Opinião

Chegaram os futuros cientistas!

Ciências ULisboa: uma nova casa para centenas de alunos

Na sequência da 1.ª fase do CNA, Ciências ULisboa acolhe os cerca de 900 candidatos que conseguiram colocação nas 13 licenciaturas e três mestrados integrados desta faculdade

Montagem de ACI Ciências ULisboa
Pedro Almeida
Pedro Almeida
Fonte ACI Ciências ULisboa

Ciências ULisboa é uma escola multifacetada oferecendo possibilidades únicas de formação científica. Estas oportunidades suportam-se em áreas científicas fundamentais com enorme reconhecimento internacional (Física, Química, Bioquímica e Matemática), que sustentam um conjunto de áreas aplicadas, com objetivos tão diversos como o combate às alterações climáticas, a preservação da biodiversidade, a inovação em biomedicina ou o projeto de novos satélites, entre outros.

Em 2019 candidataram-se aos cursos de Ciências ULisboa 5184 alunos no âmbito da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior, tendo sido colocados 896 novos alunos, preenchendo a totalidade das vagas disponíveis nas 13 licenciaturas e nos três mestrados integrados desta faculdade para a 1.ª fase do CNA.

Apraz-nos imenso registar novamente que a generalidade dos cursos oferecidos pela Faculdade em 2019 se encontra uma vez mais no topo das escolhas do CNA.

Química é líder entre os cursos com esta designação e Biologia continua a ser o curso de referência a nível nacional, colocando o maior número de alunos nesta área. Em 90% dos cursos a nota mínima de entrada foi superior à registada em 2018 e em seis dos cursos oferecidos a nota máxima de entrada foi superior a 190,0. A nota média dos alunos que se candidataram a Ciências ULisboa em 2019 aumentou em 2,4 pontos tendo os cursos das áreas da Física e da Matemática registado as notas mínimas de entrada mais elevadas, registando um aumento significativo, da ordem dos dez pontos.

A Faculdade registou, portanto, uma procura a nível nacional por cada vez melhores alunos, que reconhecem a excelência do nosso ensino e valorizam, cada vez mais, a importância que damos a cada um deles, sem exceção.

Aos nossos novos alunos queremos desde já dizer o seguinte: O facto de terem escolhido Ciências ULisboa enche-nos de brio e nós queremos que se orgulhem de aqui estudarem. A nossa faculdade vai por isso colocar-vos no centro das suas preocupações, e procurará ajudar-vos a aprenderem de forma autónoma, estimulando a vossa curiosidade, reconhecendo o vosso mérito e colocando-se ao vosso dispor para ajudar em todas as dificuldades que possam vir a sentir.

Este domingo é por isso um dia que marcará para sempre as vidas de todos aqueles que escolheram Ciências ULisboa, (apesar de muitos ainda não o saberem!). Daqui em diante, todo um novo mundo de oportunidades passa a estar ao vosso alcance, numa casa que é a casa das ciências e que passa também a ser vossa. É verdade! Aqui, todos serão conhecidos pelo seu nome próprio! A partir de hoje, passa também a estar na vossa mão fazer com que a ciência e os seus princípios contribuam para uma sociedade mais esclarecida e justa. Na mão da Faculdade repousa a responsabilidade de vos ajudar a consegui-lo!

Nesta 1.ª fase do CNA, a nota máxima de candidatura em Ciências ULisboa foi de 198,5 correspondendo a um candidato colocado em Física.

Sessão de boas-vindas a 16 de setembro

No próximo dia 16 de setembro damos as boas-vindas aos caloiros de 2019/2020, tentando fazer com que se sintam desde logo parte de Ciências ULisboa. A sessão de boas-vindas, que tem tudo para ser animada, será complementada ao final da tarde pelo Pint of Science - com “artistas convidados” e um convívio organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade (AEFCL). Afinal de contas, e como nós, os mais velhos sabemos, estes são mesmo os melhores anos das nossas vidas!

Nesta segunda semana de setembro e enquanto decorrem as inscrições, sugiro aos novos alunos que consultem o Guia Académico de Ciências, entre outras informações úteis, e descubram tudo o que existe no nosso campus. Tomem nota das atividades desenvolvidas pela Faculdade, pela AEFCL e pelo Tec Labs – Centro de Inovação. Durante a vossa passagem pela Faculdade aproveitem o que se passa nos vários departamentos e centros de investigação, interajam com os colegas mais velhos, interroguem os professores e os investigadores. Ajudem a fazer de Ciências ULisboa um lugar onde tudo é possível, onde o conhecimento científico e a inovação apenas tem o limite do nosso empenho.

A Faculdade é uma entidade viva e já com mais de 100 anos de história! Todos os dias acontecem dezenas de coisas diferentes: experiências nunca antes realizadas, conferências com oradores de referência,  projetos e consórcios de investigação, artigos nas melhores revistas científicas do mundo,  startups e novas colaborações com empresas e entidades públicas. Devido a tudo isso, muitos dos professores, investigadores, alunos e ex-alunos (alumni) da nossa faculdade desempenham funções do mais alto relevo em organismos nacionais e internacionais. Convido-vos por isso também a seguirem as nossas histórias e a participarem ativamente nas redes sociais da Faculdade (Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Linkedin). Para além disto, visitando diariamente o site e subscrevendo a Newsletter de Ciências e as listas de divulgação, ficarão a conhecer tudo o que de relevante se passa, a cada dia, em Ciências ULisboa. É a vossa vez! Sejam bem-vindos!

Pedro Almeida, subdiretor de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt