Sessão de boas-vindas aos novos alunos 2019/2020

Grande Auditório (3.2.14), FCUL, Lisboa

Bem-vindos a Ciências!

Concluída a vossa matrícula/inscrição, não deixem de participar nas ações de acolhimento aos novos alunos preparadas pela Faculdade de Ciências.

Nesse sentido, destaca-se a Sessão de boas-vindas aos novos alunos, a decorrer pelas 10h30 do dia 16 de setembro, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências.

Programa: sessão de boas-vindas

Boas-vindas pelo Diretor de Ciências, Luís Carriço

Boas-vindas pela Associação dos Estudantes de Ciências, Eliezer Coutinho

Cheguei a Ciências - e agora?

Aprender/ensinar/investigar
O primeiro ano em Ciências - o que diz um estudante, Chloé Galipeau
Ensinar no primeiro ano - experiência de um Docente, Nuno Matela
Vamos investigar desde o início? Cristina Branquinho

Questões práticas
Serviços Informáticos, Susana Pereira
Gabinete de Organização Pedagógica, Rui Peixoto
Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade, Júlia Alves
Policia de Segurança Pública pela (PSP) - Agentes Tiago Mota e Pedro Castanheira

Informação sobre sessões de acolhimento dos Departamentos de Ciências

Atuação da VicenTuna

11h45 (hora prevista) - Fim da Sessão

Ver também: Despacho D/29/2019 - dispensa/suspensão de atividades entre as 10h00 e as 14h00 do dia 16 de setembro de 2019 (acesso ao documento mediante autenticação prévia).

Programa: manhã do dia 16 de setembro

Bancas de Núcleos de Alunos de Ciências ULisboa | Átrio do edifício C3 | 09h30-12h30

NFEF (Núcleo de Física e Engenharia Física)
NEG (Núcleo de Geologia)
CADI (Comissão de Alunos de Informática)
NEBFCUL (Núcleo de Biologia)
bioqUL (Núcleo de Bioquímica)
NE2B2 (Núcleo de Biomédica e Biofísica)
NEMMA (Núcleo de Matemática e Matemática Aplicada)
OutCiências (Núcleo LGBTQ+)
Circo Matemático
Oficina de Energias
VicenTuna
Horta FCUL

Programa: tarde do dia 16 de setembro

16h-20h - Convívio com Ciência by AEFCL | Jardim do C6

16h30 - Pint of Science | Conversa com dois investigadores de Ciências ULisboa em ambiente informal. Sobre a mesa estarão temas como a Sustentabilidade (Cristina Catita) e a Segurança Informática (Nuno Neves).

Programa: sessões de boas-vindas dos Departamentos

11h45 - Cursos de Matemática e Matemática Aplicada | 6.1.36
11h45 - Curso de Estatística Aplicada | 6.4.30
11h50 - Boas-vindas + Visita do Departamento de Geologia | 6.2.53
12h - Departamentos de Biologia Animal e Biologia Vegetal | 3.2.14
12h - Cursos do Departamento de Física | 3.2.13
13h30 - Departamento de Química e Bioquímica | 3.2.14
14h - Departamento de Informática | 8.2.30

12h30 - Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia | 8.2.30

Ver também:

05 de junho: uma data especial para Ciências ULisboa, pois o ambiente está no centro das preocupações da comunidade da nossa Escola.

Speaker: Lucio Boccardo (Università di Roma La Sapienza).

To get access to the password, please register on the website or contact one of the organizers.

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Apresentações de João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa).

The Sustainable Energy Week, organised by the European Commission each year in June, will be organised as an online event this year on 23 to 25 June, under the theme "Beyond the crisis: clean energy for green recovery and growth".

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

New date: September 14th-16th, 2020.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.