Laboratórios Associados de CIÊNCIAS

Laboratório Associado ARNET

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

João Monteiro | MARE

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores (318 Doutorados Integrados) de três unidades de I&D multidisciplinares: o MARE - Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) e o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA). Estas três Unidades de I&D há muito que colaboram com instituições de ensino superior, outras instituições de I&D, administrações locais, centrais e outras instituições públicas ou privadas de interesse público.


O ARNET é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições e composta por 742 investigadores de três unidades de I&D multidisciplinares
Fonte: ARNET

Beneficiando da sua estrutura multi-institucional de ampla distribuição geográfica, com centros de investigação em Portugal Continental e Arquipélago da Madeira, a rede ARNET é uma referência em ciências aquáticas em Portugal, sendo um dos principais impulsionadores do papel da Ciência e da Inovação para o desenvolvimento social e económico. O seu plano estratégico apoia a concretização dos objetivos da Política Científica e Tecnológica Nacional, em particular no que se refere às políticas públicas para desafios científicos, ambientais, sanitários, económicos e sociais. Contribui para estas políticas em cinco Domínios de Ação


Domínios de Atuação do ARNET
Fonte: ARNET

A rede ARNET está preparada para dar resposta às áreas prioritárias de intervenção da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e contribuir para todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com particular incidência no ODS14 – Proteger a Vida Marinha, ODS13 – Ação Climática e ODS12 – Produção e Consumo Sustentáveis. Tem ainda como prioridade o desenvolvimento de carreiras técnicas e científicas que visem o rejuvenescimento das instituições de investigação, tendo por base a premissa de que a gestão da ciência é uma área chave para a elevar aos mais altos níveis de excelência.


Distribuição Geográfica de Instituições de que o ARNET é associado
Fonte: ARNET

 

Projetos em destaque no ARNET


O PLAnT é um projeto que visa explorar os benefícios e desafios do desenvolvimento de um ordenamento do espaço marinho inteligente do ponto de vista climático na Antártida.
Fonte: PLAnT

PLAnT: O PLAnT é um projeto de investigação financiado pelo European Research Council (ERC), que visa explorar os benefícios e desafios do desenvolvimento de um ordenamento do espaço marinho inteligente do ponto de vista climático (climate-smart Marine Spatial Planning) na Antártida. Trata-se de uma iniciativa pioneira, com uma abordagem interdisciplinar, que junta metodologias das Ciências Naturais e Sociais. O projeto conta com a coordenação de uma equipa do MARE, que contribui com a sua experiência em ordenamento do espaço marinho, governança do oceano, ecologia marinha, e alterações climáticas para reforçar o papel da ciência na resposta a desafios societais complexos.


O THETIDA é um projeto que visa proteger o património cultural costeiro e subaquático da Europa face aos impactos das alterações climáticas e dos desastres naturais.
Fonte: THETIDA

THETIDA: O THETIDA é um projeto europeu financiado pela União Europeia (UE), que visa proteger o património cultural costeiro e subaquático da Europa face aos impactos das alterações climáticas e dos desastres naturais. Combinando ferramentas inovadoras e processos participativos, o projeto promove uma abordagem holística que integra gestão de riscos, ações de preparação e estratégias de adaptação para salvaguardar este valioso património. O CIMA é parceiro do consórcio internacional e lidera o desenvolvimento de ferramentas de monitorização e previsão oceanográfica. O THETIDA aposta na forte ligação entre inovação tecnológica e envolvimento social, promovendo uma abordagem colaborativa à proteção do património, através de ciência cidadã e laboratórios vivos.


O RIPARIANET é um projeto que pretende aproveitar a crescente resolução dos dados de deteção remota para dar aos decisores políticos e gestores ambientais orientações e abordagens baseadas em evidências.
Fonte: RIPARIANET

RIPARIANET: RIPARIANET é um projeto europeu financiado pelo programa Biodiversa+, através da FCT, que pretende aproveitar a crescente resolução dos dados de deteção remota para dar aos decisores políticos e gestores ambientais orientações e abordagens baseadas em evidências, com vista a uma melhor conservação da biodiversidade aquática e terrestre associada aos rios. O foco do projeto está na priorização da conservação das zonas ripárias (florestas nas margens dos rios), de forma a manter e/ou restaurar a conectividade ecológica entre habitats aquáticos e terrestres, garantindo que estas zonas atuem como corredores ecológicos, fundamentais para a biodiversidade e para o funcionamento dos ecossistemas. O CBMA é parceiro científico no consórcio internacional e participa em todas as etapas do projeto.

 

Website ARNET | Dossier de Imprensa ARNET

Gabinete de Comunicação ARNET
dci@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas