European Mathematical Society

Portugal no mapa da Matemática europeia e mundial

Sala de reuniões com várias pessoas sentadas

A SPM foi a anfitriã da última reunião do comité executivo da EMS em 2022, que ocorreu pela primeira vez em Portugal

DCI Ciências ULisboa

“A EMS deve ser a voz da Matemática na Europa e garantir as melhores condições e oportunidades de financiamento para a investigação e para o ensino da Matemática.”
Jan-Philip Solovej

“Nos últimos anos, com todas as dificuldades, tornou-se cada vez mais claro para mim que a comunidade matemática é muito pequena e para evitar a redução a um nicho exótico, devemos trabalhar em conjunto”, escreve Volker Mehrmann, presidente cessante da European Mathematical Society (EMS), na última edição da EMS Magazine de 2022.

Volker Mehrmann esteve na Ciências ULisboa, em outubro de 2022, para participar na reunião do Comité Executivo da EMS, que pela primeira vez ocorreu em Portugal. A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) foi a anfitriã da última reunião do comité executivo da EMS em 2022, um encontro particularmente interessante, pois foi a última vez que Volker Mehrmann participou como presidente da EMS e a primeira do presidente eleito - Jan-Philip Solovej. Paralelamente, a agenda do encontro incluiu a abordagem de assuntos delicados face à guerra na Europa. Na reunião participaram dez elementos do comité executivo e alguns convidados. Fernando Pestana da Costa, diretor da EMS Magazine e vice-presidente da SPM, também esteve presente. Luís Carriço, diretor da Faculdade, deu as boas-vindas aos matemáticos.

Duas pessoas numa mesa
Jorge Buescu e Volker Mehrmann
Fonte DCI Ciências ULisboa

O comité executivo da EMS reúne duas vezes por ano, na primavera e no outono. A primeira reunião de 2023 ocorreu em Copenhaga, em março; a próxima poderá ocorrer em Praga, Helsínquia ou poderá ser exclusivamente online, devido ao esforço que a EMS está a fazer para a sustentabilidade ambiental das suas atividades. Os objetivos destas reuniões são os de coordenar a intervenção da EMS em todas as questões relativas à Matemática na Europa.

“Trazer para Portugal este evento é um reflexo desse envolvimento, e realizá-lo na Faculdade é um motivo de prestígio.”
Jorge Buescu

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática da Ciências ULisboa e vice-presidente da EMS, participa nestas reuniões desde 2018. “A comunidade matemática portuguesa orgulha-se de, ao longo das últimas décadas, ter colocado com cada vez maior intensidade e reconhecimento Portugal no mapa da Matemática europeia e mundial”, diz Jorge Buescu, acrescentando que “trazer para Portugal este evento é um reflexo desse envolvimento, e realizá-lo na Faculdade é um motivo de prestígio”.

Para Jan-Philip Solovej, “a EMS deve ser a voz da Matemática na Europa e garantir as melhores condições e oportunidades de financiamento para a investigação e para o ensino da Matemática”.

Pessoa sentada junto a mesa
Para Jan-Philip Solovej a ciência aberta é extremamente importante 
Fonte DCI Ciências ULisboa

Na primeira mensagem enquanto presidente da EMS, publicada na primeira edição da EMS Magazine de 2023, Jan Philip Solovej, menciona ainda que “um dos papéis mais importantes que uma sociedade como a EMS tem é divulgar a investigação de forma transparente e aberta, pelo que a EMS deve estar ativamente envolvida no apoio à ciência aberta e na garantia de que a Matemática tem um papel nas iniciativas de ciência aberta”. A EMS Press continua a optar pelo Subscribe to Open (S2O). “Ao longo dos anos, tenho estado muito envolvido na discussão sobre o acesso aberto na Europa. O acesso aberto a publicações e a ciência aberta em geral são extremamente importantes”, conclui.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Cientista Ana Russo Regressa à Escola

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Inês Ventura

Inês Ventura, a desenvolver o seu doutoramento no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa alcança a 260ª posição no QS World University Rankings (SUR) 2025, tornando-se na universidade portuguesa mais bem classificada neste ranking.

Signatários do acordo

Dia 5 de junho foi assinado o acordo para a construção do espectrógrafo ANDES (ArmazoNes high Dispersion Echelle Spectrograph – Espectrógrafo Echelle de alta dispersão do Armazones), entre o Observatório Europeu do Sul (

 Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, e David Gonçalves, Dean do Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ) assinam acordo sentados a uma mesa

CIÊNCIAS assinou no dia 5 de junho um acordo de cooperação com o Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ), com vista à cooperação científica em várias áreas de interesse comum.

Equipa do projeto 'Ciências em Harmonia'

Esta terça-feira, 28 de maio, o projeto ‘Ciências em Harmonia’ assinalou o seu primeiro ano de atividades: um marco comemorado com um convívio informal com a comunidade, que

António Branco

António Branco, docente do Departamento de Informática de CIÊNCIAS, foi um dos oradores convidados da conferência que

Sabemos que no futuro um sismo de magnitude significativa voltará a atingir Lisboa. Não sabemos é quando. E se o pudéssemos prever? E se existisse uma probabilidade forte de ser já em 2027?

Ana Santos, finalista 3MT ULisboa

Ao longo dos próximos dias, daremos a conhecer os quatro finalistas de CIÊNCIAS que irão participar na final da competição

Painel e sessão de Perguntas & Respostas | Estreia de documentário

Perto de 120 pessoas assistiram este sábado, 25 de maio, à estreia do documentário ‘O que se esconde na luz? A ciência da missão espacial Euclid’, produzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Investigadores do Instituto Dom Luiz, de CIÊNCIAS, instalaram um sismómetro na Escola Básica Professor Delfim Santos, que se encontra a menos de um quilómetro do Estádio da Luz, em Lisboa, onde vão ter lugar os concertos.

Banner Bênção de Finalistas & Queima das Fitas 2024

Este fim de semana a Alameda da Universidade de Lisboa vai voltar a encher-se de finalistas de CIÊNCIAS e de tantas outras faculdades e universidades. A cerimónia de Bênção de Finalistas decorre amanhã dia 25 de maio, a partir das 11h30.

 

3MT ULisboa 2024

Quatro dos doze finalistas da competição ‘Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa’ são de CIÊNCIAS.

Pinguins-de-adélia

Num artigo agora publicado na Science, investigadores de instituições de renome a nível mundial propõem uma estratégia para envolver todas as partes interessadas na governança do Oceano Antártico através de um processo de ordenamento do espaço marinho (OEM) inteligente do ponto de vista climático.

Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Páginas