Ciências participa na KIC EIT Health que visa promover o empreendedorismo para o desenvolvimento de uma vida saudável e um envelhecimento ativo
Com o objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo na Europa a Comissão Europeia criou o programa EIT - European Institute of Inovation & Technology.
A sua concretização acontece com as chamadas KIC - Knowledge and Inovation Communities. Ou seja, redes estratégicas constituídas por instituições de ensino superior, centros de investigação, empresas, que permitem aos estudantes adquirirem conhecimentos e experiência em áreas tais como: mitigação e adaptação às alterações climáticas, TIC do futuro, extração, exploração, processamento, reciclagem e substituição sustentáveis de matérias-primas, energia sustentável, vida saudável e envelhecimento ativo.
“Este projeto é financiado no âmbito de uma Knowledge and Innovation Communitie. Esse financiamento surge do programa quadro de investigação H2020 mas em moldes diferentes dos habituais”, informa Ana Faísca, do Gabinete de Apoio à Investigação de Ciências.
Ciências participa no programa na vertente da saúde, na KIC EIT Health, que visa promover o empreendedorismo e desenvolver inovações para uma vida saudável e um envelhecimento ativo.
Esta KIC pressupõe que os alunos de mestrado de Ciências que pretendam integrá-la - sendo um módulo optativo -, façam 15 ECTS em instituições portuguesas e 15 ECTS na Dinamarca.
No dia 19 de outubro haverá a apresentação dos projetos empresariais dos estudantes no C6, sala 6.4.30. As empresas colaborantes também vão estar presentes. Ao todo serão apresentados 10 projetos. Nesta iniciativa participam 10 alunos.
“Não se pretende que o aluno aprenda a teoria mas sim que se prepare para o mercado de trabalho. Todas as sessões letivas são viradas para a resolução de problemas, associando a teoria necessária”, explica Duarte Tavares, gestor de C&Tno CMAF CIO.
Em Portugal existem dois polos a participar nesta KIC EIT Health, a ULisboa e a Universidade de Coimbra. Em Ciências os alunos são orientados pelo DEIO e desenvolvem o projeto nas empresas Glintt, MULTICARE, Luz Saúde, Hospital de Santa Maria Maior, EPE - Barcelos, Pfizer. Na Dinamarca é a Copenhagen Business Shool que os recebe.
No total, existem 140 organizações associadas com o propósito de oferecer respostas para os desafios de saúde europeus.