4.ª edição do Workshop de Otimização Combinatória acontece este mês

imagem com linhas e ligações luminosas

A 4.ª edição do workshop terá lugar no próximo dia 8 de maio

CMAFcIO

O Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFcIO) em conjunto com o Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) tem vindo a organizar a série "Workshop on Combinatorial Optimization". A 4.ª edição do evento terá lugar no próximo dia 8 de maio, em formato online.

A 1.ª edição decorreu a 10 de dezembro de 2021 e contou com 37 participantes, tendo-se seguido a 2.ª e 3.ª edições, respetivamente, a 11 de março de 2022, com 47 participantes, e a 4 de junho de 2022 com 53 participantes, incluindo participantes estrangeiros.

O sucesso destas três edições motivou a adesão do Centro de Matemática Aplicada à Previsão Económica (CEMAPRE) na organização da continuação desta série de eventos, incluindo para já a 4.ª edição, a ter lugar este mês, e a 5.ª edição, a realizar no dia 6 de junho de 2023.

 O objetivo destes eventos consiste em juntar especialistas de diversos países na área da Otimização Combinatória, incluindo membros do CMAFcIO, para apresentarem e/ou discutirem trabalhos de investigação recentes. Nas anteriores edições, participaram especialistas em problemas de rotas, localização, gestão florestal, gestão portuária, gestão de armazenamento, gestão de resíduos, gestão hospitalar e variantes do problema clássico do caixeiro viajante.

CMAFcIO
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Gerhard Dorn, investigador da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa

Edifício C5

Número de investigadores citados voltou a aumentar em 2024

Páginas