European Mathematical Society

Portugal no mapa da Matemática europeia e mundial

Sala de reuniões com várias pessoas sentadas

A SPM foi a anfitriã da última reunião do comité executivo da EMS em 2022, que ocorreu pela primeira vez em Portugal

DCI Ciências ULisboa

“A EMS deve ser a voz da Matemática na Europa e garantir as melhores condições e oportunidades de financiamento para a investigação e para o ensino da Matemática.”
Jan-Philip Solovej

“Nos últimos anos, com todas as dificuldades, tornou-se cada vez mais claro para mim que a comunidade matemática é muito pequena e para evitar a redução a um nicho exótico, devemos trabalhar em conjunto”, escreve Volker Mehrmann, presidente cessante da European Mathematical Society (EMS), na última edição da EMS Magazine de 2022.

Volker Mehrmann esteve na Ciências ULisboa, em outubro de 2022, para participar na reunião do Comité Executivo da EMS, que pela primeira vez ocorreu em Portugal. A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) foi a anfitriã da última reunião do comité executivo da EMS em 2022, um encontro particularmente interessante, pois foi a última vez que Volker Mehrmann participou como presidente da EMS e a primeira do presidente eleito - Jan-Philip Solovej. Paralelamente, a agenda do encontro incluiu a abordagem de assuntos delicados face à guerra na Europa. Na reunião participaram dez elementos do comité executivo e alguns convidados. Fernando Pestana da Costa, diretor da EMS Magazine e vice-presidente da SPM, também esteve presente. Luís Carriço, diretor da Faculdade, deu as boas-vindas aos matemáticos.

Duas pessoas numa mesa
Jorge Buescu e Volker Mehrmann
Fonte DCI Ciências ULisboa

O comité executivo da EMS reúne duas vezes por ano, na primavera e no outono. A primeira reunião de 2023 ocorreu em Copenhaga, em março; a próxima poderá ocorrer em Praga, Helsínquia ou poderá ser exclusivamente online, devido ao esforço que a EMS está a fazer para a sustentabilidade ambiental das suas atividades. Os objetivos destas reuniões são os de coordenar a intervenção da EMS em todas as questões relativas à Matemática na Europa.

“Trazer para Portugal este evento é um reflexo desse envolvimento, e realizá-lo na Faculdade é um motivo de prestígio.”
Jorge Buescu

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática da Ciências ULisboa e vice-presidente da EMS, participa nestas reuniões desde 2018. “A comunidade matemática portuguesa orgulha-se de, ao longo das últimas décadas, ter colocado com cada vez maior intensidade e reconhecimento Portugal no mapa da Matemática europeia e mundial”, diz Jorge Buescu, acrescentando que “trazer para Portugal este evento é um reflexo desse envolvimento, e realizá-lo na Faculdade é um motivo de prestígio”.

Para Jan-Philip Solovej, “a EMS deve ser a voz da Matemática na Europa e garantir as melhores condições e oportunidades de financiamento para a investigação e para o ensino da Matemática”.

Pessoa sentada junto a mesa
Para Jan-Philip Solovej a ciência aberta é extremamente importante 
Fonte DCI Ciências ULisboa

Na primeira mensagem enquanto presidente da EMS, publicada na primeira edição da EMS Magazine de 2023, Jan Philip Solovej, menciona ainda que “um dos papéis mais importantes que uma sociedade como a EMS tem é divulgar a investigação de forma transparente e aberta, pelo que a EMS deve estar ativamente envolvida no apoio à ciência aberta e na garantia de que a Matemática tem um papel nas iniciativas de ciência aberta”. A EMS Press continua a optar pelo Subscribe to Open (S2O). “Ao longo dos anos, tenho estado muito envolvido na discussão sobre o acesso aberto na Europa. O acesso aberto a publicações e a ciência aberta em geral são extremamente importantes”, conclui.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt