Margarida Santos-Reis, Hugo Miranda, Jorge Relvas, Maria João Gouveia e Pedro Almeida indigitados subdiretores

“Levar Ciências mais longe”

Luís Carriço toma posse como diretor da Ciências ULisboa

Membros da direção da Faculdade, Conselho de Escola e Reitor da ULisboa

A tomada de posse do Diretor da Faculdade para os próximos quatro anos ocorreu esta quarta-feira, dia 20 de julho

GJ Ciências ULisboa
Diretor, reitor e presidente do Conselho de Escola da Faculdade
Luís Carriço agradeceu a confiança do Conselho de Escola e a colaboração da equipa reitoral e de todas as escolas da ULisboa
Fonte GJ Ciências ULisboa

Luís Carriço, professor do Departamento de Informática e investigador do LASIGE, tomou posse como diretor da Ciências ULisboa, esta quarta-feira, dia 20 de julho, numa cerimónia que juntou vários membros da Faculdade e Universidade, na sala de atos, sita no edifício C6.

Luís Correia, presidente do Conselho de Escola, foi o primeiro a intervir, fazendo referência ao facto de que os próximos quatro anos não irão ser fáceis, ainda assim, espera que neste quadriénio, que agora principia, a Direção da Faculdade possa levar a cabo as reformas estruturais anunciadas, acompanhadas por uma participação ativa de toda a comunidade.  O presidente do Conselho de Escola terminou o discurso, desejando um bom mandato e salientando um objetivo comum: “queremos uma melhor Faculdade”.

Após o ato solene, na sua intervenção como novo diretor da Faculdade, Luís Carriço começou por agradecer o trabalho de dois colegas – Fernanda Oliveira e Jorge Maia Alves – ambos subdiretores da Faculdade durante mais de 11 e oito anos, respetivamente.

Para Luís Carriço, Fernanda Oliveira teve um papel fundamental, especialmente na área académica, destacando o facto da professora do Departamento de Estatística e Investigação Operacional se preparar para iniciar em breve um novo desafio, como provedora do estudante. Também a Jorge Maia Alves, Luís Carriço dirigiu elogios, realçando o trabalho exemplar que realizou no equilíbrio das contas e em particular na pasta da inovação, uma área à qual vai continuar ligado por mais quatro anos, com a coordenação da Comissão de Inovação, Empreendedorismo e Ligação à Sociedade.

No seu discurso, Luís Carriço começou por agradecer a confiança do Conselho de Escola, mencionando que tudo fará para merecer essa esperança firme, com base em princípios que se pautam também pela cordialidade e transparência; e a colaboração da equipa reitoral e de todas as escolas da ULisboa.

A boa disposição imperou na cerimónia, durante a qual os professores Margarida Santos-Reis, Hugo Miranda, Jorge Relvas, Maria João Gouveia e Pedro Almeida foram indigitados subdiretores da Faculdade, respetivamente para as áreas de Investigação; Informação, Qualidade e Tecnologia; Orçamento e Infraestruturas; Ensino e Internacionalização, Relações Externas e Imagem.

A mensagem que Luís Carriço preparou para esta ocasião especial também incluiu uma referência aos tempos difíceis que se avizinham. Na sua opinião, a Faculdade depende de cada um dos seus membros. Antes de terminar o discurso, mencionou que o programa para os próximos quatro anos está público, que conta com uma grande equipa na Direção e que vai precisar da ajuda de todos (focando a atenção nos alunos, que um dia serão alumni e precursores da investigação) para “levar Ciências mais longe”, prometendo dar o melhor de si.

O acontecimento solene terminou ao início da tarde, com as palavras de Luís Ferreira, reitor da ULisboa, que manifestou o seu contentamento por estar na Faculdade, numa cerimónia com um significado especial. “Estamos convosco”, disse, acrescentando que a Faculdade sabe ser “solidária e líder” e que mesmo nos tempos difíceis – valor da inflação, preço da eletricidade e condições geopolíticas – “é este o nosso tempo e temos que o aproveitar da melhor forma possível”.

participantes da timada de posse
A cerimónia juntou na sala de atos vários membros da Faculdade e da Universidade
Fonte GJ Ciências ULisboa

 

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Inês Ventura

Inês Ventura, a desenvolver o seu doutoramento no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa alcança a 260ª posição no QS World University Rankings (SUR) 2025, tornando-se na universidade portuguesa mais bem classificada neste ranking.

Signatários do acordo

Dia 5 de junho foi assinado o acordo para a construção do espectrógrafo ANDES (ArmazoNes high Dispersion Echelle Spectrograph – Espectrógrafo Echelle de alta dispersão do Armazones), entre o Observatório Europeu do Sul (

 Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, e David Gonçalves, Dean do Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ) assinam acordo sentados a uma mesa

CIÊNCIAS assinou no dia 5 de junho um acordo de cooperação com o Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ), com vista à cooperação científica em várias áreas de interesse comum.

Equipa do projeto 'Ciências em Harmonia'

Esta terça-feira, 28 de maio, o projeto ‘Ciências em Harmonia’ assinalou o seu primeiro ano de atividades: um marco comemorado com um convívio informal com a comunidade, que

António Branco

António Branco, docente do Departamento de Informática de CIÊNCIAS, foi um dos oradores convidados da conferência que

Sabemos que no futuro um sismo de magnitude significativa voltará a atingir Lisboa. Não sabemos é quando. E se o pudéssemos prever? E se existisse uma probabilidade forte de ser já em 2027?

Ana Santos, finalista 3MT ULisboa

Ao longo dos próximos dias, daremos a conhecer os quatro finalistas de CIÊNCIAS que irão participar na final da competição

Painel e sessão de Perguntas & Respostas | Estreia de documentário

Perto de 120 pessoas assistiram este sábado, 25 de maio, à estreia do documentário ‘O que se esconde na luz? A ciência da missão espacial Euclid’, produzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Investigadores do Instituto Dom Luiz, de CIÊNCIAS, instalaram um sismómetro na Escola Básica Professor Delfim Santos, que se encontra a menos de um quilómetro do Estádio da Luz, em Lisboa, onde vão ter lugar os concertos.

Banner Bênção de Finalistas & Queima das Fitas 2024

Este fim de semana a Alameda da Universidade de Lisboa vai voltar a encher-se de finalistas de CIÊNCIAS e de tantas outras faculdades e universidades. A cerimónia de Bênção de Finalistas decorre amanhã dia 25 de maio, a partir das 11h30.

 

3MT ULisboa 2024

Quatro dos doze finalistas da competição ‘Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa’ são de CIÊNCIAS.

Pinguins-de-adélia

Num artigo agora publicado na Science, investigadores de instituições de renome a nível mundial propõem uma estratégia para envolver todas as partes interessadas na governança do Oceano Antártico através de um processo de ordenamento do espaço marinho (OEM) inteligente do ponto de vista climático.

Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Páginas