Wolfgang Cramer e Joël Guiot laureados por Presidente da República

MedECC distinguida com Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa

Cristina Branquinho é uma das autoras do MAR1

Membros da rede MedECC na Sala do Senado na Assembleia da República

A MedECC foi laureada com o o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa de 2020, em dezembro passado

MedECC

 

 

Cristina Branquinho, professora do Departamento de Biologia Vegetal da Ciências ULisboa e investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), participou no 1.º Relatório de Avaliação - Alterações Climáticas e Ambientais na Bacia do Mediterrâneo - Situação Atual e Riscos para o Futuro (MAR1) realizado pela MedECC - Rede de Especialistas do Mediterrâneo em Alterações Ambientais e Climáticas, distinguida com o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa.

“Este relatório avalia os melhores conhecimentos científicos disponíveis sobre alterações climáticas e ambientais e riscos associados na Bacia do Mediterrâneo, a fim de o tornar acessível aos decisores políticos, partes interessadas e cidadãos”, diz Cristina Branquinho, acrescentando que se trata de um “exemplo de liderança do potencial de colaboração entre estados e sociedades para enfrentar os desafios das alterações climáticas e da sustentabilidade ambiental”. Para a cientista “o prémio reconhece a importância da parceria e da cooperação em ambas as margens do Mediterrâneo para enfrentar os desafios ambientais globais comuns”.

Cristina Branquinho participou no capítulo quatro dedicado ao impacto das alterações climáticas e ambientais nos ecossistemas. O seu contributo refere-se particularmente aos ecossistemas terrestres florestais, matos e  zonas semiáriadas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa de 2020, no passado dia 9 de dezembro de 2021, na Sala do Senado da Assembleia da República, aos coordenadores da MedECC – Wolfgang Cramer e Joël Guiot. Os cientistas receberam a distinção em nome dos 190 especialistas de 25 países, participantes neste primeiro relatório, cuja redação durou seis anos e em que os seus autores avaliaram mais de 3800 artigos e relatórios científicos.

 

 

Na cerimónia estiveram presentes Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República portuguesa, Bjørne Berge, secretário-geral adjunto do Conselho da Europa, Afonso Henriques Abreu de Azeredo Malheiro, presidente da Comissão Executiva do Centro Norte-Sul, Kasia Marini, diretora científica da MedECC e vários autores principais do relatório, como foi o caso de Cristina Branquinho.

Fotografias da cerimónia no site da MedECC, destaque para o vídeo com os testemunhos de Wolfgang Cramer e Joël Guiot e seus discursos.

O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa reconhece desde 1995 iniciativas que defendem causas relacionadas com os direitos humanos, a democracia e o Estado de direito. Para o júri desta iniciativa o MedECC constitui um exemplo concreto da visão do mar mediterrâneo como um espaço partilhado de paz, desenvolvimento e direitos humanos e que levou à criação há 25 anos do Processo de Barcelona.

A par da MedECC, a Comissão Internacional contra a Pena de Morte também foi laureada com o referido prémio.

Ana Subtil Simões, Gabinete Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Páginas