Opinião

Chegaram os futuros cientistas!

Ciências ULisboa: uma nova casa para centenas de alunos

Campus Ciências ULisboa

Na sequência da 1.ª fase do CNA, Ciências ULisboa acolhe os cerca de 900 candidatos que conseguiram colocação nas 13 licenciaturas e três mestrados integrados desta faculdade

Montagem de ACI Ciências ULisboa
Pedro Almeida
Pedro Almeida
Fonte ACI Ciências ULisboa

Ciências ULisboa é uma escola multifacetada oferecendo possibilidades únicas de formação científica. Estas oportunidades suportam-se em áreas científicas fundamentais com enorme reconhecimento internacional (Física, Química, Bioquímica e Matemática), que sustentam um conjunto de áreas aplicadas, com objetivos tão diversos como o combate às alterações climáticas, a preservação da biodiversidade, a inovação em biomedicina ou o projeto de novos satélites, entre outros.

Em 2019 candidataram-se aos cursos de Ciências ULisboa 5184 alunos no âmbito da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior, tendo sido colocados 896 novos alunos, preenchendo a totalidade das vagas disponíveis nas 13 licenciaturas e nos três mestrados integrados desta faculdade para a 1.ª fase do CNA.

Apraz-nos imenso registar novamente que a generalidade dos cursos oferecidos pela Faculdade em 2019 se encontra uma vez mais no topo das escolhas do CNA.

Química é líder entre os cursos com esta designação e Biologia continua a ser o curso de referência a nível nacional, colocando o maior número de alunos nesta área. Em 90% dos cursos a nota mínima de entrada foi superior à registada em 2018 e em seis dos cursos oferecidos a nota máxima de entrada foi superior a 190,0. A nota média dos alunos que se candidataram a Ciências ULisboa em 2019 aumentou em 2,4 pontos tendo os cursos das áreas da Física e da Matemática registado as notas mínimas de entrada mais elevadas, registando um aumento significativo, da ordem dos dez pontos.

A Faculdade registou, portanto, uma procura a nível nacional por cada vez melhores alunos, que reconhecem a excelência do nosso ensino e valorizam, cada vez mais, a importância que damos a cada um deles, sem exceção.

Aos nossos novos alunos queremos desde já dizer o seguinte: O facto de terem escolhido Ciências ULisboa enche-nos de brio e nós queremos que se orgulhem de aqui estudarem. A nossa faculdade vai por isso colocar-vos no centro das suas preocupações, e procurará ajudar-vos a aprenderem de forma autónoma, estimulando a vossa curiosidade, reconhecendo o vosso mérito e colocando-se ao vosso dispor para ajudar em todas as dificuldades que possam vir a sentir.

Este domingo é por isso um dia que marcará para sempre as vidas de todos aqueles que escolheram Ciências ULisboa, (apesar de muitos ainda não o saberem!). Daqui em diante, todo um novo mundo de oportunidades passa a estar ao vosso alcance, numa casa que é a casa das ciências e que passa também a ser vossa. É verdade! Aqui, todos serão conhecidos pelo seu nome próprio! A partir de hoje, passa também a estar na vossa mão fazer com que a ciência e os seus princípios contribuam para uma sociedade mais esclarecida e justa. Na mão da Faculdade repousa a responsabilidade de vos ajudar a consegui-lo!

Nesta 1.ª fase do CNA, a nota máxima de candidatura em Ciências ULisboa foi de 198,5 correspondendo a um candidato colocado em Física.

Sessão de boas-vindas a 16 de setembro

No próximo dia 16 de setembro damos as boas-vindas aos caloiros de 2019/2020, tentando fazer com que se sintam desde logo parte de Ciências ULisboa. A sessão de boas-vindas, que tem tudo para ser animada, será complementada ao final da tarde pelo Pint of Science - com “artistas convidados” e um convívio organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade (AEFCL). Afinal de contas, e como nós, os mais velhos sabemos, estes são mesmo os melhores anos das nossas vidas!

Nesta segunda semana de setembro e enquanto decorrem as inscrições, sugiro aos novos alunos que consultem o Guia Académico de Ciências, entre outras informações úteis, e descubram tudo o que existe no nosso campus. Tomem nota das atividades desenvolvidas pela Faculdade, pela AEFCL e pelo Tec Labs – Centro de Inovação. Durante a vossa passagem pela Faculdade aproveitem o que se passa nos vários departamentos e centros de investigação, interajam com os colegas mais velhos, interroguem os professores e os investigadores. Ajudem a fazer de Ciências ULisboa um lugar onde tudo é possível, onde o conhecimento científico e a inovação apenas tem o limite do nosso empenho.

A Faculdade é uma entidade viva e já com mais de 100 anos de história! Todos os dias acontecem dezenas de coisas diferentes: experiências nunca antes realizadas, conferências com oradores de referência,  projetos e consórcios de investigação, artigos nas melhores revistas científicas do mundo,  startups e novas colaborações com empresas e entidades públicas. Devido a tudo isso, muitos dos professores, investigadores, alunos e ex-alunos (alumni) da nossa faculdade desempenham funções do mais alto relevo em organismos nacionais e internacionais. Convido-vos por isso também a seguirem as nossas histórias e a participarem ativamente nas redes sociais da Faculdade (Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Linkedin). Para além disto, visitando diariamente o site e subscrevendo a Newsletter de Ciências e as listas de divulgação, ficarão a conhecer tudo o que de relevante se passa, a cada dia, em Ciências ULisboa. É a vossa vez! Sejam bem-vindos!

Pedro Almeida, subdiretor de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
José Carvalho Soares

José Carvalho SoaresÉ com profundo pesar que a Faculdade de Ciências comunica o falecimento de José Carvalho Soares, professor aposentado do Departamento de Física, o

O investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), José Ricardo Paula, foi distinguido com u

Tânia Graça veio à Faculdade de Ciências!

A saúde começa no bem-estar — e o bem-estar também passa pela saúde sexual. Foi neste espírito que o projeto Ciências em Harmonia recebeu, na passada terça-feira, 15 de abril de 2025, a sexóloga e comunicadora Tânia Graça, num evento que encheu o Grande Auditório da Faculdade de Ciências.

Desejamos a todos os membros da comunidade da Faculdade de Ciências uma Boa Páscoa junto dos seus familiares e amigos.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

Já estão disponíveis os resultados do processo de avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), realizado por painéis de especialistas internacionais independentes. As avaliações, divulgadas no passado dia 15 de abril, revelam que, de um total de 13 Centros de I&D de CIÊNCIAS, 12 foram classificados como Excelente ou Muito Bom.

O primeiro prémio da 6.ª edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade foi atribuído ao projeto ‘Keyhole Garden - A chave para a fertilidade’. A proposta, redigida pelos guardiões da HortaFCUL em colaboração com Cristina Cruz, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, sugere a criação de hortas-compostores à porta dos bares e cafetarias do campus, como uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos trazidos pelos membros da nossa comunidade académica.

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores.

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu aproximadamente 1655 (estimativa) estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, nos Países Baixos.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Futurália

CIÊNCIAS marcou novamente presença na Futurália, a maior feira nacional dedicada à educação, formação e empregabilidade que vai já na 16ª edição. Foram milhares os visitantes, especialmente estudantes, que estiveram entre 26 e 29 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Professor António Casimiro coordenador científico do curso e Professor Associado do Departamento de Informática de CIÊNCIAS

A sessão de abertura do Cybersecurity Executive Program aconteceu em CIÊNCIAS, no passado dia 27 de março, marcando o arranque da 4ª edição desta formação. O Cybersecurity Executive Program é uma iniciativa conjunta de CIÊNCIAS e da consultora Premivalor Consulting, que se destina a formar e sensibilizar decisores e executivos C-level, de organizações públicas, privadas, civis e do setor militar, para as questões da cibersegurança.

Carlos Corela na entrega do prémio.

A Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) atribuiu ao investigador Carlos Corela o Prémio de Carreira Técnica para a Geofísica. A entrega desta distinção decorreu durante o jantar de confraternização do 13.º Simpósio de Meteorologia e Geofísica, durante o qual o investigador foi homenageado.

Equipa do projeto MIMESIS

A Fundação Ana Mendonça (FAM) anunciou a doação de €25.000,00 ao projeto MIMESIS –Bioadesivos inspirados na natureza para aplicações biomédicas e biotecnológicas, coordenado por Romana Santos, professora da CIÊNCIAS e investigadora no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE ULisboa), nomeadamente no grupo de investigação em bioadesão e biomimética.

Sala com alunos e jornalistas do Portugal em Direto

Cerca de 250 pessoas participaram nas várias atividades realizadas no Dia Internacional da Matemática em CIÊNCIAS 2025, o Dia do Pi, comemorado a 14, 15 e 19 de março. Leia alguns testemunhos de quem participou e organizou as atividades.

Foto de peões a atravessar passadeira com a rua parcialmente inundade.

A 23 de março celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. A data tem como objetivo aumentar a consciencialização global para a importância da meteorologia na compreensão do clima e dos fenómenos meteorológicos, além de alertar para as alterações climáticas e os seus impactos no meio ambiente, na economia e na qualidade de vida.

Imagem artística do Telescópio Espacial Euclid no espaço

Com apenas 0,45% do rastreio da missão espacial completado, o consórcio Euclid revelou, no dia 19 de março, um grande número de resultados descritos em 34 artigos científicos.

Navio de perfuração Fugro Synergy em missão para o IODP no Golfo de Coríntia.

João C. Duarte, Coordenador do Doutoramento em Geologia em CIÊNCIAS e investigador no Instituto Dom Luiz, foi nomeado Delegado Suplementar de Portugal do ESSAC, o Comité Científico do ECORD - European Consortium for Ocean Research Drilling.

Futurália

A maior feira de educação e formação de Portugal volta à FIL nos dias 26 a 29 de março!

Alunos num laboratório

Cerca de 60 alunos do 10.º ano do King's College School Cascais, com idades entre os 14 e os 16 anos, visitaram a Faculdade no passado dia 13 de março, e ficaram a conhecer de forma mais aprofundada como funcionam as aulas dos cursos de Biologia, Bioquímica, Química e Química Tecnológica e que tipo de investigação aqui é feita. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou nesta iniciativa.

Páginas