Wolfgang Cramer e Joël Guiot laureados por Presidente da República

MedECC distinguida com Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa

Cristina Branquinho é uma das autoras do MAR1

Membros da rede MedECC na Sala do Senado na Assembleia da República

A MedECC foi laureada com o o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa de 2020, em dezembro passado

MedECC

 

 

Cristina Branquinho, professora do Departamento de Biologia Vegetal da Ciências ULisboa e investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), participou no 1.º Relatório de Avaliação - Alterações Climáticas e Ambientais na Bacia do Mediterrâneo - Situação Atual e Riscos para o Futuro (MAR1) realizado pela MedECC - Rede de Especialistas do Mediterrâneo em Alterações Ambientais e Climáticas, distinguida com o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa.

“Este relatório avalia os melhores conhecimentos científicos disponíveis sobre alterações climáticas e ambientais e riscos associados na Bacia do Mediterrâneo, a fim de o tornar acessível aos decisores políticos, partes interessadas e cidadãos”, diz Cristina Branquinho, acrescentando que se trata de um “exemplo de liderança do potencial de colaboração entre estados e sociedades para enfrentar os desafios das alterações climáticas e da sustentabilidade ambiental”. Para a cientista “o prémio reconhece a importância da parceria e da cooperação em ambas as margens do Mediterrâneo para enfrentar os desafios ambientais globais comuns”.

Cristina Branquinho participou no capítulo quatro dedicado ao impacto das alterações climáticas e ambientais nos ecossistemas. O seu contributo refere-se particularmente aos ecossistemas terrestres florestais, matos e  zonas semiáriadas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa de 2020, no passado dia 9 de dezembro de 2021, na Sala do Senado da Assembleia da República, aos coordenadores da MedECC – Wolfgang Cramer e Joël Guiot. Os cientistas receberam a distinção em nome dos 190 especialistas de 25 países, participantes neste primeiro relatório, cuja redação durou seis anos e em que os seus autores avaliaram mais de 3800 artigos e relatórios científicos.

 

 

Na cerimónia estiveram presentes Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República portuguesa, Bjørne Berge, secretário-geral adjunto do Conselho da Europa, Afonso Henriques Abreu de Azeredo Malheiro, presidente da Comissão Executiva do Centro Norte-Sul, Kasia Marini, diretora científica da MedECC e vários autores principais do relatório, como foi o caso de Cristina Branquinho.

Fotografias da cerimónia no site da MedECC, destaque para o vídeo com os testemunhos de Wolfgang Cramer e Joël Guiot e seus discursos.

O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa reconhece desde 1995 iniciativas que defendem causas relacionadas com os direitos humanos, a democracia e o Estado de direito. Para o júri desta iniciativa o MedECC constitui um exemplo concreto da visão do mar mediterrâneo como um espaço partilhado de paz, desenvolvimento e direitos humanos e que levou à criação há 25 anos do Processo de Barcelona.

A par da MedECC, a Comissão Internacional contra a Pena de Morte também foi laureada com o referido prémio.

Ana Subtil Simões, Gabinete Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt