EIT Health Innovation Days

Campus Ciências ULisboa

EIT Health Innovation Days realiza-se no campus de Ciências ULisboa nos dias 16 e 17 de novembro

Pedro Ré

“Cuidados centrados no doente: novos desafios para os serviços de saúde e indústria” é o tema desta EIT Health Innovation Days, que inclui a apresentação da NeuroPsyAI, uma startup incubada no Tec Labs - Centro de Inovação de Ciências ULisboa, semifinalista de uma outra competição, a European Health Catapult

Pela primeira vez, Ciências ULisboa organiza no seu campus, a 16 e 17 de novembro, a EIT Health Innovation Days, uma competição internacional destinada a treinar equipas multidisciplinares de estudantes universitários para a inovação e o empreendedorismo na área da saúde.

Para Pedro Almeida, subdiretor de Ciências ULisboa, “esta iniciativa permitirá ajudar a alavancar o que de muito bom se faz na nossa escola na área da saúde, ‘alimentando sinergias internas e externas’ que levarão não só à consolidação desta área na Faculdade mas também a um aumento significativo da sua visibilidade internacional”.

“Esperamos que em conjunto todos estes fatores façam aumentar o potencial de acesso a financiamentos competitivos na área da saúde, contribuindo para uma cada vez maior aproximação entre os projetos desenvolvidos e o mercado.”
Pedro Almeida

De acordo com comunicado de imprensa, mais de 50 alunos de graduação e pós-graduação vão ser treinados em design thinking e pitching com o objetivo de criar soluções inovadoras para problemas societais apresentados pela Academia CUF, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Glintt, Luz Saúde, Medtronic, Pfizer e Plux.

Os participantes deste desafio de 36 horas irão poder interagir com os representantes das entidades presentes, bem como com mentores que os irão orientar para a elaboração do pitch. No final o júri irá selecionar as três melhores ideias, que ficam habilitadas a aceder às oportunidades do consórcio EIT Health. A equipa vencedora irá participar no EIT Health Winners Event, a ter lugar em Londres nos próximos dias 11 e 12 de dezembro.

Helena Mouriño, professora do Departamento de Estatística e Investigação Operacional, investigadora do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional de Ciências ULisboa e coordenadora do evento ao nível local, considera esta competição uma excelente oportunidade "para criar sinergias entre alunos e empresas participantes, de forma a desenvolver ideias inovadoras para alguns dos problemas societais com que as empresas do sector da saúde se deparam hoje em dia devido à mudança de paradigma dos serviços de saúde: cuidados centrados no cidadão".

EIT Health Innovation Days existe desde 2016. Este ano a competição coordenada pelo Imperial College London, do Reino Unido, realiza-se em 18 locais da Europa. O primeiro evento de 2018 decorreu em março passado, na Universidade de Tartu, na Estónia. O último irá decorrer a 30 de novembro, na Universidade de Évora.

"A Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria irá juntar-se a este evento para que as ideias apresentadas pelos alunos sejam o mais possível adequadas à população alvo de cada um dos desafios apresentados na competição."
Helena Mouriño

Esta segunda-feira, dia 12 de novembro, realiza-se no campus de Ciências ULisboa uma sessão informativa sobre este consórcio e as oportunidades de financiamento para 2019/2020.

EIT Health é a maior parceria dos sectores público e privado da Europa na área da saúde, congregando academias, laboratórios e empresas de referência nesta área. A Faculdade participa neste consórcio através da ULisboa e tem sido até agora um dos seus membros mais ativos. Alunos e docentes de Ciências ULisboa têm participado em summer schools internacionais e no mestrado Innovation in Health Care da Copenhagen Business School e da University of Copenhagen, da Dinamarca. Recentemente decorreu em Ciências ULisboa a primeira parte de um dos módulos desse mestrado.


Helena Mouriño numa das sessões do EIT Health Module 2018 em Ciências ULisboa
Fonte ACI Ciências ULisboa

 

 

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas