo do dia, cruzaram-se histórias, tradições, músicas e experiências trazidas pelos alunos de vários cantos do mundo.
 


Ao longo do dia, foram feitas diversas apresentações pelos alunos estrangeiros a estudar na FCUL
Fonte Gabinete de Mobilidade, Estágios e Inserção Profissional

Do Brasil, por exemplo, os alunos Erasmus trouxeram Goiabada e Brigadeiro, doces típicos do seu país que fizeram as delícias de quem provou.

Diretamente da Turquia, vieram os alunos Emre Bilgin e Ezgi Akçali para estudar Estatística na FCUL. Nesta sessão, ao lado de outros colegas turcos, partilharam com o público um pouco da história e cultura do seu país de origem numa apresentação de power point ilustrativa. “Tinha duas opções para fazer Erasmus, Grécia ou Portugal. Portugal é tão distante do nosso país e tem uma cultura tão diferente da nossa que optei por vir. Estou bastante satisfeita com a escolha pois a cultura, a comida e língua de Portugal são espetaculares”, explicou Ezgi Akçali.

O convívio entre os alunos culminou com uma atuação da VicenTuna, seguindo-se um jantar onde as conversas soaram alto em diferentes idiomas.

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas